ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo - Contador - CESPE - UnB - 2010 - Prova Objetiva


Mitos e Verdades sobre as Doenças Crônicas

No próximo mês de dezembro, as Américas contabilizarão a ocorrência de 21 milhões de mortes na primeira década do século XXI por doenças crônicas. No mundo inteiro, a hipertensão, o diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), as doenças cardíacas e os cânceres já são responsáveis por dois terços de todas as mortes que ocorrem, com algum impacto sobre os sistemas de saúde e sobre as sociedades. Alguns mitos sobre as doenças crônicas distorcem a percepção social da sua gravidade e retardam o fortalecimento de programas abrangentes, integrados por medidas preventivas e de ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno. O primeiro mito é o de que as doenças crônicas matam pessoas que já são muito idosas. É falsa a ideia de que as mortes por doenças crônicas são sempre o desfecho natural de uma longa vida, especialmente nos países em desenvolvimento. Outro mito sobre essas doenças é o de que não temos como preveni-las, já que não existem vacinas. Ao contrário, ações de promoção da saúde, de redução dos fatores de risco e de aumento da cobertura do diagnóstico precoce são capazes de prevenir a ocorrência e a mortalidade por várias doenças crônicas. O terceiro mito é o de que as doenças crônicas são doenças de ricos, e, por isso, os países em desenvolvimento e os pobres ainda não precisam se preocupar com elas. Os fatos apontam para outra direção. Os países de média e baixa renda respondem por 80% de todas as mortes registradas no mundo por doenças crônicas e apresentam tendência crescente. A explicação não é difícil. Os principais fatores de risco para doenças crônicas, como o tabagismo, a obesidade, o consumo deficiente de frutas e verduras e o sedentarismo, mostram tendência de crescimento nos mais pobres e menos educados. O diagnóstico precoce também é menos frequente entre os mais pobres, que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Jarbas Barbosa da Silva Jr. Mitos e verdades sobre as doenças crônicas.In: Folha de S.Paulo, 25/4/2010, p. A3 (com adaptações)

Questão:

Em relação às ideias expressas no texto, assinale a opção correta:

Resposta errada
a)

Ao se encerrar a primeira década do século XXI, as Américas estarão à frente da Europa no número de mortes por doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, AVC, doenças cardíacas e cânceres.

Resposta errada
b)

Um terço de todas as mortes que ocorrem no mundo poderia ser evitado com ações preventivas de baixo impacto nos orçamentos públicos da área de saúde.

Resposta correta
c)

Se não houvesse alguns mitos em relação às doenças crônicas, como os mencionados pelo autor, seria mais fácil antecipar medidas capazes de prevenir, diagnosticar e tratar adequadamente tais doenças.

Resposta errada
d)

Dos mitos relativos às doenças crônicas, o mais difícil de ser erradicado é o que relaciona tais doenças com a longevidade.

Resposta errada
e)

Os países mais afetados pelas doenças crônicas, que correspondem aos países ricos, possuem população muito idosa, a qual apresenta natural vulnerabilidade a enfermidades.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.