ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TRT - 15.ª Região - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 15.ª Região - Campinas - SP - 2012 - Prova Objetiva Seletiva - XXVI Concurso


Questão:

Assinale a alternativa incorreta.

Resposta errada
a)

Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa por força do costume, fornecer habitualmente ao empregado.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Acerca da remuneração, veja o que dispõe o art. 458, "caput", da CLT:

"Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas."

A assertiva é CORRETA, uma vez que corresponde à textualidade da primeira parte do art. 458, da CLT, acima reproduzido. 

Resposta errada
b)

Não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno em percurso servído ou não por transporte público, além da previdência privada,

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Acerca da remuneração, veja o que dispõe o § 2.º, incisos III e VI, do art. 458, "caput", da CLT:

"§ 2.º Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:

............................................................................................................................

III – transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;

............................................................................................................................

VI – previdência privada;" (os grifos são nossos)

Afirmativa, portanto, CORRETA.

Resposta errada
c)

Os descontos efetuados com base em cláusula de acordo coletivo não podem ser superiores a 70% do salário base percabido pelo empregado, pois se deve assegurar um mínimo de salário em espécie ao tralalhador.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Veja a redação da Orientação Jurisprudencial n.º 18 da SDC, do TST:

"OJ-SDC-18 DESCONTOS AUTORIZADOS NO SALÁRIO PELO TRABALHADOR. LIMITAÇÃO MÁXIMA DE 70% DO SALÁRIO BASE (inserida em 25.05.1998) Os descontos efetuados com base em cláusula de acordo firmado entre as partes não podem ser superiores a 70% do salário base percebido pelo empregado, pois deve-se assegurar um mínimo de salário em espécie ao trabalhador."

Assertiva CORRETA.

Resposta correta
d)

Descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorização prévia e por escrito do empregado, para ser integrado em plano de previdência privada, afrontam o disposto no art. 462 da CLT, que trata da intangibilidade salarial.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

O tema é disciplinado pelo entendimento firmado através da Súmula n.º 342, do E. TST (Tribunal Superior do Trabalho):

"Súmula n.º 342 - Descontos salariais. Art. 462 da CLT (Res. 47/1995, DJ 20.04.1995). Descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorização prévia e por escrito do empregado, para ser integrado em planos de assistência odontológica, médico-hospitalar, de seguro, de previdência privada, ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo-associativa de seus trabalhadores, em seu benefício e de seus dependentes, não afrontam o disposto no art. 462 da CLT, salvo se ficar demonstrada a existência de coação ou de outro defeito que vicie o ato jurídico." (os destaques são nossos)

A afirmação é INCORRETA.

Resposta errada
e)

É inválida a presunção de vício de consentimento resultante do fato de ter o empregado anuído expressamente com descontos salariais na oportunidade da admissão. É de se exigir demonstração concreta do vício de vontade.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Veja o teor da Orientação Jurisprudencial (OJ) n.º 160 da SDI-1, do TST:

"OJ-SDI1-160 DESCONTOS SALARIAIS. AUTORIZAÇÃO NO ATO DA ADMISSÃO. VALIDADE (inserida em 26.03.1999) É inválida a presunção de vício de consentimento resultante do fato de ter o empregado anuído expressamente com descontos salariais na oportunidade da admissão. É de se exigir demonstração concreta do vício de vontade."

Alternativa CORRETA.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.