ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Vermelho Novo - MG (Prefeitura Municipal de Vermelho Novo) - Agente Comunitário de Saúde - MÁXIMA (MÁXIMA - Auditoria, Consultoria e Treinamento Ltda) - 2018

Saúde Pública
1 -

Assinale a resposta INCORRETA sobre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS).

a) Amplo acesso aos serviços de saúde.
b) Atendimento a todas as necessidades de saúde.
c) Assistência de acordo com a gravidade da doença que a pessoa venha apresentar.
d) Assistência por ordem de chegada e de acordo com as vagas disponíveis.
2 -

Assinale a opção que descreva o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

a) As ações e serviços de promoção à saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação são garantidos à todos os indivíduos e à coletividade independentemente das condições econômicas, idade, local de moradia, resultado do trabalho integrado e solidário dos gestores e trabalhadores de saúde, através de seus múltiplos saberes de práticas.
b) Garante a todos os brasileiros o direito à saúde.
c) Obedece a direção única em cada esfera de governo.
d) Disponibilização de serviços que promovem a justiça social, com investimento maior do sistema no local onde e para quem as necessidades forem maiores.
Epidemiologia
3 -

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde deve contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que exerça um bom trabalho deve ser muito vigilante. Assinale a resposta INCORRETA.

a) O agente comunitário age sempre com respeito e ética perante a comunidade e os demais profissionais da equipe de saúde.
b) Uma das características do agente comunitário é gostar de aprender coisas novas e ensinar para as pessoas da comunidade uma nova profissão.
c) O agente comunitário deve conhecer não somente os problemas da comunidade, mas também, as possibilidades e potencialidades das pessoas para crescer e se desenvolver economicamente e socialmente.
d) O agente comunitário deve ter uma capacidade de observação das pessoas, ambiente e coisas que as circundam sendo ativo e possuindo iniciativa para promover ações de saúde na comunidade onde trabalha.
4 -

Existem pessoas que possuem mais chances de adoecer e morrer. O agente comunitário de saúde observa as condições que podem aumentar as chances de adoecer. Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a resposta INCORRETA.

a) Lixo armazenado em local inadequado constitui uma condição de risco aumentado de adoecimento de uma população.
b) É uma condição certa de adoecimento das pessoas o uso de venenos nas lavouras.
c) Condição de baixa renda e escolaridade está diretamente ligada às condições de saúde de uma população.
d) Hábitos alimentares, tanto em grande como em pouca quantidade constitui um dos fatores de adoecimento dos indivíduos numa comunidade.
5 -

O mapa constitui uma ferramenta indispensável para o trabalho do Agente comunitário de saúde retratando e aumentando os conhecimentos sobre a comunidade. Sobre o mapeamento de uma comunidade é correto afirmar, EXCETO:

a) Através do mapa o agente comunitário pode conhecer os caminhos mais fáceis para chegar às localidades onde necessita.
b) Observando o mapa o agente comunitário pode entender as dificuldades de algumas pessoas chegarem aos serviços de saúde e poderá propor alternativas que facilite o acesso de todos.
c) O agente comunitário tendo em mãos o mapa pode sair para suas visitas sem necessariamente planejar suas visitas, pois pode chegar a qualquer lugar que precisar.
d) A identificação dos grupos prioritários no mapa da região auxilia toda a equipe no planejamento das ações de saúde.
6 -

A educação em saúde contribui para a melhoria da qualidade de vida da população que pode ser realizada através de ações amplas e complexas, o que não significa que sejam difíceis de serem desenvolvidas. Leia as alternativas abaixo e assinale a resposta CORRETA.

( )A atividade de educação em saúde é de responsabilidade de toda a equipe.
( ) Na educação em saúde a linguagem deve ser acessível, simples e precisa.
( ) Nos momentos de encontro é muito importante considerar o conhecimento e as experiências de cada participante e dar espaço para a troca de ideias.
( )Alguns passos podem favorecer o trabalho em grupo, como o planejamento das reuniões com objetivos definidos, local, dia e hora além da garantia da acessibilidade.
( )Saber ouvir e acolher o discurso do outro, fazendo juízo de valor e reconhecendo as características pessoais, emocionais e culturais das pessoas do grupo é fundamental para o bom êxito do trabalho.

a) V, V, V, V, V;
b) F, V, V, V, F;
c) V, V, V, F, V;
d) V, V, V, V, F.
7 -

Muitas vezes as soluções dos problemas de saúde são complexas demandando empenho dos profissionais da saúde e de outros setores com aumento da capacidade de respostas adequadas às necessidades da população. Este trabalho é denominado:

a) Grupal;
b) Articulado;
c) Intersetorial;
d) Social.
8 -

Constituem compromissos das gestantes beneficiárias do “programa bolsa família", EXCETO:

a) Comparecer às consultas preconizadas pelo Ministério da Saúde na realização do pré- natal.
b) Participar das atividades educativas sobre o aleitamento materno.
c) Levar a criança à Unidade de Saúde para realização do acompanhamento do desenvolvimento e crescimento de acordo com a preconização do Ministério da Saúde.
d) Realizar a inscrição no pré- natal.
9 -

O agente comunitário é responsável pelo cadastramento de todas as famílias da sua microárea. Alguns cuidados são essenciais para o sucesso de seu trabalho. Assinale a resposta INCORRETA.

a) Cada família deve ter um único formulário preenchido, não importa o número de pessoas que residem na mesma casa.
b) Todas as informações que o agente comunitário conseguir será útil para planejar o seu trabalho.
c) Toda informação sobre a família deverá ser anotada no caderno do agente comunitário de saúde para que possa discutir com os outros membros da equipe.
d) A ficha de cadastramento deve permanecer na unidade de saúde e o agente comunitário fará o planejamento das ações junto com toda a equipe.
10 -

A constituição mínima da equipe da Estratégia de Saúde da família contempla os seguintes profissionais, EXCETO:

a) Médico;
b) Enfermeiro;
c) Agente comunitário de saúde;
d) Dentista.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.