ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura de Remígio - PB (Prefeitura Municipal de Remígio) - Professor - Geografia - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2017


Questão:

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

Resposta errada
a) V, F, V, V, F.
Resposta correta
b) V, F, F, V, V.
Resposta errada
c) F, V, F, V, V.
Resposta errada
d) F, F, V, V, F.
Resposta errada
e) F, V, V, F, V.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.