ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) - Médico Veterinário - CEPS-UFPA (Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O texto de Igor Natusch aborda a “reencarnação” sem, contudo, se comprometer com a sua existência. Verifica-se esse fato em trechos como

a)

“Hulme não nutria maior interesse por história e jurava não ter ideia da origem de suas visões." (linhas 3 e 4)

b)

“De todos os cantos do globo, encontrou na Ásia o terreno mais fértil." (linhas 18 e 19)

c)

“Mesmo no mundo ocidental, uma boa parcela da população acredita em reencarnações,..." (linhas 26 e 27)

d)

“Nas cidades do Ocidente, em especial no Brasil, a doutrina espírita tem grande penetração,..." (linha 30)

e)

“Mas alguns aspectos de supostas vidas passadas ainda são desconcertantes para a ciência." (linha 51)

2 -

Em relação à ciência, infere-se da leitura do texto que

a)

a xenoglossia é prova definitiva de que a reencarnação é uma realidade.

b)

nenhum cientista se dedica a pesquisar esse assunto.

c)

todos os fatos alegados como prova da reencarnação são passíveis de serem refutados pela ciência.

d)

os indícios de vidas passadas, como sinais de nascença e tumores, são provas científicas da reencarnação.

3 -

De acordo com o texto, a crença em reencarnação

a)

é recente na história da humanidade.

b)

é rejeitada por hinduístas e budistas.

c)

não encontrou espaço no mundo ocidental.

d)

é antiga e surgiu de forma independente em diferentes culturas.

e)

apareceu com o surgimento do espiritismo na França do século 19.

4 -

A palavra que, no texto, pode ser substituída por enraizado/a (s) sem prejuízo para o significado é

a)

recorrente (linha 2).

b)

fértil (linha 19).

c)

arraigada (linha 19).

d)

genuínas (linha 13).

e)

físicos (linha 43).

5 -

A expressão idiomática coçando a cabeça, que aparece no trecho “deixa pesquisadores coçando a cabeça até hoje" (linha 26), informa que os cientistas

a)

continuam duvidando da existência da reencarnação.

b)

continuam intrigados com o caso de Swarnlata.

c)

consideram impossível comprovar os relatos de Swarnlata.

d)

comemoram os resultados das pesquisas sobre reencarnação.

e)

ficam surpresos até hoje diante da naturalidade dos relatos de Swarnlata.

Direito Administrativo
6 -

O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Para fins deste Decreto, são instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:

a) I – plano bianual de capacitação; II – relatório de execução do plano anual de capacitação; tão-somente.
b) I – plano trianual de capacitação; II – relatório de execução do plano anual de capacitação; e III – sistema de gestão por competência.
c) I – plano semestral de capacitação; II – relatório de execução do plano anual de capacitação; e III – sistema de gestão por competência.
d) I – plano anual de capacitação; II – relatório de execução do plano anual de capacitação; e III – sistema de gestão por competência.
e) I – plano mensal de capacitação; II – relatório de execução do plano anual de capacitação; e III – sistema de gestão por competência.
Legislação Federal
7 -

O Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. No atendimento aos usuários dos serviços públicos, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal observarão as seguintes práticas:

a) I – gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania, nos termos da Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996; II – padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos congêneres; e III – vedação de recusa de recebimento de requerimentos pelos serviços de protocolo, exceto quando o órgão ou a entidade for manifestamente incompetente.
b) I – gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania, nos termos da Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996; e II – padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos, exclusivamente.
c) I – gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania, nos termos da Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996; e II – vedação de recusa de recebimento de requerimentos pelos serviços de protocolo, exceto quando o órgão ou a entidade for manifestamente incompetente, exclusivamente.
d) I – padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos; e II – vedação de recusa de recebimento de requerimentos pelos serviços de protocolo, exceto quando o órgão ou a entidade for manifestamente incompetente, exclusivamente.
e) I – gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania, nos termos da Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996; II – sem a necessidade de padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos; e III – vedação de recusa de recebimento de requerimentos pelos serviços de protocolo, exceto quando o órgão ou a entidade for manifestamente incompetente.
Sem disciplina
8 -

Em relacão às afecções cirúrgicas do sistema digestório, analise as afirmativas abaixo. I Mucocele salivar é uma coleção de saliva secretada por glândulas ou ductos salivares lesionados que são envolvidos por tecido de granulação. II Queiloplastia é realizada para alterar a forma do lábio, geralmente para reduzir a salivação. III Maxilectomia é a remoção cirúrgica de uma parte da mandíbula. IV O termo tonsilectomia é a excisão de uma ou ambas as tonsilas. Estão corretas

a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, somente.
c) II e III, somente.
d) I e IV, somente.
e) II e IV, somente.
9 -

Em relacão às cirurgias da cavidade oral, analise as afirmativas abaixo. I O fechamento com alta tensão é imprescindível para evitar a deiscência da ferida e fístula oronasal subsequente. II As margens limpas do tecido devem ser aposicionadas com um fechamento em duas camadas em um padrão de sutura aposicional. III Pode-se realizar a oclusão temporária da artéria carótida antes da maxilectomia para minimizar a perda de sangue. IV A maxilectomia é frequentemente realizada para ressecção de neoplasia oral. Estão corretas

a) I, II, III e IV.
b) I e IV, somente.
c) II e III, somente.
d) II e IV, somente.
e) II, III e IV, somente.
10 -

Assinale a afirmativa correta.

a) A cavidade oral e a orofaringe cicatrizam mais rapidamente que a pele devido à atividade fagocítica e à epitelização na mucosa serem mais extensas.
b) A amputação de mais de 30% da língua rostral de gatos é incompatível com a vida.
c) A glossectomia é classificada como parcial quando envolve toda a língua livre e parte do genioglosso.
d) Adenocarcinoma é o tipo de neoplasia mais comum das tonsilas de cães.
e) Após mandibulectomias, a queiloplastia deve ser feita por remoção das junções mucocutâneas dos lábios superior e inferior ao nível do terceiro dente molar de cães.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.