ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRANSPETRO (Petrobrás Transporte SA) - Técnico de Suprimento de Bens e Serviços - CESGRANRIO (Fundação Cesgranrio) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O trecho que explica os objetivos da “guerra" virtual descrita no texto é

a)

“A internet quebrou a rígida centralização no fluxo mundial de dados, criando uma situação inédita na história recente" (. 1-3)

b)

“As mais recentes iniciativas no terreno da espionagem virtual mostram que o essencial é o controle da informação disponível no mundo - não mais guardar segredos, mas saber o que os outros sabem ou podem vir a saber" (. 8-12)

c)

“A datificação, processo de transformação em dados de tudo o que conhecemos, aumentou de forma vertiginosa o acervo mundial de informações." (. 16-18)

d)

“Diariamente circulam na web pouco mais de 1,8 mil petabytes de dados (um petabyte equivale a 1,04 milhão de gigabytes), dos quais é possível monitorar apenas 29 petabytes." (. 19-22)

e)

“Pode parecer muito pouco, mas é um volume equivalente a 400 vezes o total de páginas web indexadas diariamente" (. 23-25)

2 -

De acordo com o texto, o que viabiliza a espionagem virtual é a(o)

a) capacitação de especialistas para a criação de máquinas velozes.
b) centralização do fluxo mundial de dados pelas grandes potências.
c)

criação de sites de entretenimento para a atração dos internautas.

d)

datificação de todas as informações geradas pelas pessoas na internet.

e)

emprego de softwares que possam capturar as senhas dos usuários.

3 -

Em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigente, atendem às regras de acentuação todas as palavras em:

a) andróide, odisseia, residência
b) arguição, refém, mausoléu
c) desbloqueio, pêlo, escarcéu
d) feiúra, enjoo, maniqueísmo
e) sutil, assembléia, arremesso
4 -

A forma verbal destacada atende às exigências da norma- -padrão da língua portuguesa em:

a)

Ao digitar as senhas em público, é necessário que confiremos se há pessoas estranhas nos observando para garantir a segurança virtual.

b)

As informações pessoais deveriam ser digitadas de forma condensada para que cabessem todas no espaço próprio do questionário socioeconômico.

c)

Os meios eletrônicos contribuem para que os estudantes retenham a maior parte das informações necessárias ao bom desempenho escolar.

d)

Para evitar a espionagem virtual é preciso que nós não consintemos na utilização dos nossos dados pessoais ao instalar novos aplicativos no celular.

e)

Quando algum consumidor querer comprar o último modelo de smartphone, pode agredir outros componentes da fila para tomar seu lugar.

5 -

No trecho “A datificação, processo de transformação em dados de tudo o que conhecemos, aumentou de forma vertiginosa o acervo mundial de informações" (. 16-18), a palavra que apresenta o sentido contrário ao de vertiginosa é

a) hesitante
b) indecisa
c) perplexa
d) vacilante
e) vagarosa
6 -

A concordância do adjetivo destacado foi realizada de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

a)

A espionagem virtual e a ausência de punição dos responsáveis são corriqueiros na batalha virtual entre as grandes potências mundiais.

b)

A guerra cibernética entre os países e o manejo de grandes quantidades de dados são básicas para determinar as relações de poder no futuro.

c)

O acolhimento dos refugiados e a redução das desigualdades são necessárias para diminuir os conflitos de interesse entre países ricos e pobres.

d)

Os e-mails e as conversas virtuais são monitorados permanentemente em todo o mundo para revelar importantes segredos de estado.

e)

Os softwares contra vírus e a atualização regular dos aplicativos são obrigatórias para a manutenção dos celulares em bom funcionamento.

7 -

A concordância da forma verbal destacada foi realizada de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

a)

Com o crescimento da espionagem virtual, é necessário que se promova novos estudos sobre mecanismos de proteção mais eficazes.

b)

O rastreamento permanente das invasões cibernéticas de grande porte permite que se suspeitem dos hackers responsáveis.

c)

Para atender às demandas dos usuários de celulares, é preciso que se destinem à pesquisa tecnológica muitos milhões de dólares.

d)

Para detectar as consequências mais prejudiciais da guerra virtual pela informação, necessitam-se de estudos mais aprofundados.

e)

Se o crescimento das redes sociais assumir uma proporção incontrolável, é aconselhável que se estabeleça novas restrições de utilização pelos jovens.

8 -

No trecho “Como tudo o que fazemos diariamente é transformado em dados pelo nosso banco, pelo correio eletrônico, pelo Facebook, pelo cartão de crédito, etc., já somos passíveis de monitoração em tempo real, em caráter permanente" (. 35-39), a palavra monitoração pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por

a) comprovação
b) demonstração
c) esclarecimento
d) rastreamento
e) recuperação
9 -

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o uso do sinal indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:

a)

A solução para o analfabetismo tecnológico é a garantia de acesso de todas as crianças a utilização efetiva de meios digitais de comunicação.

b)

A utilização de celulares com recursos de navegação na internet vem facilitando a alfabetização tecnológica de idosos e moradores de zonas rurais.

c)

As escolas precisam possibilitar a crianças de todas as origens socioculturais a utilização plena dos recursos computacionais no processo de aprendizagem.

d)

O analfabetismo tecnológico corresponde a uma efetiva exclusão digital, já que impede as pessoas de usufruírem dos benefícios da tecnologia.

e)

Os países desenvolvidos atingiram a meta de universalizar a utilização de meios digitais para garantir a ampliação do processo de conhecimento.

10 -

Obedecem às regras ortográficas da língua portuguesa as palavras

a) admissão, paralisação, impasse
b) bambusal, autorização, inspiração
c) consessão, extresse, enxaqueca
d) banalisação, reexame, desenlace
e) desorganisação, abstração, cassação

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.