ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Bandeirante - SC (Prefeitura Municipal de Bandeirante) - Assistente Social - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2018

Conhecimentos Gerais
1 -

“A reunião para discutir mudanças no Nafta termina sem acordo. Acordo está sendo rediscutido após críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O presidente dos EUA, Donald Trump, que ameaçou repetidamente abandonar o pacto de US$ 1,2 trilhão a não ser que grandes mudanças sejam feitas."

O bloco econômico Nafta é composto por três países, são eles Estados Unidos:

a) Canadá e México.
b) México e Chile.
c) Caribe e Canadá.
d) Reino Unido e França.
Geografia
2 -

A Região Nordeste possui a maior costa litorânea do país e é formada por 9 (nove) estados. A única capital da região nordeste que não está situada no litoral é:

a) Natal.
b) Aracaju.
c) Teresina.
d) São Luís.
Serviço Social
3 -

De acordo com a Lei nº 8.069/90, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente, marque a alternativa incorreta:

a) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 15 (quinze meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
b) A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento.
c) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses.
d) O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.
4 -

Marque a alternativa incorreta sobre os direitos da pessoa idosa, tendo por base a Lei nº 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

a) É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos.
b) Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento geral, nos termos da lei.
c) É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.
d) Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
5 -

Segundo a Lei nº 11.340/06 é correta a seguinte definição de violência contra a mulher:

a) Qualquer ação que cause sofrimento físico ou psicológico ocorrida em qualquer lugar contra a mulher.
b) Ação ou omissão baseada no gênero que cause sofrimento, ocorrida em que qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, onde exista a coabitação.
c) Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito da família que é ligada legalmente por laços de sangue.
d) Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que aconteça na unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.
6 -

Quanto ao Estatuto das Pessoas com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, é correto afirmar:

a) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
b) A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por médico, psicólogo e assistente social.
c) Desenho universal é qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança.
d) Barreiras urbanísticas são aquelas existentes nos edifícios públicos e privados.
7 -

A resolução CNAS nº 145/2004 aprovou a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). De acordo com a referida resolução, o SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização do seguinte padrão:

a) Programas.
b) Volume de atendimento.
c) Nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial.
d) Indicadores da etapa de planejamento.
8 -

O trabalho social com famílias no âmbito da Política de Assistência Social requisita alguns fundamentos teórico-metodológicos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:

I - Requisita o domínio de determinadas categorias tais como: proteção social, família, autonomia, direitos de cidadania, necessidades humanas;

II - Assenta-se na concepção da Assistência como direito do Estado e na matricialidade sociofamiliar;

III - A matricialidade sociofamiliar deve estar articulada à concepção de território, de autonomia, de participação e de integração à seguridade social e às políticas socioeconômicas.

a) Somente as assertivas I e II estão incorretas.
b) Somente a assertiva II está incorreta.
c) Somente as assertivas I e III estão incorretas.
d) Somente a assertiva III está incorreta.
9 -

A resolução nº 269/2006 aprovou a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS. Leia as assertivas abaixo e indique quais constituem diretrizes da NOBRH.

I - Quadro de pessoal composto por profissões nas mais diversas áreas, sem restrições, desde que estejam regulamentas por lei;

II - Estabelecer uma Política Nacional de Capacitação;

III - Existência de servidores públicos;

IV - O preenchimento de cargos, podendo ser criados ou não por lei, deve ocorrer por meio de nomeação dos aprovados em concurso público.

a) Assertivas I e III, apenas.
b) Assertivas II e IV, apenas.
c) Assertivas I e IV, apenas.
d) Assertivas II e III, apenas.
10 -

A resolução CNAS nº 33/2012 que aprovou a Norma Operacional Básica do SUAS, traz em seu Art. 17, as responsabilidades dos municípios. Não constitui uma delas:

a) Oferta dos serviços de forma territorializada.
b) Monitoramento da rede serviços.
c) Regionalização dos serviços da proteção social básica.
d) Cooperação intergovernamental a ser pactuada na CIB.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.