ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TRT - 4.ª Região - Técnico Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva


Dicionário de comunicação

I - Errata

• (ed, dc) 1. Lista de retificação de erros que saíram impressos em uma publicação. A errata é geralmente impressa em página separada (colada no início ou no fim do exemplar, ou simplesmente encartada solta) e em papel diferente do que foi usado na publicação. Traz a indicação de erros, o número das páginas onde se encontram e as formas corrigidas. Alguns profissionais distinguem errata de corrigenda: este último termo, no caso, é aplicado para erros redacionais ou de conteúdo, ao passo que errata diz respeito principalmente a erros de composição ou de montagem, que escaparam aos revisores e saíram impressos na publicação. 2. Cada um dos erros relacionados nessa lista.

(Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa. Dicionário de comunicação. 2. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001, p. 276)

II O dicionário de onde foi extraído o verbete acima contém uma página com o título CONVENÇÕES UTILIZADAS NESTA OBRA, e nela se lê:

1. Áreas e acepções

Este dicionário inclui definições em 23 áreas, indicadas da seguinte forma:

• (av) recursos audiovisuais

• (cn) cinema

• (co) teoria da comunicação

• (dc) documentação

• (ed) editoração, artes gráficas

etc.

Questão:

Considerado I, é correto afirmar:

Resposta correta
a)

Os parênteses em (colada no início [...] solta) podem ser substituídos por travessões sem prejuízo do sentido e da correção originais.

Resposta errada
b)

A substituição de ao passo que por “"conforme"” mantém o sentido e a correção originais.

Resposta errada
c)

Tanto em (colada no início ou no fim do exemplar, ou simplesmente encartada solta), quanto em errata diz respeito principalmente a erros de composição ou de montagem, ou estabelece relação de exclusão entre os elementos associados.

Resposta errada
d)

A expressão diz respeito está também empregada em conformidade com o padrão culto escrito em “As manchetes desse jornal de hoje diz respeito sobretudo às enchentes que ocorrem no país”.

Resposta errada
e)

Se o que consta no segmento 2 fosse empregado na frase “Cada um dos erros relacionados nessa lista receberam a devida correção”, a concordância com o padrão culto escrito estaria assegurada.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.