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Informações da Prova Questões por Disciplina CL-DF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) - Técnico Legislativo - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Língua Portuguesa
1 -

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

Considere as afirmações abaixo.

I. Identifica-se noção de finalidade na oração que inicia o 3º parágrafo.

II. No 10º parágrafo, o autor, ao avaliar os contos do escritor Rodrigo Lacerda, aponta para o fato de que, embora representem com maestria certas questões estritamente nacionais, furtam-se a abordar questões universais, concernentes à condição humana.

III. Depreende-se do texto que o conto, gênero instaurado no país pelo escritor Machado de Assis, é mais fácil de ser elaborado do que o romance devido à sua curta extensão.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) II e III.
c) I e III.
d) II.
e) I e II.
2 -

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

Ao se transpor a frase Nunca me senti tão só, querida, como na tua companhia (3º parágrafo) para o discurso indireto, o trecho sublinhado assumirá a seguinte forma:

a) se sentiria
b) sentiu-se
c) se sentira
d) estaria sentindo-me
e) estava se sentindo
3 -

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

Considerando-se o contexto, está correto o que se afirma em:


a)

Os termos sublinhados em que quebram qualquer preconceito eventual que se tenha contra o gênero (6º parágrafo) constituem, respectivamente, um pronome e uma conjunção que introduz oração com função de predicativo.

b) Eliminando-se o verbo “tentar” da frase Já se tentou explicar em fórmulas narrativas a diferença entre um conto, uma novela e um romance..., sem que nenhuma outra modificação seja feita, o verbo “explicar” deve assumir a seguinte forma: explicaram.
c) No segmento Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto..., o pronome “que” pode ser substituído por “onde”.
d) Uma redação alternativa gramaticalmente correta para a frase Temos aí dois personagens, um diálogo implícito e uma intriga tensa..., na qual se eliminam traços de informalidade, é: Na obra, apresenta-se dois personagens, um diálogo implícito e uma intriga tensa...
e)

Sem prejuízo do sentido original, a expressão “que nem", no segmento que nem o marido da minha professora (8º parágrafo), pode ser substituída por “como".

4 -

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

O segmento sublinhado em Para mim, é mais fácil escrever um romance de 200 páginas... (1º parágrafo) exerce a mesma função sintática do segmento sublinhado em:

a)

... o leitor, que não precisa de teoria, sabe exatamente...

b)

... acabo de ler dois ótimos livros de contos...

c)

O atávico país rural (...) explode em todos os poros da cidade moderna.

d)

... “é tudo uma engrenagem muito maior".

e)

Essa é uma questão comercial...

5 -

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

Ao se modificar a pontuação do texto, a frase que permanece correta, mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, está em:

a) Os contos [...] formam uma espécie de painel do "Brasil profundo"; a gigantesca classe média pobre que, luta para sobreviver, espremida em todo canto do país, entre os sonhos e a violência.
b) ... por ser um gênero curto, o conto é: também, por parecer fácil, uma perigosa porta aberta, em que cabe tudo, de cambulhada.
c) Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto, já no seu primeiro instante a aparente facilidade do conto, vem destroçando vocações.
d) Já se tentou explicar, em fórmulas narrativas, a diferença entre um conto, uma novela e um romance...
e) O atávico, país rural, com o seu inesgotável atraso explode, em todos os poros, da cidade moderna.
6 -

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

Está gramaticalmente correta a redação do seguinte comentário:

a) Tezza, autor que confessa ter inveja dos bons contistas, consideram romances de 200 páginas mais fáceis de serem escritos do que um conto de duas.
b) Por se deixarem influenciar pela ideia de que os leitores não apreciam tal gênero, vê-se editores que não se interessam em publicar contos.
c) O critério do tamanho prossegue invencível para o leitor que, alheio à fórmulas narrativas, sabe se tratar de um conto a obra de breve leitura.
d) De apenas uma frase, o conto de Dalton Trevisan, foi arbitrariamente escolhido por Tezza como ponto de partida para determinar certas características que um conto deveria apresentar.
e)

Após a publicação de Flores Artificiais, Luiz Ruffato consagrou-se como um notável autor de contos, fenômeno que se repetiu com o lançamento de A Cidade Dorme.

7 -

Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.

Depreende-se da leitura da fábula a seguinte moral:

a) Aqueles que costuram maquinações contra os vizinhos são eles próprios os primeiros a cair em desgraça.
b) O amor pelas honrarias turva a mente das pessoas, levando-as a subestimarem as consequências dos perigos.
c) Aqueles que se fiam no próximo sem mais nem menos aceitam abrir mão de seus privilégios específicos e, depois, se tornam presas fáceis daqueles que anteriormente os temiam.
d) Aqueles que gostam de lutar contra superiores tornam-se vítimas do fracasso e também de zombarias.
e) Uma pessoa que se entrega à cobiça e comete injustiça contra os mais fracos, quando menos espera, lança-se contra um mais forte e, então, pagará também os males que praticou anteriormente.
8 -

Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.

Ao se transpor para o discurso direto o trecho ela perguntou se tinham visto uma corça sangrando, a locução verbal “tinha visto" assume a seguinte forma:

a) viram.
b) veem.
c) veriam.
d) viam.
e) vissem.
9 -

Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.

A raposa a encontrou esbaforida e parou diante dela com a maior cara de pau. Indignada, a corça arrepiou o pelo e disse:

“Nunca mais você me pega, sua peste! E se chegar perto de mim, não sairá viva! Vá raposinhar com outros, inexperientes, estimulando-os a se tornarem reis!" (3º parágrafo)

No trecho transcrito, os termos destacados constituem, respectivamente,

a)

pronome − pronome − artigo e artigo.

b)

artigo − artigo − pronome e artigo.

c)

pronome − artigo − pronome e preposição.

d)

preposição − artigo − pronome e preposição.

e)

artigo − pronome − artigo e preposição.

10 -

Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.

Verifica-se o emprego de vírgula para indicar elipse do verbo no seguinte trecho:

a) “O javali é sem juízo”, afirmava ele, “o urso, balofo”...
b) Com essas palavras, a corça ficou toda cheia de si e foi à caverna, ignorando o que ia acontecer.
c) Você sabe que o leão, nosso rei, é meu vizinho.
d) “Contudo, vou lhe dar esse apoio”, disse a raposa.
e) Mas venha, não se deixe sugestionar por nada, comporte-se como um cordeiro.

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