ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEDUC-CE (Secretaria de Educação do Estado do Ceará) - Professor - Geografia - UECE - CEV (Universidade Estadual do Ceará - Comissão Executiva do Vestibular) - 2018

Pedagogia
1 -

A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada

a) um benefício de governos democráticos.
b) uma expectativa de muitas famílias.
c) um direito a ser garantido a todo cidadão.
d) um projeto social dos mais esclarecidos.
2 -

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 5, 3, 4, 2.
b) 3, 4, 5, 1, 2.
c) 4, 5, 2, 1, 3.
d) 1, 4, 2, 5, 3.
3 -

A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:

a) Educação Popular e Abordagens de Cunho Tecnicista.
b) Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e Educação Popular.
c) Neo-marxismo e Teorias da Reprodução.
d) Teorias da Reprodução e Marxismo Culturalista.
4 -

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III apenas.
b) I, II, III e IV.
c) II, III e IV apenas.
d) I, III e IV apenas.
5 -

Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de

a) orientar para o desenvolvimento de competências conceituais.
b) favorecer os automatismos relacionados com o contexto tecnológico.
c) possibilitar o desenvolvimento de atividades que valorizam a participação e escuta dos jovens.
d) fortalecer atitudes reprodutivas das práticas curriculares.
6 -

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em

a) I e IV.
b) II e IV.
c) I e III.
d) II e III.
7 -

A avaliação institucional consiste em um processo de aperfeiçoamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva, assinale a opção que corresponde a um princípio básico da avaliação institucional.

a) Participação restrita ao corpo docente e núcleo gestor.
b) Adesão manifestada clara e individualmente pelo Gestor Escolar.
c) Respeito à identidade da escola.
d) Processo avaliativo construído por agentes externos à escola.
8 -

O ensino médio integrado é caracterizado pela integração da

a) cultura geral com a educação tecnológica.
b) educação geral com a educação profissional.
c) educação geral com o ensino em tempo integral.
d) educação propedêutica com a cultura geral.
9 -

Por determinação da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), incumbe ao Estado do Ceará

a)

autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino de seus municípios.

b)

elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios.

c)

oferecer, em caráter suplementar, a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.

d)

prestar assistência técnica e financeira aos municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função supletiva.

10 -

À luz das normas legais, relativas à educação nacional, é correto afirmar que

a) a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais.
b) o direito à educação infantil será assegurado às crianças até o término do ano letivo em que completarem sete anos de idade.
c) é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental.
d) o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.