ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE (Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo) - Enfermeiro do Trabalho - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.

1 -

Corresponde às ideias do primeiro parágrafo do texto e apresenta correção gramatical a seguinte afirmação: Aos antigos hospitais públicos, que assistiam aos cidadãos mais pobres, opõem-se os atuais e sofisticados hospitais particulares, para onde vão as pessoas que querem ser bem atendidas.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

No período “Com a crescente sofisticação dos exames e dos tratamentos, o hospital se tornou o templo da medicina, o único lugar em que é realmente possível cuidar dos doentes de maneira científica, pondo a seu serviço todos os recursos terapêuticos modernos" (linhas de 3 a 7), os termos “o templo da medicina", “o único lugar" e “a seu serviço" foram empregados para retomar a palavra “hospital", enfatizando a caracterização atual de lugar digno de respeito.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Na oração “os doentes emigram de suas casas para o hospital" (linhas 7 e 8), o emprego na forma verbal “emigram" deixa subentendido à ação dos doentes um caráter de permanência definitiva, ou seja, quem fica muito doente passa a morar no hospital até o final da vida.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

No último período do primeiro parágrafo, o emprego de “literalmente" permite entender que as instituições públicas de saúde passaram a cuidar dos doentes de modo completo, não apenas assumindo despesas, mas também determinando o tipo de tratamento a que serão submetidos e a manutenção de seu bem-estar emocional no decorrer das internações.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Infere-se, do segundo parágrafo, que apenas na modernidade as pessoas passaram a viver os “momentos fundamentais da existência" − ou seja, o nascimento e a morte − fora da privacidade da família, no ambiente público dos hospitais.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

A enfermaria comum parece um arcaísmo bárbaro e desumano aos olhos dos pacientes contemporâneos, principalmente pela manutenção das práticas de medicina antiquadas, que a tornam um ambiente cruel e insuportável.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

No período “vastos canteiros de obras vêm reformando os antigos centros hospitalares" (linhas 32 e 33), a acentuação da forma verbal “vêm" é justificada pela mesma regra aplicada em Aqueles pacientes da enfermaria provêm de um meio humilde.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Em “encontra sua derradeira consumação nesses hospitais modernos" (linhas 37 e 38), a expressão “derradeira consumação" foi empregada com o sentido de morte.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

A omissão das vírgulas que separam a oração com o conectivo “onde", “onde pessoas solitárias deslizam discretamente para a morte" (linhas 39 e 40), modificaria a informação do texto.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.

10 -

No trecho “o cenário asséptico e funcional, mas anônimo, do hospital" (linhas 24 e 25), os adjetivos “asséptico", “funcional" e “anônimo" foram empregados para caracterizar o ambiente hospitalar pela eficiência e democracia no tratamento dos doentes.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.