ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / IABAS-RJ (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde) - Assistente Social - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2017


Texto I

Questão:

O tempo da narrativa é estabelecido pelo uso de tempos verbais. Sobre eles só é correto afirmar que:

Resposta errada
a) o uso do pretérito perfeito no terceiro parágrafo, ASSISTIRAM, exprime uma ação ou um estado considerado em sua concretude, caracterizando o momento idêntico ao do agora, presente no início e no fim do texto.
Resposta errada
b) através da análise do texto, pode-se depreender que os tempos verbais não recebem distinção específica no trato da sintaxe dos verbos.
Resposta errada
c) o uso do gerúndio em “Estou carregando quase uma biblioteca de documentos” tem como principal valor designar um fato passado, mas não concluído, pois transmite ideia de continuidade.
Resposta correta
d) o predomínio do presente do indicativo, no primeiro parágrafo, instaura um agora, ligado ao presente momentâneo da narrativa objetivando a realidade através do uso do perfeito do indicativo.
Resposta errada
e) as formas verbais “conversarem e se conhecerem”, no segundo parágrafo, apresentam como valor normal uma ação que ocorreu antes de outra ação passada e indicam, no contexto, uma finalidade.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.