ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso - SC (Prefeitura Municipal de Santa Terezinha do Progresso) - Assistente Administrativo - CURSIVA (CURSIVA Assessoria e Consultoria) - 2018

Matemática
1 -

Uma piscina redonda infantil possui raio igual a 2 metros e altura igual a 50 centímetros. Com base nisso, é correto afirmar que o volume da piscina, em metros cúbicos, é igual a:

a)

π

b)

2 π

c)

3 π

d)

4 π

Legislação Municipal
2 -

Conforme o art. 96 da Lei Orgânica de Santa Terezinha do Progresso/SC, assinale a alternativa incorreta. As contas da administração direta e indireta municipal serão submetidas ao sistema de controle externo mediante encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado e à Câmara Municipal, nos seguintes prazos:

a)

Até o dia 05 de janeiro, as leis estabelecendo o plano plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o orçamento anual;

b)

Até trinta dias subsequentes ao mês anterior, o balancete mensal;

c)

Até dia 28 de fevereiro do exercício seguinte, o balanço anual;

d)

O poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária;

3 -

Conforme prevê expressamente o artigo 76 da Lei Orgânica do Município de Santa Terezinha do Progresso/SC, que trata das receitas tributárias repartidas, pertence ao município:

I – O produto de arrecadação de impostos da união sobre rendas e proventos de qualquer natureza incidente na fonte sobre rendimentos pagos a qualquer título, por ele suas autarquias e fundações que instituir ou manter;

II – Cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da união sobre propriedade rural relativamente aos móveis nele situados;

III – Trinta por cento do produto da arrecadação do imposto do estado sobre propriedade de veículos automotores e licenciados em seu território;

IV – A sua parcela de 25% (vinte e cinco por cento) da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal de comunicação ICMS.

Está(ão) corretas:

a)

Apenas as afirmativas III e IV;

b)

Apenas as afirmativas II, III e IV;

c)

Apenas as afirmativas I, II e IV;

d)

Todas as afirmativas.

Redação Oficial
4 -

O pronome de tratamento e o vocativo a ser usado ao se redigir uma correspondência dirigida a um Prefeito Municipal são, respectivamente:

a)

Vossa Excelência; Senhor Prefeito.

b)

Vossa Excelência; Excelentíssimo Prefeito.

c)

Vosso Digníssimo; Digníssimo Senhor Prefeito.

d)

Vossa Senhoria; Senhor Prefeito.

Direito Administrativo
5 -

Ao pressuposto de validade de todo ato administrativo é imprescindível a conduta objetiva do agente, isto é, o que importa é sua atitude e não a sua intenção ou opinião. Tal concepção aborda o princípio da:

a) Proteção à confiança.
b) Moralidade comum.
c) Moralidade administrativa.
d) Segurança jurídica.
6 -

Em relação aos atos administrativos, assinale a alternativa correta:

a)

Ato declaratório é aquele que cria uma nova situação jurídica individual para seus destinatários em relação à administração, tal como a nomeação de servidor.

b)

A autoexecutoriedade de um ato administrativo não está presente quando afeta o patrimônio do particular.

c)

O ato administrativo, em regra, deve ser escrito, registrado e publicado, admitindo-se excepcionalmente o silêncio como ato administrativo.

d)

Os atos enunciativos são aqueles em que a Administração se limita a emitir uma opinião sobre determinado assunto, tal como as certidões e atestados.

7 -

Considere as assertivas abaixo concernentes aos poderes administrativos e assinale o item correto:

a) O controle hierárquico não abrange o mérito administrativo.
b) O dever de prestar contas decorre diretamente do princípio da disponibilidade do interesse público.
c) O desvio de poder ocorre quando o agente atua fora dos limites de suas competências.
d) A prerrogativa da Administração de praticar atos e colocá-los em imediata execução, sem depender de prévia manifestação judicial, denomina-se executoriedade.
8 -

Acerca das licitações públicas, assinale a alternativa incorreta:

a) A seleção da proposta mais vantajosa leva em consideração custos e também práticas de sustentabilidade.
b) Em atendimento ao princípio da competitividade, a administração não impedirá a habilitação de interessados residentes ou sediados em outros locais.
c) É vedado o sigilo da apresentação da proposta, sendo públicos e acessíveis os atos de seu procedimento.
d) Se as propostas oferecidas pelos licitantes forem iguais, pode-se utilizar como critério de desempate os bens produzidos por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.
9 -

Assinale a alternativa que indica corretamente sanções aplicáveis em caso de inexecução total ou parcial do contrato administrativo:

a)

Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição.

b)

Multas às empresas ou aos profissionais que tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos.

c)

Advertências às empresas ou aos profissionais que tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação.

d)

Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 1 (um) ano.

10 -

Assinale a alternativa que indica hipótese de dispensa de licitação:

a) Para aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por produtor exclusivo devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelos órgãos competentes.
b) Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
c) Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
d) Para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações da sociedade civil, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo,para atividades contempladas no contrato de gestão.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.