ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Professor - Geografia - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017


Questão:

Na perspectiva do texto apresentado, a Geografia Crítica adota o método

Resposta errada
a) teorético quantitativo, defendido pelos geógrafos Christofoletti e Bertrand, fundamentado no uso de técnicas matemáticas, no desenvolvimento de teorias sistêmicas, no maior rigor na aplicação da metodologia científica, no uso de modelos e, notadamente, na abordagem crítica.
Resposta correta
b) dialético, a partir da teoria de Marx e Engels, que se faz por meio da análise das contradições da realidade material, que é espacial e temporal, sem desconsiderar a diversidade das representações, dos autores e das ideias, bem como a busca da transformação social.
Resposta errada
c) neopositivista, criado pelos filósofos Bertrand Russel e Ludwig Wittgenstein, que renovou os estudos da Geografia como um todo, lançando as bases para uma reflexão que buscasse conjugar tanto a sociedade quanto a natureza em uma análise mais integrada e apreender a complexidade do real por meio das novas tecnologias.
Resposta errada
d) fenomenológico, desenvolvido pelos filósofos Sartre e Merleau-Ponty, de ampla utilização nos estudos da Geografia Crítica e que preceitua que o modo de produção da vida material condiciona-o processo da vida social e política.
Resposta errada
e) regional, defendido pelos geógrafos Yves Lacoste e Pierre George, que, por meio do estudo das regiões ao redor do mundo, busca compreender e definir as características únicas de uma região em particular, com base na análise crítica de elementos naturais e humanos.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.