ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manutenção - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva


Primeiras estórias

Primeiras estórias é, certamente, o melhor livro para começar a entender Guimarães Rosa. Com uma variedade de temas e situações onde se encontram exemplares de vários tipos de conto − do fantástico ao anedótico, passando pelo psicológico, o autobiográfico e o satírico − Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio com uma estrutura mais assimilável pelo leitor, em consequência do próprio gênero conto. O tratamento que é dado aos temas também é diversificado: ora patético, ora jocoso, ora sarcástico, lírico, erudito e popular.

A maioria dos contos desenrola-se numa região não especificada, mas reconhecível como a das obras anteriores, embora seu cenário seja apenas esboçado. E isso porque, como há um estilo Guimarães Rosa, há também um mundo, um universo Guimarães Rosa perfeitamente identificável, no sentido de que sua obra criou um âmbito próprio, um espaço geográfico e temporal que não se demarca por latitudes e longitudes, nem pelo calendário. É o espaço que circunscreve seus míticos personagens, e tão amplo como aquele outro, o mundo real, de cujos habitantes esses personagens são outras tantas facetas.

(Adaptado do texto de apresentação de Primeiras estórias,
de Guimarães Rosa, retirado da quarta capa da 26.ª edição
- Ed. Nova Fronteira)

Questão:

De acordo com o texto, é correto afirmar:

Resposta errada
a)

Ao qualificar de míticos os personagens do livro, o autor sugere não terem eles qualquer vínculo com as pessoas que de fato existem.

Resposta errada
b)

Primeiras estórias é considerado pelo autor do texto como o melhor dos livros publicados por Guimarães Rosa.

Resposta correta
c)

A diversidade presente em Primeiras estórias não se restringe à temática, mas se estende à composição dos próprios contos.

Resposta errada
d)

Ainda que não tragam uma precisa demarcação geográfica - latitudes e longitudes -, todos os contos do livro se passam em torno da cidade onde nasceu Guimarães Rosa.

Resposta errada
e)

A linguagem de Primeiras estórias é mais intrincada do que aquela utilizada nos outros livros de Guimarães Rosa.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.