ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo - Contador - CESPE - UnB - 2010 - Prova Objetiva


Mitos e Verdades sobre as Doenças Crônicas

No próximo mês de dezembro, as Américas contabilizarão a ocorrência de 21 milhões de mortes na primeira década do século XXI por doenças crônicas. No mundo inteiro, a hipertensão, o diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), as doenças cardíacas e os cânceres já são responsáveis por dois terços de todas as mortes que ocorrem, com algum impacto sobre os sistemas de saúde e sobre as sociedades. Alguns mitos sobre as doenças crônicas distorcem a percepção social da sua gravidade e retardam o fortalecimento de programas abrangentes, integrados por medidas preventivas e de ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno. O primeiro mito é o de que as doenças crônicas matam pessoas que já são muito idosas. É falsa a ideia de que as mortes por doenças crônicas são sempre o desfecho natural de uma longa vida, especialmente nos países em desenvolvimento. Outro mito sobre essas doenças é o de que não temos como preveni-las, já que não existem vacinas. Ao contrário, ações de promoção da saúde, de redução dos fatores de risco e de aumento da cobertura do diagnóstico precoce são capazes de prevenir a ocorrência e a mortalidade por várias doenças crônicas. O terceiro mito é o de que as doenças crônicas são doenças de ricos, e, por isso, os países em desenvolvimento e os pobres ainda não precisam se preocupar com elas. Os fatos apontam para outra direção. Os países de média e baixa renda respondem por 80% de todas as mortes registradas no mundo por doenças crônicas e apresentam tendência crescente. A explicação não é difícil. Os principais fatores de risco para doenças crônicas, como o tabagismo, a obesidade, o consumo deficiente de frutas e verduras e o sedentarismo, mostram tendência de crescimento nos mais pobres e menos educados. O diagnóstico precoce também é menos frequente entre os mais pobres, que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Jarbas Barbosa da Silva Jr. Mitos e verdades sobre as doenças crônicas.In: Folha de S.Paulo, 25/4/2010, p. A3 (com adaptações)

Questão:

Considere que se vai acrescentar ao texto um décimo e último parágrafo, que começa com “Diante desse cenário,”. Assinale a opção que contém o trecho que dá seguimento correto a tal parágrafo, respeitadas a coesão sintática e a coerência geral das ideias do texto:

Resposta errada
a)

...tão desfavorável para a população mais pobre dos países em desenvolvimento, que sofre com a falta de acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças crônicas.

Resposta correta
b)

...urge implementar ações de promoção da saúde e de redução dos fatores de risco para evitar que aumentem as doenças crônicas, principalmente entre as populações mais vulneráveis.

Resposta errada
c)

...evitar-se-iam milhões de mortes no mundo no final da primeira década deste novo século, por várias doenças crônicas, com o avanço futuro da medicina.

Resposta errada
d)

...é preciso romper o círculo vicioso da doença, disponibilizando à população mais idosa, a maior vítima, vacinação em massa em todo o mundo contra as doenças crônicas.

Resposta errada
e)

..os governos da América Latina, com tantos pobres adoecendo por doenças crônicas, além dos gastos com medicamentos aumentando, o que contribui para aprofundar a própria pobreza.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.