ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Enfermeiro - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016


Questão:

O termo conflito aparece na literatura acadêmica brasileira, geralmente, em estudos que envolvem relacionamento interpessoal, liderança e comunicação, sendo poucos os que apresentam propostas para o gerenciamento de conflitos.

Considerando o posicionamento do enfermeiro em situações de conflito, avalie as afirmações a seguir.

I. No cotidiano de enfermeiros gerentes, o trabalho é constituído de relações múltiplas interativas: fazer, pensar, cuidar, educar, gerenciar, investigar, ou seja, uma prática integrativa, que requer também tomadas de decisão.

II. Para a redução de conflito, é necessário que o líder de um grupo ouça ativamente e esteja atento para o conteúdo da fala dos demais membros, para os sentimentos expressos e para a relação entre a comunicação verbal e a não verbal; entre as táticas para lidar com conflitos, destacam-se a comunicação assertiva, a negociação, a acomodação, o compromisso, a competição e a colaboração.

III. À frente da gerência da assistência de enfermagem, o enfermeiro deve ser capaz de identificar, analisar e conduzir os conflitos no trabalho de forma individualizada, sem que estes interfiram no serviço prestado por ele e pelos demais envolvidos.

IV. As principais dificuldades que os enfermeiros gerentes enfrentam no que diz respeito à resolução de conflitos justificam-se tanto pela escassez de produção científica sobre o tema, quanto pela difícil identificação de um perfil alternativo de enfermeiro gerente em relação ao modelo autoritário.

V. A gestão de conflitos junto à equipe de enfermagem deve ser confiada a um profissional especializado, haja vista o árduo trabalho na enfermagem, não fazendo a gestão de conflitos parte das atividades do enfermeiro gestor.

É correto apenas o que se afirma em

Resposta errada
a) I, II e III.
Resposta correta
b) I, II e IV.
Resposta errada
c) I, III e V.
Resposta errada
d) II,IV e V.
Resposta errada
e) III,IV e V.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.