ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Assistente Social - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016


Questão:

No que se refere ao desenvolvimento de políticas sociais focalizadas na perspectiva neoliberal, avalie as afirmações a seguir.

I. As políticas sociais focalizadas são consideradas as mais eficientes e adequadas para a concepção da política econômica neoliberal por terem como alvo as famílias e os indivíduos mais pobres.

II. A focalização de políticas sociais é uma forma ideológica pela qual o sistema capitalista vem desenvolvendo estratégias importantes na busca da universalização de direitos sociais no campo da previdência social.

III. A focalização de políticas sociais divide os trabalhadores em diferentes categorias (miseráveis, pobres) e estimula a disputa no âmbito interno da classe trabalhadora para a entrada nos programas de transferência de renda.

IV. As políticas sociais focalizadas transformam o cidadão portador de direitos em cidadãos carentes, pobres e tutelados, por meio da transferência direta de renda cujos critérios de elegibilidade de seus beneficiários baseiam-se na carência.

É correto apenas o que se afirma em

Resposta errada
a) I e IV.
Resposta errada
b) II e III.
Resposta errada
c) II e IV.
Resposta errada
d) I, II e III.
Resposta correta
e) I,III e IV.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.