ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina HRTN (Hospital Risoleta Tolentino Neves) - Técnico de Enfermagem do Trabalho - FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Universidade Federal de Minas Gerais) - 2018

Informática
1 -

No sistema operacional Windows 10, pastas são utilizadas para organizar arquivos. São propriedades alteráveis nas pastas do Windows, exceto:

a) a definição de um nome para a pasta.
b) a definição de um tamanho para a pasta.
c) a definição do compartilhamento para a pasta.
d) a definição de um ícone para a pasta.
Enfermagem
2 -

Considerando os princípios gerais da segurança do trabalho, são obrigações do trabalhador, exceto:

a) Cumprir as prescrições de segurança e de saúde estabelecidas nas disposições legais e em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, bem como as instruções determinadas com esse fim pelo empregador.
b) Adquirir os dispositivos de uso individual destinados a preservar e proteger a sua integridade física sem onerar a empresa, visando a própria segurança.
c) Cooperar ativamente na empresa para a melhoria do sistema de segurança e de saúde no trabalho, tomando ciência das informações prestadas pelo empregador e comparecendo aos exames e às consultas agendadas pelo médico do trabalho.
d) Na vigência de perigo grave e iminente, adotar as medidas e instruções previamente estabelecidas para tal situação, cumprindo o dever de acionar, assim que possível, o superior hierárquico ou os trabalhadores responsáveis por funções específicas sobre a segurança e a saúde no local de trabalho.
3 -

A Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto quanto uma doença ocupacional. O prazo para a empresa fazer a comunicação da CAT é

a) imediato à ocorrência.
b) até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
c) até o primeiro dia útil do mês subsequente do atestado.
d) até o quinto dia útil após a entrega do atestado médico pelo empregado.
4 -

O documento que deve ser emitido pelo médico, a cada exame ocupacional realizado, de acordo com a NR 7, sendo que uma via fica arquivada na empresa e a outra é entregue ao trabalhador é o

a) Perfil Profissiográfico Previdenciário.
b) Atestado de Saúde Ocupacional.
c) Relatório Médico de Saúde.
d) Atestado Médico de Saúde Preventiva.
5 -

Em relação aos procedimentos relacionados à Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, assinale a alternativa incorreta.

a) A CAT inicial irá se referir a acidente de trabalho típico, trajeto, doença profissional, do trabalho ou óbito imediato.
b) A CAT de reabertura será utilizada para casos de afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou de doença profissional ou do trabalho.
c) O registro da CAT, quando efetuado pelo próprio trabalhador após o prazo, irá excluir a possibilidade da aplicação da multa à empresa.
d) Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública poderão efetivar a qualquer tempo o registro desse instrumento junto à Previdência Social.
6 -

Os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho são causas de uma quantidade relevante de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas. Considerando tal fato, torna-se imprescindível investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores. Sobre a classificação dos riscos, podem ser classificados como riscos físicos ambientais aqueles

a) associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de micro-organismos.
b) que são representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações (ionizantes e não ionizantes), frio, calor, pressões anormais e umidade.
c) que são identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos.
d) ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse.
7 -

Considere que um jovem de 25 anos de idade, participante de um treinamento de brigadista de incêndio, durante um treinamento, foi colocado como vítima em decúbito dorsal. Após alguns minutos, o técnico de enfermagem notou que a vítima apresentava um quadro de ortopneia. Diante do exposto e considerando que o participante realiza tratamento de bronquite crônica, qual procedimento inicial deverá ser efetuado até a chegada de um suporte de vida?

a) Manter o jovem em decúbito dorsal e afrouxar as vestes.
b) Elevar os membros inferiores.
c) Elevar o tronco e posicioná-lo assentado.
d) Realizar a manobra de elevação da mandíbula com controle cervical.
8 -

A NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – estabelece a obrigatoriedade da realização dos exames médicos nas seguintes ocasiões:

a) na admissão e na demissão de colaborador de função com baixo grau de risco.
b) quando é solicitado pelo setor de Recursos Humanos por alguma suspeita ou amostragem e sempre no retorno de férias.
c) na admissão, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e na demissão.
d) na contratação, na demissão e nas solicitações do encarregado do setor, classificado com elevado grau de risco.
9 -

Acidente de trabalho é definido como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária. Considerando a classificação dos acidentes de trabalho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Acidente típico é o tipo mais comum; ocorre dentro da empresa durante o horário de expediente. ( ) Acidente de trajeto é aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho e vice-versa. ( ) Doenças adquiridas antes da entrada na empresa são consideradas acidentes atípicos. ( ) As doenças profissionais são classificadas de acordo com a lei em acidentes típicos. Assinale a sequência correta.

a) V V F F
b) V V F V
c) F V F V
d) V F V F
10 -

Considerando a Norma Regulamentadora 32, é correto afirmar que

a) todo local onde exista possibilidade de exposição a agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
b) os quartos ou enfermarias destinadas ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem contar com, no mínimo, um lavatório no corredor em frente à porta.
c) o uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes da colocação das mesmas.
d) é facultativo ao empregado o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.