ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina MP-PE (Ministério Público do Estado de Pernambuco) - Analista Ministerial - Área Pedagogia - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Pedagogia
1 -

No contexto da política e da legislação educacional brasileira atual, o ensino domiciliar

a)

é meio lícito de cumprimento do dever, pela família, de prover educação obrigatória aos filhos.

b)

é uma modalidade de ensino lícita reservada às famílias daqueles impedidos de frequentarem a escola.

c)

é ilegal, estando os genitores obrigados a matricularem seus filhos no sistema de ensino.

d)

foi introduzido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) por meio da Medida Provisória nº 746, de 2016, como modalidade de ensino para o nível médio.

e)

é prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

2 -

O financiamento é um dos fatores determinantes para a sustentação da estrutura e funcionamento da Educação; em garantia à função educação, esse financiamento conta com vinculação de receitas para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A Desvinculação das Receitas da União (DRU) na Emenda Constitucional 93, de 8/9/2016:

a) revincula a órgãos, fundos ou despesas, até 31 de dezembro de 2023, 30% das receitas dos Estados, da União e do Distrito Federal.
b) devolve os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino 30% dos valores devidos, resultantes da desvinculação praticada nos anos anteriores.
c) amplia a porcentagem de vinculação de recursos destinados ao financiamento das ações e serviços públicos necessários à manutenção e desenvolvimento do ensino.
d) extingue a vinculação de recursos a serem destinados ao financiamento das ações e serviços públicos necessários à manutenção e desenvolvimento do ensino.
e) excetua da desvinculação os recursos destinados ao financiamento das ações e serviços públicos de saúde e à manutenção e desenvolvimento do ensino.
3 -

A qualidade social da educação deve considerar as dimensões intra e extraescolares que afetam as condições de ensino e aprendizagem. São dimensões extraescolares:

a) desigualdade socioeconômica e cultural das regiões, localidades, segmentos sociais e dos sujeitos envolvidos.
b) processos de organização e gestão, as práticas curriculares e de planejamento pedagógico da escola e dos sistemas.
c) padrões mínimos de qualidade, o que inclui a igualdade de condições para o acesso, permanência e desempenho escolar.
d) número de alunos, por turma e por profissionais na escola, nos diferentes níveis e modalidades de educação.
e) professores qualificados, com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação.
4 -

“Eles dizem que às vezes são discriminados por ser quilombola, que as escolas estão encharcadas, salas superlotadas e que a merenda é de péssima qualidade. Diz que menino fica até sem comer lá, o dia todo, porque sai daqui cinco e meia, quando chega na Umburana já é seis e meia da manhã, então tem um ônibus pra pegar Umburana, Remanso, Caatinguinha e Mata, e outro ônibus para levar Vitorino."

O trecho acima narra um cenário de atendimento escolar no ensino médio a comunidades quilombolas e expressa

a) o atendimento de políticas públicas em qualidade e quantidade suficientes para garantir os direitos ao transporte e alimentação escolar de estudantes do campo que frequentam escolas em áreas urbanas.
b) a inadequação da oferta de escolarização de comunidades quilombolas fora dos espaços territoriais de seus grupos de origem, em razão das dificuldades de adaptação cultural dos mesmos para as relações intergrupais.
c) os desafios e lacunas das políticas públicas para dar cumprimento às ações necessárias para garantir a efetivação dos princípios da educação escolar quilombola previstos nas diretrizes curriculares.
d) o não cumprimento das diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola, que delimita o atendimento a ser feito exclusivamente por escolas quilombolas.
e) a necessidade de ampliar a oferta de educação escolar média à distância para ampliar o acesso escolar a jovens e adultos quilombolas, garantindo-lhes inclusive percursos formativos adequados às suas realidades.
5 -

A oferta de educação escolar indígena no Estado de Pernambuco está sob a responsabilidade

a) das Secretarias Municipais de Educação.
b) da Secretaria de Estado da Educação.
c) da Fundação Nacional do Índio.
d) do Ministério da Educação.
e) dos Territórios Etno educacionais da região.
6 -

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, o atendimento escolar será feito

a) por professores com habilitação superior em educação escolar indígena.
b) pelos caciques ou pajés de cada povo indígena, considerados sábios, por meio de indicação e aprovação do Conselho de Educação Escolar Indígena.
c) por professores efetivos e ou contratados da rede pública, indígenas e não indígenas.
d) exclusivamente por parte de professores indígenas oriundos da respectiva comunidade.
e) exclusivamente por professores bilíngues ou multilíngues em cada área do conhecimento.
7 -

Os chamados espaços educadores sustentáveis como um princípio da educação integral, quando aplicados à educação escolar, são

a) baseados na oferta de conteúdos e disciplinas com ênfase nas ciências naturais e humanas que permitem a reflexão do coletivo sobre o meio ambiente local e global.
b) aqueles que têm a intencionalidade de educar para a sustentabilidade, tornando-se referência para o seu território, a partir das ações coerentes entre o currículo, a gestão e as edificações.
c) espaços abertos às comunidades carentes para práticas de reciclagem em busca da formação de uma nova cidadania, visando estimular a criação de incubadoras comunitárias.
d) os que zelam pela conservação ambiental e evitam o aprofundamento das desigualdades sociais que engendram a piora dos ambientes estimulando o uso de energia eólica.
e) os que utilizam racionalmente todos os insumos destinados ao funcionamento da escola, produzindo o máximo de economia no uso da água e da energia elétrica.
8 -

"O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro."

Considere:

I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.

II. definição dos pontos de chegada.

III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.

IV. construção das orientações normativas.

V. são os passos a dar na caminhada.

No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a

a) I, IV, II, V e III.
b) II, I, III, IV e V.
c) V, II, IV, III e II.
d) IV, III, V, II e I.
e) III, V, II, I e IV.
9 -

O governo de Pernambuco criou o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE -, que tem por objetivo

a) avaliar censitariamente as escolas municipais e estaduais com relação às habilidades e competências desenvolvidas em língua portuguesa, matemática e ciências.
b) preparar os estudantes das escolas municipais e estaduais para as avaliações nacionais e internacionais, com vistas a superar as metas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.
c) revisar a distribuição de insumos e de incentivos necessários à melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes, instituindo política de bônus por produtividade no ensino.
d) prestar contas dos investimentos realizados na educação básica em cada escola, demonstrando a eficiência e eficácia dos gestores na execução das políticas em educação.
e) diagnosticar a qualidade de ensino, apresentar o desempenho dos alunos, subsidiar e elaborar a reformulação e o monitoramento das políticas educacionais contribuindo para melhoria da qualidade do ensino.
10 -

O treinamento e o aperfeiçoamento aplicados ao preparo profissional são tipos de educação profissional que

a) diferem nos objetivos, no tempo de duração e na amplitude do conhecimento a ser aprendido.
b) acompanham o modelo de criação do conhecimento organizacional em que primeiro se aprende a fazer e depois a teorizar.
c) são planejados e destinados a trabalhadores que necessitam ampliar seu grau de empregabilidade para recolocação no mercado.
d) visam especializar as capacidades gerenciais em cada colaborador para o empreendedorismo organizacional.
e) são destinados a funcionários e servidores segundo as hierarquias organizacionais das empresas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.