ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Monteiro - PB (Prefeitura Municipal de Monteiro) - Assistente Social - CONPASS (Concursos Públicoes e Assessorias) - 2017

Serviço Social
1 -

As políticas sociais ganharam espaço em nível mundial no contexto de desenvolvimento do Estado de Bem-Estar, visto que, em diversos países, elas surgem para atender às demandas geradas pelo pós-guerra e por outros eventos que abalaram as estruturas econômicas, políticas e sociais. Após a Segunda Guerra Mundial, as políticas sociais vivenciaram forte expansão com a intervenção do Estado na regulação das relações sociais e econômicas. Como prática política, as políticas sociais têm seu surgimento associado ao trânsito do capitalismo da livre-concorrência à idade dos monopólios, quando o modo de produção capitalista alcançou a sua maturidade e ao Estado capitalista foram agregadas variadas funções que, até então, não eram objeto da intervenção organizada e sistemática do Estado.

A partir desse pressuposto, e refletindo o processo de surgimento e desenvolvimento das políticas sociais, é correto assinalar que

a) pensar as políticas sociais exige que se faça uma análise contextualizada da sua relação com a ampliação do capitalismo, com o surgimento da questão social e a intervenção do Serviço Social.
b) as transformações societárias que ocorrem ao longo da história do Brasil, não sinaliza nenhuma relação com a emersão e desenvolvimento das políticas sociais.
c) o surgimento das políticas sociais, na primeira guerra mundial, foi apenas uma estratégia do capital para perpetuar a sua hegemonia dominante.
d) as lutas e as demandas das classes dos trabalhadores, assim como, as variadas formas de coerção, não se relaciona com o surgimento das políticas sociais.
e) anterior à fase do capitalismo concorrencial, o Estado não desenvolveu políticas sociais e a questão social foi tratada como caso de polícia, visto que o proletariado era considerado classe perigosa.
2 -

O Título II do Código de Ética do Assistente Social, trata dos direitos e das responsabilidades gerais do Assistente Social, tendo como objeto Jurídico: “Defesa das prerrogativas e da qualidade do exercício profissional do AS". Considerando o Art. 2º, constitui direito do Assistente Social:

a) Ampla autonomia no exercício da profissão, não sendo obrigado a prestar serviços que são incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções.
b) Abster-se de práticas que caracterizam censura, cerceamento da liberdade, policiamento dos comportamentos, denunciados casos aos órgãos competentes.
c) Assinar ou publicar em seu nome trabalhos de terceiros.
d) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão.
e) Avaliar a utilização de qualquer preceito deste código, bem como da lei de regulamentação da profissão.

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.