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Comentários / Copergás - PE (Companhia Pernambucana de Gás - COPERGÁS) - Analista de Tecnologia da Informação - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2016


Texto II

Atenção: As questões de números 7 a 14 referem-se ao texto seguinte.

A música relativa

Parece existir uma série enorme de mal-entendidos em torno do lugar-comum que afirma ser a música uma linguagem

universal, passível de ser compreendida por todos. ?Fenômeno universal" ? está claro que sim; mas ?linguagem universal" ? até que

ponto?

Ao que tudo indica, todos os povos do planeta desenvolvem manifestações sonoras. Falo tanto dos povos que ainda se

encontram em estágio dito ?primitivo" ? entre os quais ela continua a fazer parte da magia ? como das civilizações tecnicamente

desenvolvidas, nas quais a música chega até mesmo a possuir valor de mercadoria, a propiciar lucro, a se propagar em escala

industrial, transformando-se em um novo fetiche.

Contudo, se essa tendência a expressar-se através de sons dá mostras de ser algo inerente ao ser humano, ela se concretiza

de maneira tão diferente em cada comunidade, dá-se de forma tão particular em cada cultura que é muito difícil acreditar que cada

uma de suas manifestações possua um sentido universal. Talvez seja melhor dizer que a linguagem musical só existe concretizada

por meio de ?línguas" particulares ou de ?falas" determinadas; e que essas manifestações podem até, em parte, ser compreendidas,

mas nunca vivenciadas em alguns de seus elementos de base por aqueles que não pertençam à cultura que as gerou.

(Adaptado de: MORAES, J. Jota de. O que é música. São Paulo: Brasiliense, 2001, p.12-14)

Questão:

Quanto ao alcance da música entre os diferentes povos, o autor do texto,

Resposta errada
a) referendando o que diz o senso comum, afirma ser um fenômeno de linguagem estritamente nacional.
Resposta errada
b) divergindo do senso comum, pretende que ela seja universal apenas quando entendida como linguagem.
Resposta correta
c) relativizando o que afirma o senso comum, propõe que ela se traduza sobretudo em vivências particulares.
Resposta errada
d) apoiando-se no que dizem os críticos de arte, argumenta em favor da universalidade das peças musicais.
Resposta errada
e) indo de encontro ao que propõe o público em geral, considera que só a música de qualidade seja universal.

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