ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Ciências Sociais - Sociologia - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017


Questão:

A partir das ideias apresentadas no trecho, avalie as afirmações a seguir, relativas ao pensamento de Giddens sobre as sociedades contemporâneas e o conceito de modernidade.

I. Giddens defende que os tempos atuais não podem ser considerados como "pós-modernos", mas como um período no qual as consequências da modernidade têm se tornado mais radicalizadas e universalizadas.

II. Segundo o autor, a modernidade caracteriza-se pela relação de proximidade e unicidade entre tempo e espaço, que possibilita a reprodução, em caráter global, de fórmulas para medição do tempo e registro do espaço geográfico.

III. De acordo com Giddens, para a melhor compreensão das características da contemporaneidade, é preciso perceber a modernidade no seu caráter contínuo e uniforme, buscando-se o que há de comum e homogêneo em seu processo de consolidação.

IV. Esse autor afirma que a modernidade caracteriza-se pela constante reflexão sobre as práticas sociais, examinadas e reformadas à luz de informação renovada, o que altera seu caráter, em um processo que ele chama de reflexividade.

É correto apenas o que se afirma em

Resposta errada
a) I e II.
Resposta correta
b) I e IV.
Resposta errada
c) II e III.
Resposta errada
d) I,III e IV.
Resposta errada
e) II,III e IV.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.