ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CRP-17/RN (Conselho Regional de Psicologia - 17ª Região RN) - Advogado - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Considerando as ideias do texto, assinale a alternativa correta.

a) Infere-se do texto que, por se pautarem na obrigatoriedade da leitura de grande quantidade de livros, as práticas educativas prejudiquem a autonomia do pensamento e o prazer da leitura.
b) De acordo com o texto, a leitura dinâmica é de grande proveito na preparação do candidato a concursos públicos, visto que se assenta em reflexões, permitindo aprofundamentos na compreensão das obras lidas.
c) O texto expõe o pensamento de pensadores e professores, que são unânimes na defesa da numerosidade de obras lidas para a edificação da cultura do indivíduo, ainda que em detrimento da qualidade da leitura.
d) A partir das informações do texto, conclui-se que, quanto menos se pensa, mais se é obrigado a ler, sendo isso uma consequência natural das práticas educativas atuais.
e) Afirma-se no texto que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria, do mesmo modo que quem sempre anda a cavalo acaba esquecendo como se anda a pé.
2 -

Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.

a)

Haveria prejuízo gramatical para o período caso fossem substituídos os dois-pontos da linha 28 por um travessão, pois este isolaria, incorretamente, uma oração que restringe o termo anterior a que se refere.

b)

Por não interferirem no sentido da frase em que se inserem, as vírgulas da linha 11 são facultativas, podendo ser corretamente excluídas.

c)

Na abertura do texto, "Parece" é empregado como verbo que tem significação completa e que deixa entrever alguma incerteza do autor sobre o enunciado a ser apresentado.

d)

Seria mantida a correção gramatical se fosse substituída a forma verbal " haviam " (linha 29) por havia.

e)

A troca de "mesmos" (linha 30 ) por próprios criaria uma impropriedade vocabular no período, com modificação do sentido original.

3 -

Acerca da correção gramatical do texto, dos conteúdos nele apresentados e de sua tipologia textual, assinale a alternativa correta.

a)

Uma vez que se presta a fornecer esclarecimentos acerca dos processos de leitura, esse texto é classificado como instrucional.

b)

Nas linhas 8 e 9, haverá prejuízo gramatical para o texto caso se substitua "que permitem que se leia" por permitem que leia-se.

c)

Nas linhas 14 e 15, seria correta a inclusão do acento indicativo de crase no "a" da construção "no que se refere a nossas leituras".

d)

A construção "Fiz o meu dever" pode equivaler a Fi-lo. Da mesma forma, "Diz ele" (linha 17) corresponde a Di-lo.

e)

De acordo com a norma-padrão, seria mantida a correção gramatical, na linha 19, caso a forma verbal "há" fosse substituída por tem.

4 -

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte trecho do texto: "Durante a leitura, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria" (linhas de 21 a 26).

a)

Durante a leitura, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando os campos de batalha finalmente, se retiram, resta o que? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, gradualmente, a capacidade de pensar por conta própria

b)

Enquanto se lê, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos de estranhos. Como estes, finalmente, se retiram, o que resta? Consequentemente, aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própia

c)

Enquanto se lê, a cabeça da gente é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Como estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensar por conta própria

d)

No decurso da leitura, nossa cabeça é somente o campo de batalha de pensamentos de outrem. Quando esses pensamentos, finalmente, são afastados, o que resta? Por conseguinte, aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, pouco a pouco, a capacidade de pensar por conta própria

e)

Enquanto se lê, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, rapidamente, a capacidade de pensar por conta própia

5 -

Considerando-se as estruturas sintáticas e os aspectos semânticos da língua portuguesa nos fragmentos de texto acima, é correto afirmar que,

a) no primeiro fragmento, as duas vírgula que isolam "no jardim" foram empregadas para separar termo de caráter explicativo.
b) no primeiro fragmento, é facultativo o emprego repetido do "se" em "teria se questionado se a força", visto que a primeira ocorrência pode ser excluída, sem prejuízo gramatical para o texto.
c) no segundo fragmento, caso se colocasse o "se" depois de "fala", seria mantida a correção gramatical do texto, pois a colocação é, no caso, opcional.
d) no segundo fragmento, o uso do acento indicativo de crase em "vem à cabeça" deve-se à regência do substantivo "imagem" e à presença do artigo feminino, determinando "cabeça".
e) em ambos os fragmentos de texto, a referência à queda da maçã sobre a cabeça de Newton é tratada como um fato sem comprovação histórica.
6 -

Com relação à correspondência oficial, assinale a alternativa correta de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

a) A simplicidade da linguagem é acatada nas comunicações que partem dos órgãos públicos federais, desde que não represente pobreza de expressão.
b) Dada a grande extensão do território brasileiro, são bem-aceitos os regionalismos vocabulares nos atos e expedientes oficiais.
c) Uma das caraterísticas do texto oficial é ser coeso, ou seja, ser capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
d) Um novo tema social propõe-se ao reconhecimento da demanda não satisfeita, mediante os mecanismos da participação e o coenvolvimento ativo dos operadores é um exemplo de texto claro e adequado para constar de um documento oficial.
e) O jargão burocrático deve ter amplo emprego nos atos e expedientes oficiais porque favorece a compreensão das mensagens pelo maior número possível de pessoas.

Texto II

7 -

No que se refere às estruturas do texto e aos conteúdos nele apresentados, assinale a alternativa correta.

a) O adjetivo "próprio" (linha 6) refere-se ao filósofo Voltaire.
b) De acordo com o texto, escritos de Voltaire celebrizaram Newton mundial mente.
c) O texto menciona três personagens importantes da história mundial: Newton; Voltaire; e William Stukeley.
d) O texto afirma que lsaac Newton foi atingido pela peste negra, uma pandemia tão devastadora que chegou a dizimar um terço da população mundial.
e) O substantivo "físico" (linha 5) remete, por coesão lexical, a "Newton" (linha 4).

Texto III

8 -

No texto, sem alteração de sentido, seria sintaticamente correto substituir

a)

"de que" (linha 1) por da qual

b)

"quando" (linha 2) por porque

c)

"em sua cabeça" (linha 2) por na cabeça dele

d)

"Ao ver" (linha 10) por Ao vir

e)

"o fato é que" (linha 13) por o fato é de que

9 -

Acerca das estruturas linguísticas do texto, assinale a alternativa correta.

a)

Na linha 6, os sentidos do texto estariam preservados caso se substituísse "ter ouvido" por ouvir.

b)

O assunto abordado no texto e o veículo utilizado para sua divulgação exigiram do autor a adoção de uma linguagem predominantemente formal, embora se encontrem, de forma esparsa, exemplos de construções em linguagem mais descontraída, própria da informalidade linguística.

c)

Caso fosse substituído o termo "a mesma" (linhas 11 e 12) por o mesmo, seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto, uma vez que o mesmo poderia ser interpretado como o mesmo fato ou o mesmo acaso.

d)

Mantêm-se a correção gramatical e os sentidos originais do texto se a forma verbal "houver" (linha 20) for substituída por tiver, uma vez que será mantido o sujeito: "um corpo parado ou em movimento" (linha 19).

e)

De acordo com a norma-padrão, estaria correta a exclusão do acento indicativo de crase no "à" (linha 22) que antecede "mesma força de atração" (linha 23).

Ética na Administração Pública
10 -

De acordo com o que dispõe o Código de ética profissionaI do servidor público civil do Poder Executivo Federal, assinale alternativa correta.

a) A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
b) O servidor público jamais poderá desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, terá de decidir somente entre o legal e o ilegal.
c) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público.
d) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais não têm significância para o serviço público, o qual deverá observar apenas a estrita legalidade.
e) Fatos e atos verificados na vida privada do servidor público não poderão acrescer ou diminuir seu bom conceito na vida funcional.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.