ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de São João da Boa Vista - SP (Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista) - Agente Administrativo - IPEFAE (IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas) - 2018

Conhecimentos Gerais
1 -

"O cenário eleitoral de 2018 está imprevisível na disputa presidencial. O alto número de pré-candidatos (são 19, considerando o levantamento de junho do Datafolha) mostra que partidos ainda resistem em fechar alianças enquanto buscam um nome viável para decidir em quem apostar suas fichas. (...). Já os efeitos da estratégia de apostar na candidatura presidencial para alavancar a bancada são duvidosos. Ao menos não há dados que confirmem essa correlação, segundo o cientista político George Avelino, professor do Centro de Política e Economia do Setor Público, da FGV."

Fonte: Nexo Jornal em 24 jun. 2018. Disponível em <https://goo.gl/aRVZVw>

O sistema eleitoral brasileiro para a eleição dos membros da Câmara Baixa do Congresso ocorre por:

a) voto em lista fechada por partido ou coligação.
b) voto proporcional em lista aberta por partido ou coligação.
c) voto distrital por região por partido ou coligação.
d) voto majoritário por unidade federativa por partido ou coligação.
2 -

"Na quinta-feira, 16 de agosto, Madonna Louise Ciccone completou 60 anos. Chega a essa idade, profissionalmente falando, solitária: Michael Jackson e Prince, que assim como ela nasceram em 1958, já não são concorrência. Um cruel paradoxo: dois inimigos das drogas das ruas que se deixaram apanhar pela potente farmacopeia legal; dois gênios afinal vítimas de uma implacável ética do trabalho que Madonna compartilha, mas que soube domesticar. Além disso, ela escolheu melhor no Supermercado Espiritual: a flexível Cabala em vez do milenarismo das Testemunhas de Jeová. Madonna está além do topo. Ela patenteou o modelo de estrelato que atualmente domina o negócio musical: as divas (e aspirantes a divas) que alternam as baladas com as faixas dançantes, responsáveis por espetáculos deslumbrantes, orgulhosas de sua sexualidade."

Fonte: El País, 16 ago. 2018. Disponível em <https://goo.gl/mq2gpZ>

O ano de 2018 marca o aniversário de diversos acontecimentos marcantes na história brasileira e mundial. Dentre eles não podemos citar os:

a) 40 anos da promulgação da Lei do Divórcio no Brasil.
b) 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial na Europa.
c) 30 anos da promulgação da Constituição Federal Brasileira.
d) 50 anos do assassinato de Martin Luther King Jr. nos EUA.
Língua Portuguesa

Texto I

3 -

Na passagem “O certo é que temos observado um inédito questionamento ao império do automóvel”, o uso da 1ª. pessoa do plural confere certa subjetividade para o fragmento. Se o autor optasse por estabelecer maior grau de objetividade e se pluralizasse o termo questionamento, mantendo o mesmo tempo e o mesmo modo verbal, o trecho estaria reescrito segundo a prescrição gramatical da seguinte forma:

a) O certo é que se observariam inéditos questionamentos ao império do automóvel.
b) O certo é que se observa inéditos questionamentos ao império do automóvel.
c) O certo é que se observam inéditos questionamentos ao império do automóvel.
d) O certo é que se observaram inéditos questionamentos ao império do automóvel.
4 -

Em “Agora muitas vozes se levantam contra ele como um grande problema, a perturbar a vida de todos”, o pronome em destaque recupera, por coesão anafórica, o termo:

a) Soberano.
b) Cigarro.
c) Carro.
d) Vozes.
5 -

Assinale a alternativa em que a passagem “(...) será realmente loucura pensar que não assistiremos no século 21 com os veículos de transporte individual ao mesmo que ocorreu no passado com o cigarro? (...)” esteja corretamente reescrita:

a) (...) será realmente loucura pensar que não assistiremos no século 21 com os veículos de transporte individual a mesma coisa que ocorreu no passado com o cigarro?
b) (...) será realmente loucura pensar de que não assistiremos no século 21 com os veículos de transporte individual a mesma coisa que ocorreu no passado com o cigarro?
c) (...) será realmente loucura pensar em que não assistiremos no século 21 com os veículos de transporte individual à mesma coisa que ocorreu no passado com o cigarro?
d) (...) será realmente loucura pensar que não assistiremos no século 21 com os veículos de transporte individual à mesma coisa que ocorreu no passado com o cigarro?
6 -

Na passagem “A publicidade ainda tinha o desplante de vincular o fumo à virilidade e à prática de atividades esportivas”, o termo em destaque poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original e fazendo-se as adaptações necessárias, por:

a) Desfaçatez.
b) Arrogância.
c) Desejo.
d) Cuidado.
7 -

Sobre a passagem “Só em 2011, a pesquisa revelou que o ar contaminado, boa parte dele vindo de escapamentos de veículos, contribuiu para a morte de mais de 17 mil e 400 pessoas", é correto afirmar que:


a) Não há nenhum problema em relação ao sentido, uma vez que em textos informativos a linguagem é, necessariamente, objetiva e clara.
b) Há um ruído de comunicação, e a expressão Só em 2011 deveria ser deslocada para logo após o conectivo que, a fim de desfazer a possibilidade de dupla interpretação do fragmento.
c) Há um ruído de comunicação, mas a mudança de posição da expressão Só em 2011 não resolveria o problema de sentido, pior: tornaria a passagem ainda mais confusa.
d)

O fragmento, da maneira como está redigido, não carrega problema algum de coesão ou de coerência, facilitando, assim, o acesso à informação que pretende veicular.

8 -

Em “Isso, claro, ainda não mudou, mas parece ir por um caminho bem diferente”, o termo em destaque estabelece ideia de:

a) Soma.
b) Conclusão.
c) Finalidade.
d) Oposição.
Matemática
9 -

Durante um curso de formação, o instrutor emitiu a seguinte proposição:

“As guias são todas timbradas ou o relatório não é válido."

Entre as afirmações abaixo, qual é logicamente equivalente?

a) Se as guias são todas timbradas, então o relatório não é válido.
b) Se as guias não são todas timbradas, então o relatório é válido.
c) Se o relatório é valido, então as guias são todas timbradas.
d) As guias não são todas timbradas e o relatório é válido.
10 -

Observe a sequência de imagens abaixo e responda.

Qual figura ocupa a posição 5 desta sequência?

a)

b)

c)

d)

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.