ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / EBC - Empresa Brasil de Comunicação - Gestor de Atividade Jornalística em Empresa de Comunicação Pública - Jornalismo - CESPE - UnB - 2011 - Conhecimentos Específicos - 51 a 120 do PDF (Genérica)


A conveniência da cultura - Usos da cultura na era global

O conceito de cultura como recurso ganhou legitimidade e deslocou ou absorveu outros conceitos a ela atribuídos. A cultura é hoje vista como algo em que se deve investir, distribuída nas mais diversas formas, utilizada como atração para o desenvolvimento econômico e turístico, como mola propulsora das indústrias culturais e fonte inesgotável para novas indústrias que dependem da propriedade intelectual. A alta cultura torna-se um recurso para o desenvolvimento urbano com os museus contemporâneos (por exemplo, o Guggenheim de Bilbao). Rituais, práticas estéticas do dia a dia, tais como canções, lendas populares, culinária, costumes e outras práticas simbólicas também são mobilizados como recursos para o turismo e para a promoção das indústrias do patrimônio. As indústrias da cultura de massa, em especial as do entretenimento e dos direitos autorais, que vêm integrando cada vez mais a música, o filme, o vídeo, a televisão, as revistas, a difusão por satélite e a cabo, constituem os maiores contribuidores mundiais do produto nacional bruto. Assim, em vez de focalizar o conteúdo da cultura, talvez seja melhor fazer uma abordagem da cultura do nosso tempo, caracterizada como uma cultura de globalização acelerada, como um recurso.

                                                                                             George Yúdice. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Marie-Anne Kremer (Trad.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 11; 25 (com adaptações).

Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).

Questão:

Apesar de apresentar padrão acadêmico e tom impessoal, o texto manifesta explícita crítica à cultura de massa, ao associá- la a mero entretenimento e à comercialização de direitos autorais.

Resposta errada
Certa.
Resposta correta
Errada.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.