ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Cujubim - RO (Prefeitura Municipal de Cujubim) - Agente Administrativo - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2018

Informática
1 -

Um técnico de informática precisa instalar um dispositivo que sirva para entrada de dados em um computador. Um dispositivo dessa natureza é o(a):

a) monitor CGA.
b) projetor de vídeo.
c) teclado wifi.
d) fone de ouvido.
e) caixa de som.
2 -

Um administrador de uma máquina com MS Windows 7, utilizando o Painel de Controle, incluiu uma nova impressora à máquina, de modo que, após a configuração final, o ícone aplicado a ela assumiu o seguinte formato:

Esse formato de ícone significa que essa impressora:

a)

é uma impressora de rede que está apta a ser utilizada por essa máquina.

b)

é uma impressora local que está em "stand-by", só podendo ser utilizada após a inserção de uma senha.

c)

só pode ser acessada por usuários locais da máquina.

d)

é a padrão da máquina local.

e)

deve ser utilizada apenas para aplicativos as quais, na configuração, foram associadas a ela, sendo para uso exclusivo desses aplicativos.

3 -

Um analista de sistemas deseja instalar um sistema operacional novo em um computador pessoal do tipo Notebook. Uma das funções principais que ele deve garantir que esse sistema operacional cumpra é o( a):

a) detecção de invasões e eliminação de vírus de computador.
b) emulação e conversão de sinais analógicos para sinais digitais dos datagramas de rede.
c) gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída conectados ao computador.
d) configuração de todas as redes de computador associadas e suas conexões físicas e lógicas.
e) controle físico de um conjunto de estações ligadas ao computador.
Direito Administrativo
4 -

Os princípios de direito administrativo são mandamentos gerais que se aplicam a toda e qualquer situação, em maior ou menor medida. Eles orientam a expedição de atos administrativos, a condução de processos e a celebração de contratos, bem como a edição de atos normativos. Ao se afirmar que o Estado é resultado da vontade da coletividade e, por conseguinte, as entidades públicas e a ação do administrador público está condicionada aos mandamentos legais e às exigências do bem comum, evidencia-se, na Administração Pública, o princípio geral da:

a) legalidade.
b) moralidade.
c) impessoalidade.
d) publicidade.
e) segurança jurídica.
5 -

A lentidão, a omissão, o desperdício de recursos públicos e a falta de planejamento são atitudes que ofendem o princípio da:

a) segurança jurídica.
b) motivação.
c) moralidade.
d) eficiência.
e) ampla defesa.
6 -

Sobre Atos Administrativos, leia as seguintes afirmativas.

I. São aqueles advindos da vontade da Administração Pública na sua função própria, com supremacia perante o particular, sob as regras do regime jurídico administrativo, de forma unilateral , também ditos contratos administrativos.

II. A produção de atos administrativos não é exclusividade do Poder Executivo, ainda que seja sua principal função. Os demais Poderes, como se sabe, também praticam esses atos, nas suas funções secundárias.

III. São aqueles produzidos por qualquer Poder, no exercício da função administrativa.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) II.
e) I.
7 -

Os atos da Administração Pública podem ser divididos em materiais e jurídicos. Sobre os primeiros (materiais), leia os itens a seguir.

1- São meras ações de implementação da função administrativa, como manter a cidade limpa ou corte de uma árvore.

2- Pretende produzir afeitos jurídicos, ainda que isso possa ocorrer, como o dever de indenizar, em casos de prejuízo causado ao particular.

3- A construção de uma lombada (fato) pode-se originar do deferimento de um pedido do particular (ato) ou em face do cumprimento de uma ordem de serviço da Administração (ato).

Estão corretos apenas os itens:

a) 1 e 2.
b) 2.
c) 2 e 3
d) 1.
e) 1 e 3.
8 -

É correto afirmar que o Poder Administrativo é vinculado quando:

a) o Direito concede à Administração, de modo explícito ou implícito, poder para prática de determinado ato com liberdade de escolha de sua conveniência e oportunidade.
b) a lei confere à Administração Pública poder para a prática de determinado ato, estipulando todos os requisitos e elementos necessários à sua validade.
c) nele não se exaure, cabendo ao Executivo expedir regulamentos e outros atos normativos de caráter geral e de efeitos externos.
d) a atividade normativa caiba predominantemente ao Legislativo, nele não se exaure, cabendo ao Executivo expedir regulamentos e outros atos normativos de caráter geral e de efeitos externos.
e) é conferido à Administração para apurar infrações e aplicar penalidades funcionais a seus agentes e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa, como é o caso das que por ela são contratados.
9 -

A Administração Pública indireta compreende as seguintes categorias de entidades dotadas de personalidade jurídica própria:

a)

entidades políticas: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

b)

Ministérios, secretarias, Estados e Municípios.

c)

departamentos, comissões, repartições.

d)

autarquias, Distrito Federal e Municípios.

e)

autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas.

10 -

Ao servidor público da Administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

I. Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.

II. Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe negado optar pela sua remuneração.

III. Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior.

IV. Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

V. Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

Está correto apenas o que se afirma em:

a)

II e III.

b)

I,IV e V.

c)

I, II e III.

d)

II, III, IV e V.

e)

III e IV.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.