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Comentários / INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manutenção - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva


Ponto de Fuga

Ingres é o mais contraditório dos pintores. Defendia valores eternos, imutáveis e, num certo sentido, retrógrados. Mas, de maneira involuntária, perverteu os princípios clássicos que proclamava e foi essencial para artistas da modernidade, como Picasso ou Matisse. Quando houve, em 1911, uma exposição de Ingres em Paris, Degas prestou-lhe uma homenagem única: já velho e cego, foi, ainda assim, para pelo menos passar a mão sobre a superfície das telas do grande mestre.

Ingres concedia tanta intensidade formal ao estampado de um vestido, a um leque ou a um vaso, quanto aos braços, às espáduas, aos rostos. Nessa ausência de hierarquia, nesse universo de eternidades estáticas e objetivadas, instala-se o descompasso, o bizarro, o desconforto para o olhar. Não há pintor tão enigmático quanto esse mestre, que se queria conservador, claro e clássico.

(Adaptado de Jorge Coli. Ponto de Fuga, Um estranho mestre.
São Paulo, Perspectiva, 2004, p. 189)

Questão:

... os princípios clássicos que proclamava ...

O verbo que se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima está em:

Resposta errada
a)

Não há pintor tão enigmático ...

Resposta errada
b)

... foi essencial para artistas ...

Resposta correta
c)

Defendia valores eternos ...

Resposta errada
d)

... pelo menos passar a mão sobre ...

Resposta errada
e)

Quando houve, em 1911 ...

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