ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Nova Candelária - RS (Prefeitura Municipal de Nova Candelária) - Professor - Ensino Fundamental - URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Completa corretamente os espaços pontilhados do texto a sequência de palavras da alternativa:

a) a, se voltam, à, apartir
b) à, voltam-se, a, apartir
c) há, se voltam, a, a partir
d) há, voltam-se, à, a partir
2 -

Leia as afirmações sobre o texto:

I. A reflexão proposta pelo autor contempla repensar o ensino, de modo que se reconsiderem o propósito de ensinar e o professor como agente profissional desse processo.

II. Para justificar que a classificação de um ato como “ensino" não é possível com base em uma simples descrição de um conjunto de procedimentos, o autor exemplifica que “declamar uma poesia" não ensina nada a alguém e que é uma atividade que corresponde mais ao “doutrinar" do que ao “ensinar".

III.O conceito de ensino implica “o respeito à integridade intelectual e ao juízo independente do aluno a quem se ensinou" (linhas 29 e 30).

De acordo com as ideias do texto:

a) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
c) Apenas a afirmação I é verdadeira.
d) Apenas a afirmação III é verdadeira.
3 -

Use as letras C e E para indicar se as acepções a respeito do texto estão certas ou erradas. Após, marque a alternativa que contém a sequência das letras, de cima para baixo.

( ) O texto, por discorrer sobre o conceito de ensino, abordando a diferença entre “ensinar" e “doutrinar", pertence à tipologia descritiva.

( ) “Desenvolvimento Psíquico" (linhas 3 e 4) e “protagonismo de jovens e crianças" (linha 4) estão para a aprendizagem do aluno, assim como “facilitador da aprendizagem" e “mediador do conhecimento' (linha 6) estão para o professor.

( ) As ideias defendidas no quarto parágrafo correspondem ao conceito de ensinar descrito no último período do quinto parágrafo.

( ) Fazer com que um gesto, uma palavra, uma observação crítica se traduzam como um ato de ensino está associado ao propósito de produzir a aprendizagem e ao contexto em que ocorre.

( ) O uso do termo parodoxalmente (linha 1) denota a contradição entre ensinar, doutrinar ou treinar.

a) E – C – C – C – E
b) C – E – E – E – C
c) E – C – E – C – C
d) C – E – C – E – E
4 -

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) De acordo com o sentido no texto, as palavras sumária (linha 7) e fecunda (linha 7) referem-se à definição (linha 7) e estabelecem entre si uma relação de sinonímia.

( ) Os dois pontos no primeiro parágrafo (linhas 2 e 5) foram empregados de acordo com a mesma regra para o uso dos dois pontos no quinto parágrafo (linha 29).

( ) No período: “mas há aqui elementos que merecem consideração", (linha 11), se substituirmos o verbo haver pelo verbo existir, o verbo existir deverá ser flexionado no mesmo tempo e modo verbal, mas na terceira pessoa do plural.

( ) O pronome oblíquo, empregado no final do terceiro parágrafo, retoma o substantivo gesto (linha 17).

( ) As conjunções Mas (linha 11), pois (linha 33) e a conjunção e (linha 34) expressam, respectivamente, sentido de adversidade, conclusão e adição de ideias.

( ) A expressão “fora de moda" (linha 2) caracteriza a linguagem do texto como coloquial e comprova a predominância do sentido conotativo no texto.

a) 300
b) 350
c) 400
d) 450

Texto II

5 -

Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".

( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.

( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.

( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.

( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.

( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.

a)

F – V – V – F – F

b)

V – F – F – V – V

c)

V – V – F – F – F

d)

F – F – V – V – V

Pedagogia
6 -

Piaget define a aprendizagem humana como a construção de estruturas de assimilação, ou seja, aprender é construir estruturas de assimilação. Em outras palavras, aprende-se porque se age para conseguir algo e, em um segundo momento, para se apropriar dos mecanismos dessa ação primeira. Aprende-se porque se age e não porque se ensina. Isso significa que:

I. O ensino não pode ser visto como a fonte da aprendizagem.

II. A fonte da aprendizagem é a ação do sujeito para conseguir aprender.

De acordo com a proposição acima:

a) Somente a I é verdadeira.
b) Somente a II é verdadeira.
c) I e II são verdadeiras.
d) I e II são falsas.
7 -

O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas também o de que intervém como sujeito de ocorrências." (Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, pag. 74)

Essa afirmação, para os educadores, corresponde ao significado corretamente descrito na alternativa:

a) Nossa impotência diante dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos.
b) Não podemos eliminar os danos causados nas pessoas, mas podemos diminuir as consequências desses danos.
c) O comprometimento dos educadores é apenas com os conteúdos a serem ensinados.
d) Podermos estar no mundo de forma neutra.
8 -

A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estamos na era planetária, uma aventura comum conduz os seres humanos onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e, ao mesmo tempo, reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano. Conforme a citação de Morin (2011), são condições para ensinar: I. Conhecer o ser humano, situá-lo no universo e não separá-lo dele. II. Questionar nossa posição no mundo. III. Perceber que é impossível um ensino centrado na condição humana. IV. Perceber que as ciências humanas estão fragmentadas e compartimentadas. V. Perceber que o novo saber não precisa ser religado aos demais. Está (estão) correto(s):

a) Somente os itens I e II.
b) Somente o item III.
c) Somente os itens IV e V.
d) Todos os itens estão corretos.
9 -

Vasconcellos fala sobre planejamento e, nesse sentido, diz que: “Há, então, esta questão mais elementar hoje colocada, que é a valorização do planejamento, o estar mobilizado para fazê- lo, entendê-lo realmente como uma necessidade. Trata-se de um problema filosóficoaxiológico, de posicionamento valorativo, de ver sentido, acreditar. O planejamento é político, é hora de tomada de decisões, de resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica. Mas para chegar a isso, é preciso atribuir-lhe valor, acreditar nele, sentir que planejar faz sentido, que é preciso."

Para a efetivação disso, é preciso considerar as afirmativas abaixo:

I. Acreditar que o planejamento é uma necessidade do professor

II. Entender que são as ações que mudam a realidade.

III. Compreender que o professor, norteado pelo planejamento, age sobre si mesmo e sobre as condições reais de existência.

IV. Pensar que não é preciso direcionar a nossa ação pedagógica,

Está (estão) correta(s):

a) As afirmativas I, II, III e IV.
b) Somente as afirmativas I, II e III.
c) Somente as afirmativas III e IV.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
10 -

Segundo Zabala, para facilitar a aprendizagem dos alunos, há necessidade de relações interativas. Deduz-se com isso uma série de funções dos professores, a partir do próprio planejamento. Podem ser caracterizadas, entre tantas funções, as ações descritas nos itens a seguir: a) Planejar a ação docente de uma maneira suficientemente flexível, para permitir a adaptação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino aprendizagem. b) Contar com as contribuições e conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização. c) Ajudar os alunos a encontrar sentido no que estão fazendo, para que conheçam o que têm que fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo. d) Oferecer ajudas adequadas no processo de construção do aluno, para os progressos que experimenta e para enfrentar os obstáculos com os quais se depara. Diante disso, assinale a alternativa correta.

a) Todos os itens estão corretos.
b)

Somente o item d está correto.

c)

Somente os itens a e b estão corretos.

d) Todos os itens estão incorretos

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.