ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Blumenau - SC (Prefeitura Municipal de Blumenau) - Professor - Português - FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) - 2018

Língua Portuguesa
1 -

Fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio desse recurso, ocorre a concatenação das ideias do texto, ou seja, a forma-ção de uma cadeia de ideias. Estamos falando de:

a) Concepções de linguagem.
b) Coerência.
c) Elementos da comunicação.
d) Concordância verbal.
e) Concordância nominal.
2 -

Analise as afirmativas a seguir com base na temática ortografia: I- Loquaz. II- Empedernido. III- Alvíssaras. IV- Dijuntor. V- Espesso. Agora, assinale a opção correta:

a) Apenas o item I está incorreto.
b) Apenas o item IV está incorreto.
c) Apenas o item II está incorreto.
d) Apenas o item III está incorreto.
e) Apenas o item V está incorreto.
3 -

A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:

a) Apenas os itens I e III estão corretos.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.
d) Apenas o item I está correto.
e) Apenas o item II está correto.
4 -

De acordo com as classes gramaticais, analise o trecho do texto a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A palavra VEJO (1ª linha) é um verbo conjugado no modo indicativo e no tempo presente.

( ) A palavra IMEDIATAMENTE (1ªlinha) é um advérbio.

( ) A palavra JOGAREI (6ª linha) é um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.

( ) A palavra FICAREI (6ª linha) é um verbo foneticamente irregular, com uma pequena irregularidade tam-bém na sua estrutura formal.

Agora, assinale a alternativa correta:

a) F – V – V – F.
b) V – F – V – V.
c) F – V – F – V.
d) V – V – F – F.
e) V – V – V – V.
5 -

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

a) Apenas os itens II e IV estão corretos.
b) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
c) Apenas o item IV está incorreto.
d) Os itens I, II, III e IV estão corretos.
e) Apenas o item III está incorreto.
6 -

Utilizando como exemplo a palavra “anti-inflamatório”, algumas regras sobre a hifenização se alteraram com o Novo Acordo Ortográfico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto ao uso ou não do hífen, de acordo com as regras vigentes:

a) Contra-regra.
b) Superrealista.
c) Re-edição.
d) Semicírculo.
e) Extra-oficial.
7 -

Um antônimo para a palavra “perturbador" encontramos na alternativa:

a) Conciliador.
b) Agitador.
c) Intrigante.
d) Rixoso.
e) Sedicioso.
8 -

Após o acordo ortográfico de 2009, sabe-se que algumas regras do uso do hífen se alteraram. Analise as afir-mativas a seguir e assinale a opção correta, de acordo com as regras vigentes:

a) Micro-ondas.
b) Auto-aprendizagem.
c) Superhumano.
d) Exaluno.
e) Co-operativa.
9 -

Sobre o tema pontuação, analise a afirmativa a seguir: O que faço, minha prima, aceito ou não a proposta? Agora, assinale a opção correta quanto à regra do uso da vírgula na frase acima:

a) Indicar que uma palavra foi suprimida.
b) Isolar o aposto.
c) Isolar o vocativo.
d) Separar termos de uma mesma função sintática.
e) Isolar complemento verbal.
10 -

A maneira como grafamos algumas palavras podem carregar o significado delas. Analise as afirmativas a seguir sobre ortografia e o significado da palavra: I- Seção: ação ou efeito de secionar, de dividir em partes. II- Sessão: transferência de posse ou direito; ato ou efeito de ceder; cedência, cedimento. III- Cessão: tempo ou período em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo, resolvendo ou deliberando acerca de fatos ou questões. Agora, assinale a opção correta:

a) Apenas o item III está correto.
b) Apenas o item II está correto.
c) Apenas os itens I e II estão corretos.
d) Os itens I, II e III estão corretos.
e) Apenas o item I está correto.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.