ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) - Professor de Matemática - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2019

Matemática
1 -

Na produção de vinhos, uma das etapas é a fermentação, que pode ser feita em tanques de aço ou madeira. Vinhos feitos em tanque de aço têm sabor mais frutado; quando a fermentação é feita em madeira, o vinho ganha sabores amadeirados. Cada detalhe da fermentação é importante, pois dela depende a qualidade do vinho. Por isso, temperatura, oxigenação, contato com o ar e outros fatores devem ser bem analisados. Um produtor de vinho do Piauí possui, por exemplo, três barris de vinho com 180, 240 e 288 litros de vinho de qualidade diferente. O produtor deseja acondicioná-los em tambores de madeira de capacidade igual. O volume do tambor é expresso em números inteiros de litros, e vinhos de qualidade diferente não devem ser misturados. Qual então, é a menor quantidade de tambores de madeira que será usada para que o vinho não seja desperdiçado?

a) 59.
b) 63.
c) 77.
d) 89.
e) 90.
2 -

Rosângela gosta muito de viajar. Em sua última viagem, resolveu visitar a África, curiosa de conhecer as famosas pirâmides do Egito. Vendo a pirâmide de Quéfren, localizada no vale do Nilo, o guia turística a informou de que a inclinação das faces da pirâmide era de aproximadamente 53° com a horizontal. Por medidas de segurança eles ficaram a uma distância de 84 metros perpendicularmente à base, de onde se tem um ângulo de elevação ao topo da pirâmide de 37°. Quanto vale, em metros, a extensão da aresta da base ao ápice da pirâmide? Use sen 37º

a) 140.
b) 150.
c) 160.
d) 170.
e) 180.
3 -

No mundo da sétima arte quase tudo é possível. Nos filmes da Marvel, em particular, o herói, Capitão América, lança um escudo que acerta os inimigos do Capitão. O escudo volta à mão dele 99,99% das vezes em que é lançado. Um diálogo entre o Homem-Aranha e Capitão América, no filme Guerra Civil, deixa claro que o escudo sempre volta apesar das leis da física:

Homem-Aranha: “... ele não obedece às leis da física!...”
Capitão América: “... filho, existem muitas coisas que você não sabe ... “

No diálogo, o Homem-Aranha se refere ao escudo do Capitão América.
Em uma dessas batalhas, o Capitão América, posicionado no ponto P, percebeu que poderia abater os oito inimigos lançando o escudo para direita ou para esquerda. Assim, ele fez esse movimento do escudo, formando uma estrela de nove pontas, conforme descrito no desenho abaixo.

Para o movimento do escudo ser perfeito, o valor do ângulo indicado deve ser igual a

a) 90°.
b) 100°.
c) 110°.
d) 120°.
e) 128°.
4 -

Barnabé, professor de matemática, gosta de contar histórias para os netos. Certa vez ele relatou a seguinte conversa que, em 1932, teve com o avô:

- Vô, percebi que a minha idade é igual aos dois ultimos algarismos do ano em que nasci.

- Barnabé, o mesmo acontece com a minha idade.

Qual era a diferença entre as idades de Barnabé e seu avô em 1932?

a) 50.
b) 58.
c) 60.
d) 66.
e) 68.
5 -

Gráficos matemáticos são excelentes ferramentas para análise de duas ou mais variáveis. Ajudam a visualizar e analisar os resultados para tomadas de futuras decisões. Uma indústria contratou um Matemático para fazer essas análises gráficas. Nessa indústria são produzidos e comercializados dois tipos de
determinado produto, A e B. A quantidade e o valor de venda desses produtos se relacionam pelas seguintes
funções quadráticas:

Com o seguinte destaque:
x: é a quantidade produzida
f(x): é o valor de venda.

Esse Matemático, então, criou uma região delimitada por essas funções e a denominou de receita total.
Quantas coordenadas de números inteiros existem nessa região?

a) 18.
b) 17.
c) 16.
d) 15.
e) 14.
6 -

Em uma lagoa, observa-se o topo de uma flor de lótus a 1 metro acima da superfície da água. Forçada pelo vento, inclina-se sua base e a parte superior mergulha 2 metros para o lado. Qual é a profundidade da lagoa em metros?

a) 1,8
b) 1,5
c) 1,4
d) 1,3
e) 1,0

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.