ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Tribunal de Justiça - Piauí - Juiz de Direito Substituto - CESPE - UnB - 2012 - Prova Objetiva


Questão:

Ajuizada ação sob o rito sumário, o autor requereu a exibição de determinados documentos e a realização de perícia, oferecendo, desde então, seus quesitos. Quinze dias antes da audiência de conciliação, o autor apresentou complementação do rol de testemunhas. Durante a audiência, o réu não compareceu, mas seu advogado, devidamente constituído, apresentou contestação e pedido contraposto, mantendo-se silente quanto à perícia.

Nessa situação hipotética,

Resposta errada
a)

será necessária a reconvenção, devendo o pedido contraposto ser repelido, independentemente do exame de seu mérito.

Resposta correta
b)

o silêncio do réu diante do pedido de perícia contido na inicial importará preclusão do seu direito de apresentar quesitos.

Resposta errada
c)

o juiz deverá indeferir a exibição de documentos, incompatível com a celeridade do rito.

Resposta errada
d)

o réu deverá sofrer os efeitos da revelia porque não compareceu à audiência e frustrou etapa necessária.

Resposta errada
e)

ao autor não é possível a complementação do rol de testemunhas, sendo o indeferimento da oitiva o caminho necessário, independentemente de manifestação do réu.

Comentários

robsonns - 09/05/2012 / 06:23

Letra B.
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL. RITO SUMÁRIO. PEDIDO DE PERÍCIA. PRECLUSÃO. APLICAÇÃO DO ART. 178 DO CPC.178CPCVisa o procedimento sumário à celeridade da prestação judicial. Dessa forma, conforme previsão inserta no art. 278 do CPC, cumpre à parte ré, ao contestar, se desejar, apresentar o rol de testemunhas requerer perícia, e formular quesitos, podendo indicar assistente técnico. Não é admissível a postulação em momento posterior, operando-se, portanto, a preclusão consumativa. Precedente do STJ. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº...278CPC

(TJRS AI 70044722734 RS , Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 23/11/2011, Nona Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 24/11/2011)

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.