ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFPR (Universidade Federal do Paraná) - Engenheiro Civil - PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) - 2018

Direito Administrativo
1 -

Sobre aspectos gerais da disciplina das licitações e contratos no âmbito da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) As licitações serão efetuadas no local onde se situarem as empresas candidatas.
b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
c) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
d) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
e) É permitida a combinação entre as modalidades de licitação previstas em lei.
Engenharia Civil
2 -

A degradação do concreto raramente é devida a uma única causa. Geralmente, em estágios avançados de degradação do material, vários fenômenos deletérios estão em ação, que podem ser classificados como efeitos de ação do meio ambiente relacionados a causas físicas e a causas químicas. Na degradação do concreto, são efeitos relacionados a causa:

a) física: ação do fogo, erosão e ação da água do mar.
b) física: ação do fogo, abrasão, erosão e ataque por sulfatos.
c) química: ataque ácido, reação álcali-agregado e erosão.
d) química: ataque ácido, reação álcali-agregado e ataque por sulfatos.
e) química: abrasão, reação álcali-agregado e ataque por sulfatos.
3 -

Os modelos computacionais (ou virtuais) são desenvolvidos com os mesmos objetivos dos físicos, servindo para simulação, complementação e/ou validação de cálculos matemáticos. Ao modelo computacional voltado à construção civil deu-se o nome de Modelo Integrado ou Modelo BIM (Building Information Modeling). Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Uma das vantagens dos modelos virtuais é o fato de ser relativamente fácil a sua reconstrução ou remodelagem, oferecendo a seus usuários mais condições de simulação e, consequentemente, mais informações.
b) O modelo BIM é um meio de executar os modelos físicos de edificações.
c) O modelo BIM é uma planilha eletrônica com o input de dados.
d) O modelo computacional contendo informações espaciais (pilares, vigas, lajes, paredes, portas, janelas, tubulações etc.) e informações relacionadas com o prazo e produtividade de equipes é um modelo 3D.
e) O modelo BIM programado para receber informações de custo dos serviços (custo de materiais, mão de obra e equipamentos, despesas indiretas e bônus etc.) receberá o nome de modelo BIM 4D.
4 -

A respeito da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), é correto afirmar:

a) É usada para desenvolver ajustes de erros de construção ao longo da obra.
b) Representa uma iniciativa para reduzir a quantidade de engenheiros e operários no canteiro de obras.
c) É útil para a compatibilização de projetos, sendo uma ferramenta de suporte a tomadas de decisões estratégicas do investimento.
d) Garante a compatibilidade de projetos de uma edificação.
e) Não se aplica à simulação de custos de empreendimentos e elaboração de cronogramas de obras.
5 -

De acordo como a NBR 8160, o tempo de detenção do esgoto na caixa coletora pode ser determinado a partir da seguinte equação:

em que: d é o tempo de detenção do esgoto na caixa coletora (em minutos), Vt é o volume total da caixa coletora (em metros cúbicos) e q é a vazão média de esgoto afluente (em metros cúbicos por minuto).

O tempo de detenção na caixa não deve ultrapassar 30 minutos, para que não haja comprometimento das condições de aerobiose do esgoto. Sendo assim, considerando uma caixa coletora de 1 m2 de área e 1,20 de profundidade, que tem 0,03 m3 /min de vazão média de esgoto afluente, assinale a alternativa que apresenta o tempo de detenção do esgoto nessa caixa e se ele atende ou não à NBR 8160.

a) 20 minutos – Atende à NBR 8160.
b) 30 minutos – Atende à NBR 8160.
c) 32 minutos – Não atende à NBR 8160.
d) 38 minutos – Não atende à NBR 8160.
e) 40 minutos – Não atende à NBR 8160.
6 -

Define-se produtividade como a taxa de produção de uma pessoa ou equipe ou equipamento, isto é, a quantidade de unidades de trabalho produzida em um intervalo de tempo especificado, normalmente em hora. Por outro lado, índice é o inverso de produtividade. Desse modo, pode-se dizer que o índice de um armador de ferragem é 0,10 h/kg e a sua produtividade é 10,0 kg/h.

Considerando que é necessário montar 12 toneladas de estrutura metálica, que o índice de trabalho de mão de obra é de 150 h/t e que cada operário trabalha 10 horas por dia, a equipe necessária, considerando que o prazo necessário para a conclusão do serviço é de 15 dias, deverá ser de:

a) 20 operários.
b) 18 operários.
c) 15 operários.
d) 12 operários.
e) 10 operários.
7 -

As tintas são constituídas por misturas variadas de líquidos e sólidos diversos, que recebem denominações específicas de acordo com suas funções. Os componentes de uma tinta são:

a) 1- Anticoagulantes. 2- Dispersantes e solventes. 3- Pigmentos. 4- Aditivos.
b) 1- Materiais formadores de película ou ligantes. 2- Dispersantes e solventes. 3- Pigmentos. 4- Aditivos.
c) 1- Materiais formadores de película ou ligantes. 2- Aglomerantes. 3- Pigmentos. 4- Aditivos.
d) 1- Anticoagulantes. 2- Dispersantes e solventes. 3- Sílica reativa. 4- Aditivos.
e) 1- Estabilizadores de película. 2- Anticoagulantes. 3- Pigmentos.
8 -

Entre os mecanismos de transporte de líquidos e gases no concreto, pode-se destacar como mais influentes no fenômeno de corrosão a permeabilidade, a absorção capilar, a difusão e a migração iônica. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

a) A absorção capilar é definida como o fluxo de um fluido devido a um gradiente de pressão.
b) Difusão é o processo de transporte de substâncias de um meio para outro devido a uma diferença de concentração química de um dado elemento.
c) A permeabilidade é definida como o fluxo de um fluido devido a um gradiente de umidade, sendo caracterizada pela facilidade com que um fluido atravessa um sólido poroso sob uma diferença de umidade.
d) Difusão iônica é o processo de transporte que ocorre quando existe um potencial elétrico que possibilita o deslocamento dos íons presentes.
e) A permeabilidade é importante nos casos de durabilidade em regiões rurais.
9 -

A toxicidade da fumaça depende das substâncias gasosas que a compõem. Sobre os gases gerados em um incêndio, é correto afirmar:

a) O monóxido de carbono (CO) tem efeito tóxico que causa asfixia, pois ele substitui o oxigênio no processo de oxigenação do cérebro.
b)

O consumo do gás oxigênio (O2) na combustão dos materiais aumenta a concentração desse gás no ambiente e é um dos fatores de risco à vida das pessoas.

c)

O gás sulfídrico (H2S) é um gás muito comum no incêndio e não se sabe ainda como ele é produzido.

d) O gás cianídrico – cianeto ou cianureto de hidrogênio (HCN) – é produzido quando materiais que contêm componentes de madeira entram em combustão.
e)

O gás carbônico (CO2) não é produzido nos incêndios convencionais.

10 -

De acordo com a NBR 6118, as barras de aço para concreto armado podem ser emendadas. De acordo com a NBR 6118, são permitidas emendas por:

a) contato de topo.
b) transpasse, por solda, por luvas com preenchimento metálico e rosqueadas ou prensadas.
c) transpasse por solda e por anodização.
d) colagem epoxídica.
e) luvas com preenchimento metálico, rosqueadas ou prensadas e por anodização.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.