ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFPA (Universidade Federal do Pará) - Assistente Social - CEPS-UFPA (Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O texto de Rubem Alves fala, metaforicamente, de dois olhos que possuiríamos para ver os dois mundos distintos que caracterizam a nossa existência. Nessa perspectiva, o primeiro olho é aquele que vê o mundo

a) das verdades religiosas.
b) das verdades científicas.
c) dos sonhos e da fantasia.
d) da poesia e da beleza.
e) das coisas inexistentes.
2 -

A palavra olho(s) é empregada em sentido figurado, no trecho

a) “No consultório do oftalmologista estava uma gravura com o corte anatômico do olho.” (linha 4)
b) “Olhando apaixonado os seus olhos e esquecido da gravura pendurada na parede do seu consultório,...” (linha 6)
c) “Mas os olhos da sua amada o transformaram em poeta.” (linha 8)
d) “E os olhos não são peixes ...” (linha 18)
e) “Elas não são, existem não existindo, como sonhos, e só podem ser vistas com o “segundo olho”. (linhas 25 e 26 )
3 -

A palavra anomalia (linha 21) pode ser substituída, sem prejuízo de significado, por

a) deformidade.
b) normalidade.
c) regularidade.
d) igualdade.
e) paridade.
4 -

No trecho “Acontece que nós seres humanos sofremos de uma “anomalia": não conseguimos viver no mundo da verdade, no mundo como ele é." (linhas 21 e 22), os dois pontos foram empregados para

a) introduzir uma explicação.
b) introduzir um discurso de forma direta.
c) destacar trechos considerados importantes.
d) introduzir um discurso de forma indireta.
e) dar ênfase a uma expressão em linguagem figurada.
5 -

No trecho “A ciência também é um jogo de palavras.” (linha 19), a palavra também expressa a ideia de

a) exclusão.
b) condição.
c) inclusão.
d) contradição.
e) conformidade.
6 -

O pronome eles, no trecho “Mas eles me fazem sentir amoravelmente ligado a este mundo maravilhoso em que vivo...” (linhas 37 e 38), se refere a

a) sonhos.
b) parábolas.
c) cientistas.
d) sonho e poesia.
e) poemas da Criação.
7 -

As coisas que não existem e que só são vistas pelo segundo olho são importantes porque

a) têm poder para mudar o mundo.
b) são expressas por meio de jogos de linguagem.
c) falam do mundo como ele é.
d) são coisas efêmeras que desaparecem.
e) não são vistas pelos burocratas da religião.

Texto II

8 -

A palavra se é empregada várias vezes no texto com sentidos diferentes. Essa palavra indica a ideia de condição no trecho

a)

“Naquela noite, o mesmo oftalmologista foi se encontrar com sua bem-amada.” (linha 5)

b)

“O que se espera de uma piada é que ela provoque riso.” (linhas 11 e 12)

c)

“...ela teria se afogado.” (linha 17)

d)

“E não se pode perguntar a um poema ...” (linhas 31 e 32)

e)

“Não haveria conflitos se o primeiro olho visse bem as coisas do seu lugar, ...” (linha 46)

Direito Administrativo
9 -

De acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

a) I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – manutenção da essência das atribuições do cargo; IV – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; e V – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional, exclusivamente.
b) I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – manutenção da essência das atribuições do cargo; IV – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e VI – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.
c) I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – manutenção da essência das atribuições do cargo; IV – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; e V – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade, exclusivamente.
d) I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; IV – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e V – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade, exclusivamente.
e) I – equivalência de vencimentos; II – manutenção da essência das atribuições do cargo; III – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; IV – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e V – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade, exclusivamente.
10 -

Em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, aptidão física e mental e o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo fazem parte dos requisitos básicos para investidura em cargo público. Os demais requisitos são

a) I – o gozo dos direitos políticos; II – a nacionalidade brasileira; e III – a idade mínima de dezoito anos, somente.
b) I – a quitação com as obrigações militares e eleitorais; II – a nacionalidade brasileira; e III – a idade mínima de dezoito anos, somente.
c) I – a quitação com as obrigações militares e eleitorais; II – o gozo dos direitos políticos; e III – a idade mínima de dezoito anos, somente.
d) I – a quitação com as obrigações militares e eleitorais; II – o gozo dos direitos políticos; e III – a nacionalidade brasileira, somente.
e) I – a quitação com as obrigações militares e eleitorais; II – o gozo dos direitos políticos; III – a nacionalidade brasileira; e IV – a idade mínima de dezoito anos.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.