ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - Professor - Português - Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - 2018

Direito Administrativo
1 -

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que

a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
b) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.
c) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.
d) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Pedagogia
2 -

Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que

a)

a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição do Conselho Nacional de Educação.

b)

os currículos deverão considerar a formação integral do aluno, e nesse sentido deverão adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

c)

a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, e incluirá, obrigatoriamente, estudos e práticas de educação física, artes, sociologia e filosofia.

d)

o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados de modo a ofertar diferentes arranjos curriculares, observada a relevância para o contexto local.

3 -

De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,

a)

o cumprimento do interstício de 12 (doze) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em processo de avaliação de estágio probatório.

b)

o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

c)

a exigência do título de doutor e o cumprimento do interstício de 12 (doze) meses de efetivo exercício em cada nível.

d)

a aprovação em processo de avaliação de estágio probatório e titulação de mestrado e doutorado.

4 -

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

a) progressiva universalização do ensino médio e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com exclusividade para as instituições públicas de ensino.
b) Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade e oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
c) Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.
d) gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e privados e progressiva universalização do ensino médio.
Direito da Criança e do Adolescente
5 -

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:

(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.

Estão corretas

a)

I, II e III.

b)

I, II e IV.

c)

I, III e IV.

d)

II, III e IV.

Língua Portuguesa

Texto I

TEXTO I

6 -


O texto de Rubem Alves “O aluno perfeito" é concebido com base na articulação entre dois planos de significação: o plano figurativo da efabulação e o plano temático, que se encontra subjacente à narrativa.

Assinale a alternativa cujo trecho realça o viés temático da narrativa.

a) “Transcorridos os nove meses de gravidez, ele nasceu. Ela deu à luz um lindo computador! Que felicidade ter um computador como filho!” (linhas 3-4)
b) “A memória de Memorioso era igual à do personagem do Jorge Luis Borges de nome Funes. Só tirava dez, o que era motivo de grande orgulho para os seus pais.” (linhas 21-22)
c) O cursinho que ele frequentara publicou sua fotografia em outdoors. Apareceu na televisão como exemplo a ser seguido por todos os jovens.” (linhas 26-28)
d) “Há perguntas para as quais a memória não tem respostas. É que tais respostas não se encontram na memória. Encontram-se no coração, onde mora a emoção...” (linhas 44-45)
7 -

Nas frases a seguir, extraídas do texto de Rubem Alves, as preposições compõem estruturas sintáticas diversas, estabelecendo diferentes relações de sentido:

I – “Transcorridos os nove meses de gravidez, ele nasceu." (linha 3)

II – “Sabia de cor todas as informações sobre o mundo cultural." (linhas 19-20)

III – “E os outros casais, pais e mães dos colegas de Memorioso, morriam de inveja." (linhas 22-23)

IV – “Levado às pressas para o hospital de computadores [...]." (linha 42)

Assinale a afirmativa correta acerca dos termos introduzidos pela preposição DE.

a) As expressões I, II e III são adjuntos adverbiais cujas circunstâncias são, respectivamente, tempo, modo e causa, e a expressão IV é adjunto adnominal com valor semântico de especificação.
b) As expressões II e III são adjuntos adverbiais com sentidos, respectivamente, de modo e causa, e a expressão I e IV são adjuntos adnominais, sendo a última com valor semântico de especificação.
c) A expressão I é adjunto adnominal com valor semântico de tempo, as expressões II e III são, respectivamente, adjuntos adverbiais de modo e causa, e a expressão IV é adjunto adnominal com sentido de posse.
d) As expressões I, II e III são adjuntos adverbiais cujas circunstâncias expressas são, respectivamente, de tempo, modo e causa, e a expressão IV é adjunto adnominal com valor semântico de posse.
8 -

Levando-se em consideração a morfossintaxe da gramática tradicional, algumas palavras podem apresentar uma variedade de classificações. Observe as classificações dadas ao vocábulo que nos trechos do Texto I a seguir:

I - "Era uma vez um jovem casal que estava muito feliz" (linha 1) – pronome relativo

II - “ Que felicidade ter um computador como filho!" (linha 4) – advérbio de intensidade

III - “[...] julgavam que uma memória perfeita é o essencial para uma boa educação" (linhas 7-8) – conjunção integrante

IV – “De tudo o que você memorizou qual foi aquilo que você mais amou?" (linha 35) – pronome interrogativo

V - “É que tais respostas não se encontram na memória" (linhas 44-45) – partícula de realce

Estão corretas

a) I, II e IV.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) I, III e V.

Texto II

9 -

Vidas secas apresenta uma voz narrativa em terceira pessoa que, no entanto, consegue matizar-se pelo uso estratégico de recursos ligados à polifonia.

Considerando a leitura do Texto II, percebe-se essa elaboração multiperspectivada e polifônica da voz narrativa no(a)

a) apresentação de explicações díspares sobre a condição de Fabiano, fazendo ecoar na narrativa tanto a voz do senso comum, que aponta para a inevitabilidade dessa condição, quanto a da reflexão crítica, que identifica suas causas na má distribuição de oportunidades.
b) uso de perguntas retóricas, que revelam ao leitor os pensamentos raivosos e surpreendentemente críticos do protagonista Fabiano, o que distingue Vidas secas de narrativas tradicionais, em que o narrador se mantém distante da subjetividade dos personagens.
c) desenvolvimento do discurso indireto livre, que torna possível ao leitor atento a percepção das diferenças entre a opinião do narrador, intelectualizado e colocado em posição de privilégio quanto à observação dos fatos, e do personagem, fruto da brutalidade do meio.
d) referência à fala de outros personagens, como a do bêbado preso na cela ao lado de Fabiano, comparando-as e criando um efeito polifônico capaz de relativizar os conceitos apresentados e de dar aos leitores múltiplas interpretações dos fatos relatados.
10 -

No Texto III, o jogo dos tempos verbais articula-se para a construção de sentidos da narrativa e para a compreensão, pelo leitor, da relação entre as impressões e os fatos relatados. A respeito desse jogo dos tempos verbais na narrativa, pode-se afirmar que

a) o pretérito imperfeito do indicativo é usado como forma para retomar eventos já narrados no texto, rememorados no fragmento em questão.
b) o futuro do pretérito do indicativo apresenta a visão fantasiosa e imaginativa do narrador acerca do que desconhece.
c) o pretérito perfeito do indicativo refere-se a ações passadas periféricas ao relato central apresentado pelo narrador.
d) o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, em suas formas simples e composta, rememora ações rotineiras.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.