ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Enfermeiro - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016


Questão:

Um homem com 67 anos de idade, com hiperplasia prostática benigna (HPB) é acompanhado pela equipe de um hospital-escola. O paciente utiliza sonda vesical de demora (SVD) há seis meses, tendo recebido orientações a respeito dos cuidados necessários. Apresentou duas vezes infecção urinária (no 1º e no 5º mês de uso da sonda), ocasionada pelo mesmo agente etiológico e tratada em domicílio. Há três dias, foi internado no hospital-escola e submetido a prostatectomia radical. No 2º dia de pós-operatório foi constatado aumento da temperatura corporal, com temperatura axilar de 38,5 °C, além de turvação da urina.

O aparecimento dos sinais flogísticos sugere a presença de infecção

Resposta errada
a) cruzada, visto que o quadro atual, associado à complicação das infecções anteriores, apenas se manifestou após a admissão hospitalar.
Resposta errada
b) comunitária, dado o quadro de infecção anterior e a impossibilidade de relacioná-la a qualquer procedimento realizado no hospital-escola.
Resposta errada
c) comunitária, já que os sinais flogísticos apareceram durante a internação do paciente, enquanto recebia cuidados exclusivos dos profissionais do hospital-escola.
Resposta errada
d) hospitalar, dado o aparecimento dos sinais flogísticos após 48 horas de internação, e, possivelmente, está relacionada ao tratamento domiciliar das primeiras infecções.
Resposta correta
e) hospitalar, visto que os sinais flogísticos apareceram nas primeiras 72 horas de internação, associados a procedimentos realizados após a admissão hospitalar.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.