ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) - Assistente em Administração - CEPS-UFPA (Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Nos trechos “Quase um terço dos alunos passava por isso ocasionalmente" (linhas 13 e 14) e “O que acontece no bullying (de verdade) é parecido com isso" (linha 34), o pronome isso se refere, respectivamente, a

a) violência na escola e desamparo aprendido.
b) aprender a pular e violência na escola.
c) desamparo aprendido e aprender a pular.
d) ganho de popularidade e desamparo aprendido.
e) violência na escola e perda do significado original.
2 -

Pode-se concluir da leitura do texto que

a)

criança que sofre bullying tem poucas chances de desenvolver depressão.

b)

o bullying, quando ocorre, não deixa sequelas na vida das pessoas que sofrem essa violência.

c)

criança que sofre bullying desenvolve o desamparo aprendido, podendo se tornar um adulto depressivo.

d)

bullying é uma questão de ponto de vista: o que é bullying para uns pode não ser para outros.

e)

há um exagero nos dias de hoje, porque toda brincadeira é chamada de bullying.

Legislação Federal
3 -

Estabelece o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, tem as seguintes finalidades:

a) I – melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; II – desenvolvimento permanente do servidor público; III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; IV – divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; V – racionalização e efetividade dos gastos com capacitação, somente.
b) I – melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; II - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; III – divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; IV – racionalização e efetividade dos gastos com capacitação, somente.
c) I – desenvolvimento permanente do servidor público; II - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; III – divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; IV – racionalização e efetividade dos gastos com capacitação, somente.
d) I – melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; II – desenvolvimento permanente do servidor público; III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; IV – racionalização e efetividade dos gastos com capacitação, somente.
e) I – melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; II – desenvolvimento permanente do servidor público; III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; IV – divulgação e gerenciamento das ações de capacitação, somente.
4 -

O Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS – e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor. Sobre o Decreto nº 6.833/2009 é correto afirmar que

a) a unidade SIASS poderá ofertar cursos de capacitação, previstos neste Decreto, mediante convênio com escolas de governo ou desde que reconhecidas pelo Ministério da Educação.
b) os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão incluir em seus planos de saúde e qualidade de vida ações voltadas à habilitação de seus servidores para o exercício de cargos de direção e assessoramento superiores.
c) a edição e a alteração das normas relativas ao atendimento dos usuários dos serviços de saúde observarão os princípios da eficiência e da economicidade e considerarão os efeitos práticos tanto para a administração pública federal quanto para os usuários.
d) a administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes poderão adquirir planos de saúde e contratar serviços considerando critérios e práticas de sustentabilidade objetivamente definidos no instrumento convocatório.
e) a força de trabalho do SIASS será formada exclusivamente por servidores federais, ficando vedadas a terceirização de mão-de-obra e a contratação de pessoal por tempo determinado.
Administração Geral
5 -

Atualmente, em muitas organizações públicas brasileiras, as unidades responsáveis pela gestão de pessoas ainda realizam exclusivamente as atividades relacionadas a folha de pagamento, cadastro, aposentadoria e pensão e, em algumas organizações, desenvolvem ações pontuais de treinamento e desenvolvimento. Para a mudança do modelo que considera apenas a administração de pessoal pelo modelo de gestão estratégica de pessoas, alguns aspectos precisam ser incluídos como diretrizes de uma política de gestão estratégica de pessoas. Quanto a esses aspectos, analise as afirmativas a seguir: I A definição de critérios para a criação de carreiras que estimulem o desenvolvimento profissional e o desempenho. II A realização de concursos baseados apenas em cargos, e não em competências. III A integração da avaliação de desempenho à identificação das necessidades de capacitação. IV O estabelecimento de iniciativas de estímulo ao reconhecimento e valorização com base no desempenho do servidor. V A identificação de necessidades de capacitação que considerem exclusivamente as demandas do Plano de Logística Sustentável da organização. Está correto o que se afirma em

a) I e II, somente.
b) I, II e III.
c) II, IV e V.
d) I, III e IV.
e) IV e V, somente.
6 -

A unidade de Planejamento de uma Instituição de Ensino Superior precisa fazer a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização. Para isso, é necessário adotar o(a)

a) fluxograma.
b) plano de trabalho.
c) matriz de competências.
d) organograma.
e) cronograma.
7 -

Existem vários tipos de gráficos, mas o gráfico de processamento, por excelência, para trabalhos de análise administrativa, é o fluxograma. As vantagens dos fluxogramas são diversas. Sobre essas vantagens, analise os itens a seguir: I Proporciona o rápido entendimento de qualquer alteração que se proponha nos sistemas existentes. II Fornece a energia para se tomar iniciativas, traçar planos e acompanhar resultados. III Promove a participação intensiva junto às organizações com vistas a influenciar na regulamentação do setor. IV Permite verificar como funcionam, realmente, todos os componentes de um sistema mecanizado ou não, facilitando a sua análise. Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) II e III, somente.
c) I e III, somente.
d) II e IV.
e) I e IV.
8 -

A gestão de desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente utilizadas para a avaliação de desempenho. Quanto ao modelo de gestão de desempenho, pode-se afirmar que

a) pode empregar indicadores relacionados tanto ao resultado do trabalho como ao comportamento ou processo utilizado para alcançá-lo.
b) seu modelo envolve jogos de grupo com situações estruturadas, relativas ou não ao cargo, nas quais os integrantes interagem.
c) implica a geração de novos conhecimentos e metodologias, criando novos produtos ou serviços com base em situações não rotineiras.
d) seu processo é a força de influenciar derivada de talentos especiais, conhecimento e experiência em uma ou mais áreas de informações atrativas para os liderados.
e) seu modelo adota um conceito de objetividade e precisão nas previsões tradicionais, que só considera variáveis ou fenômenos passíveis de quantificação.
Administração Pública
9 -

Em uma organização pública, especificamente em uma Instituição de Ensino Superior, a unidade de Planejamento necessita criar um Escritório de Projetos. Para isso, deve-se pensar na equipe que irá compor este escritório. Nesse momento, a unidade de gestão de pessoas é acionada e começa a seleção de alguns profissionais, que ainda precisam participar de capacitação sobre gerenciamento de projetos. Esta capacitação pretende abordar conceitos sobre projetos e as suas fases. A respeito das fases de um projeto, pode-se afirmar que

a) as fases de execução e controle são um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização.
b) a fase de encerramento é a capacidade de buscar novas energias e obter novas reservas que permitem a sobrevivência do sistema.
c) a fase de iniciação inclui identificação de necessidades, estabelecimento da viabilidade, procura das alternativas, desenvolvimento de orçamentos e cronogramas iniciais, nomeação da equipe e preparação da proposta.
d) a fase de planejamento envolve concepção de uma ideia, tradução para um código ou linguagem apropriada, transmissão pelo meio certo e monitoramento do esforço do receptor.
e) a fase de encerramento admite que a maioria das pessoas prefere ser orientada, uma vez que não estão interessadas em assumir responsabilidades e estão buscando segurança.
10 -

Um servidor técnico-administrativo do cargo de Assistente em Administração foi lotado na unidade de Registro Acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior. Ao iniciar o seu exercício no cargo, a sua chefia informou-o sobre a necessidade de participar de capacitação na temática “Atendimento ao Cidadão". Ao iniciar a capacitação, uma das primeiras leituras realizadas foi sobre o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, que, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Segundo o artigo 5º, sobre as práticas no atendimento aos usuários dos serviços públicos, os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que se deve

a) adotar a padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos congêneres.
b) adequar as competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual.
c) realizar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive planilhas e textos, de fácil acesso.
d) articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional.
e) apurar, mediante denúncia ou ofício, condutas em desacordo com as normas nele previstas, quando praticadas pelas autoridades a ele submetidas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.