ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TRT - 2.ª Região - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 2.ª Região - São Paulo - 2006 - Prova Objetiva Seletiva - Fase 1 - XXXII Concurso


Questão:

Antonio, servidor público, motorista da Prefeitura de São Paulo, ao dirigir alcoolizado o carro oficial em serviço, atropela um João da Silva que estava atravessando a faixa de pedestres de uma pacata rua em um bairro residencial. Considerando a situação hipotética e as normas relativas a responsabilidade civil, aponte o enunciado correto.

Resposta errada
a)

A vítima deve ingressar com ação contra Antonio, pois o mesmo não é servidor público concursado e, isso exime a administração pública de qualquer responsabilidade.

Resposta errada
b)

Há aplicação da teoria do risco integral na hipótese tratada.

Resposta errada
c)

A vítima pode ingressar com a ação contra a pessoa jurídica independente do regime de contratação de Antonio, mas, em havendo sucumbência, a administração pública não poderá voltar-se regressivamente contra Antonio.

Resposta correta
d)

Aplicando-se à situação hipotética a teoria do risco administrativo, há que se considerar certas hipóteses que, mesmo em razão da responsabilização objetiva, o Estado não será passível de condenação.

Resposta errada
e)

O fato de não ser Antonio funcionário público regularmente contratado e submetido ao regime próprio emotivo que pode interferir na análise da responsabilidade do Estado, ainda que tenha havido a contratação por necessidade de serviço e urgência.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.