ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Cacoal - RO (Prefeitura Municipal de Cacoal) - Contador - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Texto para responder à questão.

1 -

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. Pi Patel narra, em primeira pessoa, um episódio de sua vida, imprimindo suas impressões e sensações sobre o fato ocorrido. II. Piscine faz analogia com personagens da Bíblia para descrever sua religiosidade e sua fé nas coisas da vida. III. Piscine compara sua situação à troca de nomes de figuras bíblicas e à crucificação de Jesus. Está correto apenas o que se afirma em:

a) III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) II.
2 -

No trecho "Não é o QUE acontece com Piscine Molitor Patel." (§ 1), a palavra destacada refere-se a:

a) Piscine.
b) história.
c) Bob.
d) alguém.
e) o.
3 -

Do ponto de vista da norma culta, o segmento destacado em "QUANDO alguém se chama Bob, ninguém lhe pergunta "Como é que se escreve?" possui valor de:

a) finalidade.
b) proporção.
c) tempo.
d) conformidade.
e) concessão.
4 -

Pode-se reescrever o segmento "Já não aguentava mais AQUELA GENTE", substituindo o trecho destacado por um pronome oblíquo, sem deixar de respeitar as normas de colocação e uso do pronome e mantendo o sentido original, por:

a) Já não lhe aguentava mais.
b) Já não aguentava-lhe mais.
c) Já não aguentava-a mais.
d) Já não se aguentava mais.
e) Já não a aguentava mais.
5 -

Bremond afirma que "Toda narrativa consiste em um discurso integrando uma sucessão de acontecimentos de interesse humano na unidade de uma mesma ação". Nessa perspectiva, leia as assertivas a seguir. I. O narrador exerce papel fundamental para amarração e progressão da história. II. No texto, Pi é um garoto que procura superar um grande desafio: a aceitação para seu nome bizarro. III. Pi demonstra persistência, perspicácia e certa inteligência. IV. O texto é uma narrativa que aponta apenas um estado de desequilíbrio do protagonista. Está correto o que se afirma apenas em:

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I e II.
d) II, III e IV.
e) II e III.
6 -

"Na época da faculdade, fui uma vez a Montreal com uns amigos." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical e sintático, analise as afirmativas a seguir. I. Há uma inadequação linguística: ausência de sinal indicativo de crase no A destacado em "A Montreal". II. UMA VEZ poderia ser substituído, sem comprometimento do sentido ou de sua correção linguística, por UMA OCASIÃO. III. COM é uma conjunção subordinativa conformativa. Está correto apenas o que se afirma em:

a) II.
b) II e III.
c) I e III.
d) III.
e) I e II.
7 -

A oração destacada em "É verdade que as pessoas QUE CONHECEMOS podem nos modificar." atribui ao fragmento ideia:

a) proporcional.
b) predicativa.
c) conformativa.
d) restritiva.
e) concessiva.
8 -

No trecho "Ele me viu e um LAMPEJO de gênio do mal se acendeu na sua mente ESTÚPIDA.", as palavras destacadas podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido do texto, respectivamente, por:

a) mistério, desmedida.
b) fulgor, obtusa.
c) desejo, inaceitável.
d) brilho, delicada.
e) enigma, enfadonha.
9 -

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto: I. Na frase "Como é que SE escreve?.", o termo destacado tem valor condicional. II. A reescrita do segmento destacado em "Fiquei para trás quando fizemos fila para ir PARA A SALA.", sem perda de seu sentido original, poderia ser À SALA. III. Os dois elementos destacados em "É verdade QUE as pessoas QUE conhecemos podem nos modificar" pertencem à mesma classe gramatical. Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.
b) II e III.
c) III.
d) I e II.
e) II.
10 -

Em "Tinha chegado a minha vez", a flexão composta TINHA CHEGADO é uma forma verbal do modo indicativo, denominada:

a) pretérito mais-que-perfeito.
b) pretérito perfeito.
c) pretérito imperfeito.
d) futuro do pretérito.
e) futuro do presente.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.