ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura Municipal de Fortaleza) - Assistente Social - Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura de Fortaleza - CE) - 2018

Serviço Social
1 -

José Paulo Netto (1996) investigou as condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social no capitalismo monopolista. Assinale a alternativa correta quanto às evidências encontradas pelo autor nessa obra.

a) Analisou os caminhos e os descaminhos do Serviço Social no Brasil da modernidade, a partir de uma argumentação sobre os documentos de serviço social na sua estrutura interna e na sua vinculação com o processo sócio-histórico e político-ideológico vivido no “pós-1964”.
b) Estudou a identidade profissional atribuída e a alienação, o fetiche de práticas e consciência de classe do serviço social e suas relações com a sociedade capitalista na era dos monopólios, em que guarda sua origem e desenvolvimento.
c) Trata-se de um estudo marxista que analisa as políticas sociais como resultante das relações de produção perpassadas de contradições, no entrechoque das condições de reprodução social do sistema capitalista com o processo de luta de classe. O Estado, na era dos monopólios, opera na ótica de individualização dos problemas sociais.
d) Afirmou que a gênese histórico-social da profissão de Serviço Social não se esgota na “questão social”, mas envolve as peculiaridades da sociedade burguesa na fase de transição à idade dos monopólios, em que as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com suas funções econômicas, convertendo os problemas estruturais em problemas de ordem natural.
2 -

José Paulo Netto (1996) afirma que o sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social. Neste sentido, assinale a alternativa correta quanto aos sincretismos apontados pelo autor.

a) O sincretismo ético-político, o sincretismo sócio-ocupacional e o sincretismo medular.
b) O sincretismo da pseudo-objetividade, o sincretismo do plano do pensamento formal e o sincretismo do estatuto teórico e profissional.
c) O sincretismo prático-profissional, o sincretismo ideológico e o sincretismo “científico”.
d) O sincretismo do fetichismo mercantil, o sincretismo institucional e o sincretismo do sistema de saber.
3 -

Assinale a alternativa correta quanto aos eixos de preocupações fundamentais do Movimento de Reconceituação do Serviço Social analisados por Iamamoto (1998).

a) A busca pela construção de um novo Serviço Social/Trabajo Social latino-americano, enraizado em seus processos sócio-históricos e capaz de decifrar os rumos de sua condição de dependência com os países centrais, contextualizando a inserção profissional.
b) Os esforços de reconstrução do próprio Serviço Social, com a aceitação do tradicionalismo, garantindo a necessária neutralidade político-ideológica e fortalecimento teórico.
c) A necessidade de atribuir um estatuto científico ao Serviço Social e a afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social”, sem uma politização da ação profissional.
d) A reestruturação da formação profissional na articulação entre ensino, investigação e prática profissional, evidenciando serem as instituições privadas e as ONGs os principais lócus da reconceituação.
4 -

As economias capitalistas, desde a década de 1970, têm alterado o tratamento teórico da questão social. Tornou-se consenso, nos meios profissionais e acadêmicos do Serviço Social, a questão social como pedra de toque nas concepções teórico-práticas do Serviço Social. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à noção de questão social presente no Serviço Social, a partir de uma perspectiva teórico-crítico-marxista.

a)

A nova questão social é decorrente das transformações contemporâneas advindas da crise da década de 1970, que se apresenta através dos novos fenômenos de exclusão social, vinculada aos sistemas seguradores, aos benefícios do crescimento econômico e as conquistas das lutas sociais que modificaram a vida dos trabalhadores e o Estado-providência que quase conseguiu vencer a antiga insegurança social.

b)

A questão social é uma aporia fundamental sobre a qual uma sociedade experimenta o enigma de sua coesão e tenta conjurar o risco de sua fatura. Ela é um desafio que põe em questão a capacidade de uma sociedade de existir como conjunto ligado de relações de interdependência.

c)

A questão social é um conjunto de problemas sociais, como a pobreza desencadeada pelo crescimento econômico rápido, entendida como privação de capacidades básicas e não apenas um baixo nível de renda. Guarda relações com as liberdades humanas, bem como as liberdades associadas à participação política e à liberdade de expressão.

d)

A questão social é apreendida como um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

5 -

Com a flexibilidade estrutural do trabalho no Brasil, algumas particularidades da “questão social” têm-se acentuado. Assinale a alternativa correta quanto a essas expressões.

a) Uso abusivo de drogas e desfiliação social.
b) Desemprego e informalidade nas relações de trabalho.
c) Ampliação do custo de trabalho e aumento de pessoas em situação de moradia de rua.
d) Fortalecimento da capacidade de pressão dos sindicatos e aumento dos postos de trabalho de alta e baixa qualificação.
6 -

Assinale a alternativa correta quanto aos fenômenos históricos que caracterizam as particularidades constitutivas do capitalismo na formação social brasileira como elementos determinantes das particularidades da “questão social” assinalados por Santos (2010).

a) Caráter conservador da modernização capitalista no Brasil, os processos de “revolução passiva” e o específico desempenho do Estado na sociedade brasileira.
b) Natureza do Estado desenvolvimentista, reedição do sistema escravista e abertura gradual e segura da democracia.
c) Elevado grau de exploração da força de trabalho, industrialização restrita e participação popular nos processos de decisão política.
d) Crescimento público nacional, apropriação de alta tecnologia industrial e o Estado como agente econômico central.
7 -

Assinale a alternativa correta que corresponde à proposta resultante de um longo movimento da sociedade civil brasileira em defesa da democracia, dos direitos sociais e de um novo sistema de saúde. Tendo se transformado em projeto, a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde, e desenvolveu-se em processo, desde então centrado na democratização da saúde, do Estado e seus aparelhos e da sociedade e da cultura.

a) Reforma Sanitária Brasileira.
b) Reforma Psiquiátrica e Proposta Nacional de Saúde Mental.
c) Sistema Único de Saúde Universal.
d) Emenda Popular Saúde + 10.
8 -

Assinale a alternativa que corresponde ao modelo de desenvolvimento capitalista, como projeto político que defende uma maior presença do Estado nas estratégias do país, induzindo a expansão do capital, mas adotando também políticas sociais compensatórias, com aumento do gasto público, redução da pobreza extrema.

a) Neoliberalismo.
b) Desenvolvimentismo.
c) Neodesenvolvimentismo.
d) Social Democracia.
9 -

Assinale a alternativa correta que corresponde ao posicionamento teórico de Antunes e Alves (2005) quanto às principais determinações concretas da crise e das metamorfoses do mundo do trabalho no contexto da mundialização do capital.

a) Confirmam a tendência de ampliação do significado do mundo do trabalho contemporâneo com a diminuição significativa do trabalho infantil e escravo, que atingia mais de 60% da força de trabalho em diversos países avançados, e que tem sido absorvido pelo capital, preferencialmente no universo do trabalho part-time, qualificado e regulamentado.
b) Consideram o fim do proletariado, portanto defendem a ideia do descentramento da categoria “trabalho”, da perda de relevância do trabalho como elemento estruturante da sociedade, embora haja uma significativa expansão dos assalariados médios no setor de serviços, que incorporou parcelas significativas de trabalhadores expulsos do mundo produtivo industrial.
c) Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, consideram que vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis que se estruturavam por meio de empregos formais.
d) Afirmam a tendência que se caracteriza pela diminuição do novo proletariado fabril e de serviços, em escala mundial, presente nas diversas modalidades de trabalho precarizado. São os terceirizados, subcontratados, entre tantas outras formas assemelhadas, que se restringem em escala global.
10 -

Avalie o conteúdo dos itens por V para verdadeiro ou F para falso, com base na relação entre o Serviço Social e o projeto profissional, possibilidades e limites colocados para os assistentes sociais.

( ) A “desregulamentação" e a “flexibilização" que o grande capital vem implementando nas relações e condições de trabalho afetam os padrões de produção consolidados e não os direitos laborais conquistados pela classe trabalhadora.

( ) A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada pela condição de assalariamento de seus profissionais e pela construção democrática de espaços coletivos, juntamente com outras categorias profissionais e movimentos sociais.

( ) No contexto de profundas transformações societárias, de retração e desregulamentação do trabalho acentuam-se os problemas sociais. O conjunto dessas alterações incide diretamente na materialidade e na sociabilidade do sujeito vivo, repercutindo na saúde física e mental dos assistentes sociais, nas formas de objetivação e subjetivação do seu trabalho.

( ) Situados em uma dinâmica societária, orientada pelos preceitos da reestruturação produtiva, os assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores, submetem-se à lógica da flexibilização e da precarização do trabalho, consequência das mudanças gestadas no conjunto da vida social, notadamente no mundo do trabalho a partir dos anos 2000.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) V, F, V, F.
b) F, V, V, F.
c) F, V, F, V.
d) V, F, F, V.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.