ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina HRTN (Hospital Risoleta Tolentino Neves) - Enfermeiro Obstetra - FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Universidade Federal de Minas Gerais) - 2018

Saúde Pública
1 -

Em relação às ações e serviços de média e alta complexidade, a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) afirma que são componentes dessa rede os seguintes serviços:

a)

atenção básica, serviço de atendimento móvel, unidade de pronto atendimento, hospital.

b)

unidade de pronto atendimento, serviços de atendimento móvel, componente hospitalar.

c)

serviço de atendimento móvel, central de regulação das urgências, unidades de pronto atendimento e componente hospitalar.

d)

serviço de atendimento móvel, central de regulação das urgências, salas de estabilização, unidades de pronto atendimento e componente hospitalar.

2 -

Especificamente com relação à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, independente do desejo expresso pelo paciente e família. ( ) Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. ( ) O dever do Estado de garantir saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. ( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Assinale a sequência correta.

a) V F F F
b) F V V V
c) F F V F
d) V V F F
3 -

O Plano Estadual de Atendimento às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais estabelece os princípios, diretrizes, normas e critérios de funcionamento dos serviços de atendimentos às urgências e emergências. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. O Sistema Estadual de Urgência e Emergência deve ser implementado de maneira que valorize a prevenção dos agravos e a proteção da vida em uma perspectiva integral e não centrada nas consequências que geram as urgências. II. As unidades hospitalares de atendimento a urgência e emergência devem possuir rotinas de atendimento escritas, atualizadas a cada quatro anos e assinadas pelo responsável técnico pela unidade. III. As unidades hospitalares de atendimento a urgência e emergência devem focar seus processos de trabalho em tecnologias de alto desempenho. A capacitação da equipe, quando for possível, é realizada por meio da leitura de protocolos. IV. O responsável técnico de uma unidade hospitalar de atendimento a urgência e emergência deverá obrigatoriamente ser um médico com título de especialista em sua área de atuação profissional reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina ou com Certificado de Residência em sua especialidade emitida por programa de residência reconhecido pelo MEC. Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
4 -

A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Os fundamentos principais que asseguram a resolutividade na rede de atenção são:

a) economia de escala, qualidade, suficiência, acesso e disponibilidade de recursos.
b) gestão participativa, qualidade, acesso, recursos e planejamento.
c) acesso, coordenação do cuidado, economia de escala e transporte.
d) protocolo de Manchester, regulação, acesso, disponibilidade de recursos.
5 -

A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta elementos importantes para a prática dos profissionais que prestam serviços nessas unidades. Reconhecer as diretrizes e os princípios da instituição de saúde onde se pretende estar inserido é fundamental para uma prática de qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

a) Os hospitais são instituição complexas, com densidade tecnológica especifica, de caráter multiprofissional e interdisciplinar, responsável pela assistência aos usuários com condições agudas ou crônicas, que oferecem assistência contínua em regime de internação e ações que abrangem a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.
b) Os hospitais, enquanto integrantes da Rede de Atenção à Saúde, articulam-se mais com as unidades de pronto atendimento, em virtude do agravamento do quadro dos pacientes, do que com a Atenção Básica de Saúde.
c) A linha de cuidado é uma estratégia de organização da atenção que viabiliza a integralidade da assistência, por meio de um conjunto de saberes, tecnologias e recursos necessários para o enfrentamento de riscos, agravos ou demais condições específicas do ciclo de vida.
d) A equipe de saúde, no hospital, será integralmente responsável pelo usuário a partir do momento de sua chegada, devendo proporcionar um atendimento acolhedor e que respeite as especificidades socioculturais.
6 -

Os hospitais que prestam ações e serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem-se como um ponto de atenção, cuja missão e perfil assistencial devem ser definidos conforme o perfil demográfico e epidemiológico da população e, para isso, utilizam diversas estratégias para organização do serviço.

A esse respeito, numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando os dispositivos de organização com seus respectivos conceitos.

COLUNA I

1.Classificação de risco

2.Clínica ampliada

3.Diretrizes terapêuticas

4.Gestão da clínica

COLUNA II

( ) Recomendações desenvolvidas de modo sistemático para auxiliar os profissionais de saúde e usuários no momento da tomada de decisões acerca de circunstâncias clínicas específicas.

( ) Práticas assistenciais e gerenciais desenvolvidas a partir da caracterização do perfil dos usuários por meio da gestão de leitos, corresponsabilização das equipes e avaliação de indicadores assistenciais.

( ) Dispositivo de atenção à saúde, centrado nas necessidades de cada usuário e no seu contexto, articulando um conjunto de práticas capazes de potencializar a capacidade de atuação dos profissionais por meio da implantação das equipes de referência, construção de vínculo e elaboração de projetos terapêuticos compartilhados com os usuários.

( ) Protocolo pré-estabelecido, com a finalidade de dar agilidade ao atendimento a partir da análise do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.

Assinale a sequência correta.

a) 1 2 3 4
b) 1 4 2 3
c) 3 4 2 1
d) 4 3 2 1
7 -

Os hospitais devem adotar algumas estratégias de valorização dos trabalhadores. Com relação a essas estratégias, assinale a alternativa incorreta.

a) São estratégias de valorização dos trabalhadores: avaliação de desempenho, educação permanente e avaliação da atenção à saúde do trabalhador.
b) Os hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão participar de ações de educação permanente e formação de novos profissionais em saúde, com prioridade para as áreas estratégicas do SUS.
c) A avaliação de desempenho dos trabalhadores pressupõe a existência de oportunidades sistemáticas para análises individuais e coletivas do trabalho, com participação ativa dos trabalhadores, buscando a corresponsabilização das equipes com as avaliações.
d) O programa de educação permanente em saúde deve ser oferecido e ter foco nos profissionais recém-contratados, no qual se pretende ensinar as regras e rotinas hospitalares.
8 -

Considere o conceito a seguir.

“Humanizar é ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais" (BRASIL, M.S. Política Nacional de Humanização, 2004).

Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa incorreta.

a) A Política Nacional de Humanização deve ser vista como uma das dimensões fundamentais que opera transversalmente em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
b) A Política Nacional de Humanização valoriza a objetividade nos processos de trabalhos e a produção em larga escala de protocolos clínicos, para aumentar a qualidade do atendimento.
c) A Política Nacional de Humanização defende melhores condições de trabalho de modo digno e criador de novas ações.
d) A humanização é o conjunto de estratégias para alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS.
9 -

A(O) _____________________, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto é

a) Conselho de Saúde
b) Núcleo de Segurança do Paciente
c) Conferência de Saúde
d) Núcleo de Ensino e Pesquisa
Língua Portuguesa

Texto I

10 -

Nesse trecho, o autor

a)

compara o modo de vida atual com o da idade Média para ilustrar a dominação de países economicamente mais fortes.

b)

estabelece um paradoxo entre culturas diferentes para justificar a necessidade de alguns países de dominarem outros.

c)

ironiza a situação que leva as pessoas a serem egoístas, desconsiderando a necessidade que elas têm de viverem em sociedade.

d)

constrói uma metáfora sobre a intolerância humana, buscando encontrar motivos que levam a essa situação.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.