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Comentários / Ministério Público da União - Analista MPU - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2007 - Prova Objetiva


O avesso da liberdade

1.     Os mitólogos costumam chamar de imagens de
        mundo certas estruturas simbólicas pelas quais, em todas
        as épocas, as diferentes sociedades humanas fundamentaram,
        tanto coletiva quanto individualmente, a experiência
5.     do existir. Ao longo da história, essas constelações de
        idéias foram geradas quer pelas tradições étnicas, locais,
        de cada povo, quer pelos grandes sistemas religiosos. No
        Ocidente, contudo, desde os últimos três séculos uma
        outra prática de pensamento veio se acrescentar a estes
10.  modos tradicionais na função de elaborar as bases de
        nossas experiências concretas de vida: a ciência. Com
        efeito, a partir da revolução científica do Renascimento as
        ciências naturais passaram a contribuir de modo cada vez
        mais decisivo para a formulação das categorias que a
15.  cultura ocidental empregará para compreender a realidade
        e agir sobre ela.
        Mas os saberes científicos têm uma característica
        inescapável: os enunciados que produzem são necessariamente
        provisórios, estão sempre sujeitos à superação e à
20.  renovação. Outros exercícios do espírito humano, como a
        cogitação filosófica, a inspiração poética ou a exaltação
        mística poderão talvez aspirar a pronunciar verdades
        últimas; as ciências só podem pretender formular verdades
        transitórias, sempre inacabadas. Ernesto Sábato assinala
25.  com precisão que todas as vezes que se pretendeu elevar
        um enunciado científico à condição de dogma, de verdade
        final e cabal, um pouco mais à frente a própria
        continuidade da aplicação do método científico invariavelmente
        acabou por demonstrar que tal dogma não passava
30.  senão... de um equívoco. Não há exemplo melhor deste
        tipo de superstição que o estatuto da noção de raça no
        nazismo.

 

(Luiz Alberto Oliveira. “Valores deslizantes: esboço de um ensaio
sobre técnica e poder”, In O avesso da liberdade. Adauto
Novaes (Org). São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 191)

Questão:

Ernesto Sábato assinala com precisão que todas as vezes que se pretendeu elevar um enunciado científico à condição de dogma, de verdade final e cabal, um pouco mais à frente a própria continuidade da aplicação do método científico invariavelmente acabou por demonstrar que tal dogma não passava senão... de um equívoco.

O adequado entendimento daquilo que assinala Ernesto Sábato está expresso, de forma clara e correta, em:

Resposta errada
a)

É perfeito o entendimento de dogma como verdade acabada, mas tem um desvio quando a ciência prova que o enunciado está ultrapassado, anulando o dogma equivocado, o que ocorreu em todas as vezes.

Resposta correta
b)

Sempre que se tentou eternizar uma formulação científica, a ciência, ela mesma, desautorizou a pretensão, quando, por seus próprios instrumentos, desvelou a imperfeição daquele saber.

Resposta errada
c)

Verdades finais e acabadas, verdadeiros dogmas, sempre existiram, mas, sendo do universo científico, a própria ciência se incumbiu de dar continuidade, tornando obsoleto o método.

Resposta errada
d)

Muitas vezes houve tentativa de construir dogmas, mas se revelou impossível, porque a ciência, desenvolvendo, provou mais para frente que o enunciado científico não tinha fundamento real.

Resposta errada
e)

É frequente ver o que a continuidade faz, pois a ciência, responsável pelo método, mostra o erro dos dogmas que, antes precisos, acabam invariavelmente provocando equívocos, como universalmente demonstrado.

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