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Comentários / TRE - Mato Grosso - Analista Judiciário - CESPE - UnB - 2010 - Conhecimentos Básicos - Nível Superior (todos os cargos, exceto informática) (Genérica)


A noção de etnocídio

1      Na cultura ocidental, a sociedade, em todos os níveis, é
       sempre pensada com base nas relações de governo, ou seja, sob o
       pressuposto de um corpo social dividido entre uma elite que governa
4      e uma massa que é governada. Desde a Grécia Clássica, o ocidente
       sempre tomou a divisão social entre governantes e governados como
       essência da sociedade. A divisão e a desigualdade fariam parte da
7      estrutura ontológica de qualquer sociedade e a dominação política
       lhe seria consubstancial. Era assim que os europeus que aqui
       passaram ou se estabeleceram, nos séculos XVI, XVII e XVIII,
10     significavam a sociedade. Para eles, a ausência de uma máquina
       governamental e mesmo a ausência de um princípio de governo nas
       sociedades indígenas despontavam como uma diferença notável em
13     relação ao que concebiam como sociedade organizada. Como
       interpretar a alteridade organizacional que se apresentava diante de
       olhos obnubilados pelo princípio da divisão? Ou aceitavam que a
16     divisão não era inerente à sociedade e passavam a desconfiar de suas
       lentes e a desnaturalizar seu ponto de vista, ou decidiam que um
       agrupamento indiviso, com chefe que não manda e povo que não
19     obedece, não pode ser uma sociedade. Logicamente, foi a segunda
       interpretação que vingou.

Maria Inês P. Cox. A noção de etnocídio: para pensar a questão do silenciamento das línguas indígenas no Brasil.

In: Polifonia, v. 12, n.º 1. Cuiabá: EdFMT, 2006, p. 70-1 (com adaptações).

Questão:

Ao explicitar a circunstância expressa por “Na cultura ocidental” (L.1), a autora exclui da caracterização de sociedade que descreve:

Resposta errada
a)

a divisão “entre uma elite que governa e uma massa que é governada” (L.3-4).

Resposta errada
b)

a tradição herdada da “Grécia Clássica” (L.4).

Resposta errada
c)

a “divisão e a desigualdade” (L.6) consubstanciadas na “dominação política” (L.7).

Resposta correta
d)

as “sociedades indígenas” (L.12) que apresentam “alteridade organizacional” (L.14).

Resposta errada
e)

o “princípio da divisão” (L.15) como algo inerente à “máquina governamental” (L.10-11).

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