ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Caxias - MA (Prefeitura Municipal de Caxias) - Assistente Social - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Serviço Social
1 -

São competências para atuação da/o assistente social em empresas, EXCETO:

a) Ter conhecimento para que não deixe sem respostas quem vier buscar informações. Para isso, o profissional de Serviço Social tem que dominar as políticas da empresa, bem como conhecer a rotina de todos os empregados para que possa responder as perguntas que surgirem de forma coerente.
b) Possuir conhecimento sobre as demandas da empresa é o suficiente para atender as requisições feitas pelo empregador e usuários, ou seja, de forma natural, nossa profissão é importante nesta área, o que torna desnecessário investirmos em aperfeiçoamento, pois estamos aptos para trabalharmos com as novas situações postas em nosso cotidiano, para que possamos legitimar nossa prática profissional e preservar nossos espaços de atuação.
c) Manter atmosfera positiva de forma que os usuários, ao procurarem o setor de Serviço Social, sintam-se num ambiente agradável, onde a comunicação é feita de forma horizontal, fluente e clara, com exatidão e agilidade;
d) Trabalhar com cooperação para que sua equipe de trabalho obtenha êxito, através da responsabilidade para com as metas da empresa, buscando sempre melhorar a produtividade e a qualidade.
2 -

São princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, EXCETO:

a) Universalidade/ integralidade;
b) Gestão governamental e ocasional participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social;
c) Descentralização/ hierarquização;
d) Equidade/ precaução.
3 -

Cabe ao assistente social pensar a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica, e fundamentada teoricamente, das derivações ético-políticas do agir profissional. Nessa direção, marque a alternativa que não expressa um princípio do código de ética profissional:

a) Utilização de instrumentos e técnicas apropriados.
b) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população;
c) O aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;
d) Exercício do Serviço Social sem discriminar;
4 -

Em conformidade com o Código de Ética profissional, o Assistente Social, enquanto servidor público deverá:

I. programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente;

II. denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário;

III. contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária;

IV. empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais;

V. empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas III, IV e V estão corretas.
c) Apenas I, III e V estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
5 -

O projeto ético-político do Serviço Social está vinculado às transformações da sociedade, voltado a eleger valores que legitimam a profissão. Para tanto, formula requisitos teóricos, institucionais e práticos para o pleno exercício dos profissionais, direcionados aos interesses da classe trabalhadora ao assumir um questionamento e uma contestação das bases conservadoras ainda presentes na profissão, tendo como valor central a liberdade e estando à favor da equidade e justiça social. Sobre o projeto ético-político do Serviço Social, avalie as afirmativas abaixo: I. Os diversos sujeitos envolvidos no movimento de reconceituação do Serviço Social brasileiro têm chamado os profissionais da área para assumir uma dimensão ético-política, que fortaleça um projeto de sociedade segundo a ordem burguesa de ordenamento, consenso e apaziguamento das refrações da “questão social” e não de superação da mesma. II. Sobre o papel contraditório da profissão, que embora demandada pelo Estado para manter o consenso e fazer a mediação entre as classes, a mesma não é neutra nesse processo e, por isso, opta por um dado projeto societário a partir do seu posicionamento enquanto profissional assalariado, partícipe também da classe que vive do trabalho. III. Numa sociedade de classes, toda prática tem uma dimensão política e, por isso, não existe neutralidade, mas contradições econômicas e políticas que perpassam o antagonismo entre essas classes sociais. Nesse sentido, entende-se que todo projeto profissional - e a prática profissional - é vinculado a um projeto político ou projeto político-profissional. IV. O compromisso dessa profissão se dá pela concretização e afirmação de valores fundantes como a liberdade e a justiça social. V. É necessário estabelecermos vínculos coletivos que fortaleçam e propiciem a reflexão ética capaz de ultrapassar o aparente, levando – nos à essência e, assim, à superação da ordem estabelecida, mas não imutável, visto que, somos sujeitos históricos e, por isso, capazes de mudar o curso desse processo. Estão CORRETAS as alternativas:

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II, IIII e V.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III, IV e V.
6 -

Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se “debatem" em torno de duas concepções, duas teses sobre a natureza e o processo da gênese do Serviço Social. Tais concepções, que podemos com relativa generalização agrupar em suas perspectivas, se comportam como verdadeiras teses. Elas contêm um arsenal heurístico e teórico metodológico que extrapola a mera consideração sobre a gênese do Serviço Social.

Com base no debate teórico‐metodológico e ético‐ político do Serviço Social e as respostas profissionais aos desafios de hoje, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, associando corretamente cada DEFINIÇÃO/TESE às respectivas CARATERÍSTICAS.

Assinale a opção que representa a sequência correta:

a) I – II – II - II.
b) I – II – II - I.
c) I – I – II – I.
d) II – II – I – I.
7 -

Sobre a fase monopolista do capitalismo, imprescindível para o desenvolvimento do Serviço Social, analise as afirmativas abaixo e identifique a INCORRETA:

a) Como solução para as contradições postas pelo capitalismo monopolista - a maximização dos lucros pelo controle dos mercados, tem-se como tentativa de êxito a demanda pelos mecanismos de intervenção extra-econômicos, a refuncionalização e o redimensionamento da instância por excelência do poder extra-econômico, o Estado.
b) O eixo da intervenção estatal na idade do monopólio é direcionado para garantir os superlucros dos monopólios – e, para tanto, como poder político e econômico, o Estado desempenha uma multiplicidade de funções.
c) A gênese do Serviço Social está vinculada a uma estratégia das classes populares de controlar não apenas o espaço público das pessoas, mas também de levar o controle à esfera do privado, à vida cotidiana, à intimidade das pessoas, de controlar a burguesia não apenas na esfera da produção, mas no conjunto da sua vida; portanto, esse profissional deve estar legitimado pela população; esta última deve ser no assistente social o “solucionador” dos seus problemas.
d) A profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à “evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia” nem à “organização da caridade”; vincula-se à dinâmica da ordem monopólica.
8 -

São dimensões objetivas que compõem os processos de trabalho dos assistentes sociais; são dimensões que se complementam e se realizam no cotidiano do exercício profissional. São elas:

a) Gestão de qualidade; Compromisso profissional e ética profissional.
b) Instrumentalidade; Instrumentos e técnicas.
c) Teoria, método e aprimoramento intelectual.
d) Teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
9 -

Sobre a relação teoria e prática no Serviço Social, podemos afirmar que:

a) No contexto das tensões entre teoria/prática, conhecer/agir, programar/executar, o grande desafio se coloca na prática, no agir e no executar.
b) A teoria se transforma em prática imediatamente.
c) Da teoria, podemos criar imediatamente instrumentos para intervenção profissional.
d) Teoria e prática são indivisíveis e isso garante a elas unidade e, ao mesmo tempo, autonomia.
10 -

Além das competências teórico-metodológica e ético-política encontram-se, também, a competência técnica, relacionada à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, que condiciona a qualidade técnica da ação profissional. Contudo, os profissionais precisam adquirir todas essas competências e articulá-las para materializar as intencionalidades da profissão na prática profissional. Nessa direção, marque a alternativa INCORRETA sobre a dimensão técnica:

a) O manuseio dos instrumentos exige habilidades técnico-operativas que vão para além do domínio dos procedimentos corretos como, por exemplo, realizar uma entrevista, reunião etc.
b) A aplicação dos instrumentos articula, também, dimensões econômico-sociais e ético-políticas, relativas aos sujeitos profissionais, individualmente, e aos sujeitos de classe.
c) A dimensão técnico-operativa não pode ser entendida como o modo de aparecer da profissão, pelo qual ela é conhecida e reconhecida.
d) Os instrumentos e técnicas são: elementos que compõem os meios de trabalho; elementos que, dentre outros, compõem a dimensão técnico-operativa do Serviço Social – que, por sua vez, mantém uma relação de unidade com as demais dimensões, apesar de sua especificidade.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.