ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) - Atendente - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

1 -

Na entrevista, Mona Suhrbier defende o argumento de que

a) as pessoas, quando desenvolvem critérios de apreciação de acordo com a cultura em que estão inseridas, podem apreciar a arte sem opiniões preconcebidas.
b) a arte nacional costuma ser marcada pelo folclore, ainda que tal identificação não seja aceita pelos que desejam se pautar em paradigmas europeus.
c) a arte indígena, ainda que não seja identificada como arte nacional, deve ter seu lugar de apreciação salvaguardado em instituições como o Museu do Folclore.
d) as noções do que seja arte devem libertar-se do modelo europeu, marcado por critérios ditos “ocidentais”, que consideram as outras modalidades artísticas como inferiores.
e) o artesanato feito por mulheres, em regiões como a Amazônia, deve ser exibido em centros urbanos, para servir de inspiração a artistas que se dedicam às técnicas universalmente aceitas.
2 -

As frases abaixo referem-se à pontuação do segundo parágrafo do texto.

I. Em Mas para responder a sua pergunta com uma pequena provocação: arte indígena..., pode-se acrescentar uma vírgula logo após “Mas" e substituir os dois-pontos por vírgula, sem prejuízo da correção.

II. Em ... arte indígena é sempre aquela que não é nacional. É o tipo de arte que..., pode-se substituir o ponto final por dois-pontos, uma vez que se segue uma explicação, fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas.

III. Em É o “folclore", o “artesanato", a vírgula deve-se à inversão da ordem direta dos elementos da frase, que pode assim ser reescrita: O “folclore" é o “artesanato".

Está correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.
3 -

Quanto à ocorrência de crase, é correto afirmar:

a)

Em o mundo da arte aceita com prazer a cerâmica (3º parágrafo), pode ser acrescentado o sinal indicativo de crase ao termo sublinhado, uma vez que a regência do verbo “aceitar" o permite.

b)

Em o mundo da arte aceita com prazer a cerâmica (3º parágrafo), caso o verbo em destaque seja substituído por “prefere", o termo sublinhado deverá ser também substituído por “à".

c)

Em especialista em questões ligadas à Amazônia (1º parágrafo), o sinal de crase pode ser suprimido, uma vez que se trata de uso opcional da preposição “a".

d)

Em o nome da região de que a arte em questão vem (2º parágrafo), caso se substitua o verbo em destaque por “advém", o termo sublinhado terá de ser substituído por “à".

e)

Em E você encontrou uma resposta a essa pergunta? (3º parágrafo), pode-se substituir o segmento sublinhado por “à", do mesmo modo que em para responder a sua pergunta (2º parágrafo).

4 -

Em enquanto um cesto trançado já é mais difícil (3º parágrafo), mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, o termo sublinhado pode ser substituído por:

a) portanto
b) concomitantemente
c) ao passo que
d) ao mesmo tempo em que
e) ainda que
5 -

O verbo em destaque deve sua flexão ao elemento sublinhado em:

a)

trabalhos de mulheres indígenas que vivem em zonas não urbanas têm dificuldade

b)

É o tipo de arte que os países não querem usar para representá-los no exterior.

c)

Quando uma produção deriva de formas de expressão rurais, coloca-se a obra no Museu do Folclore

d)

aí sim ele pode iniciar o caminho para que se torne um artista reconhecido

e)

muito pouco autoquestionamento no que concerne ao que nos marcou esteticamente.

6 -

Acredito que as pessoas, inclusive os especialistas em arte, tendem a julgar como bom aquilo que já conhecem. As pessoas, em sua maioria, não pensam que cresceram em um mundo visual específico. Esse mundo serve como uma espécie de norma.

Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, as frases acima formam um único período, com clareza e correção, em:

a) Acredito que, para além da maior parte das pessoas, os especialistas em arte também não pensam em crescer em um mundo visual específico, do qual serve como uma espécie de norma, na medida em que tendem a julgar como bom aquilo que já conhecem.
b) Acredito que não só a maioria das pessoas, mas também os especialistas em arte não pensam ter crescido em um mundo visual específico, que serve como uma espécie de norma, de maneira que tendem a julgar como bom aquilo que já conhecem.
c) Acredito que as pessoas, em sua maioria e, inclusive, os especialistas em arte que não pensam que cresceram em um mundo visual específico, tendem a usá-lo como norma a julgar como bom aquilo que já conhecem.
d) Esse mundo visual específico, no qual a maioria das pessoas e, inclusive, dos especialistas em arte cresceram, serve-lhes como uma espécie de norma, a tal ponto de que tendem a julgar como bom aquilo que já conhecem.
e) A maioria das pessoas, além dos especialistas em arte, não pensam ter crescido em um mundo visual específico que, tendem a julgar como bom, pois aquilo que já conhecem lhes serve como uma espécie de norma.
7 -

Está correto o que se afirma em:

a)

O acréscimo de uma vírgula imediatamente após "Mas" em Mas se a obra for de autoria de um artista urbano (3º parágrafo) separaria a conjunção da oração por ela introduzida, tornando a frase incorreta.

b)

A frase iniciada por Muitas vezes o próprio material já define (3º parágrafo) introduz um exemplo contrário aos critérios aventados na frase anterior, de modo a sugerir outro ponto de vista.

c)

Em Já me perguntei: por que é que se precisa desse museu? (2º parágrafo), caso se suprimam os dois-pontos e o ponto de interrogação, deverá também se alterar a grafia de “por que" para “porque".

d)

No 3º parágrafo, se as aspas, por um lado, relativizam expressões como “pessoas certas" e “ocidentais", por outro, destacam uma fala hipotética do mundo da arte em “sim, poderia ser arte".

e)

Em por que é que se precisa desse museu? (2º parágrafo), a supressão do segmento sublinhado, por ser expletivo, acarreta erro de sintaxe à frase.

8 -

de que a arte em questão vem (2º parágrafo)

cujo currículo seja adequado (3º parágrafo)

que não conhecem (4º parágrafo)

Os pronomes sublinhados acima referem-se respectivamente a:

a) exposição − artista urbano − especialistas em arte
b) região − autoria − tradições artísticas
c) região − artista urbano − tradições artísticas
d) região − artista urbano − especialistas em arte
e) exposição − autoria − especialistas em arte

Texto II

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

9 -

Conforme o texto,

a) embora, no geral, escritores se caracterizem por ter excepcional clareza sobre o mundo em que vivem, de modo a direcionar suas ações, fazer disso uma regra e cobrar de todos que assim se comportem é próprio da mitificação.
b) a mitificação dos escritores tem como exemplo maior a figura de Sócrates, que, embora eivada de comicidade, é semelhante à trágica figura de Goethe, ambas a compor mitos que obscurecem a verdade de sua real condição.
c) ainda que a mitificação seja corriqueira junto ao público leitor, é claro para os biógrafos o fato de que a obra de arte é uma vitória sobre os erros e acertos da vida cotidiana.
d)

frases como Que decepção, o Fulano. Julgava-o diferente são exemplos da confusão que o público leitor faz entre a obra dos escritores e sua vida particular, passando a adotar esta como parâmetro para mitificá-los.

e) a mitificação dos escritores, tratada como exemplo particular de uma formulação geral feita no início do texto, faz com que muitas vezes eles se tornem reféns da imagem alimentada pelo público e mesmo por seus próprios biógrafos.
10 -

Ao substituir-se o elemento sublinhado pelo que está entre parênteses, o verbo que deverá ser flexionado no plural encontra-se em:

a)

um galo a Asclépio; não te esqueças de pagá-lo (nos)

b)

o fato simples de que a obra de arte, quando acontece (as obras de arte)

c)

A propósito desse fenômeno, que termina por influenciar diretamente a própria obra do escritor (os escritores)

d)

Há, por outro lado, um esforço permanente dos biógrafos (esforços contínuos)

e)

essa vontade idealista do público se reflete frequentemente no escritor (das pessoas)

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.