ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Ivaí - PR (Prefeitura Municipal de Ivaí) - Motorista - Instituto FIP (IF - Instituto FIP) - 2018

Legislação de Trânsito
1 -

Relacionada a veículos automotores, assinale a alternativa correta:

a) Velocímetro: indica o número de voltas das rodas.
b) Termômetro: indica a temperatura do motor.
c) Manômetro: indica a carga do alternador e da bateria.
d) Hodômetro: indica o nível da água do radiador.
2 -

Qual a função dos amortecedores?

a) Aumentar a vida útil dos pneus.
b) Auxiliar a mudança de direção nas curvas.
c) Evitar o atrito dos pneus com o solo.
d) Reduzir os movimentos bruscos da mola.
3 -

É uma peça considerada o eixo do motor:

a) Virabrequim.
b) Radiador.
c) Catalisador.
d) Amortecedor.
4 -

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, as autoridades de trânsito são responsáveis pela fiscalização de veículos, aplicando penalidades cabíveis a proprietários de veículos com emissão de poluentes ou ruído acima dos níveis previstos pela legislação; e há alguns aparelhos que são usados para medir as emissões de poluentes e ruídos; os Sensores de CO:

a) Quando acoplados ao escapamento do veículo em funcionamento, esses aparelhos medem as concentrações dos principais gases resultantes da combustão.
b) Dispositivos que medem, por comparação a quantidade de fumaça que o veículo está emitindo.
c) Aparelhos que medem, em decibéis, o nível de ruído emitidos pelo veículo, tanto pelo escapamento quanto pelos equipamentos de som.
d) São instrumentos de medição de tensão que utiliza o galvanômetro como sensor.
5 -

Algumas rodovias estaduais possuem seu próprio número de emergência. Ao trafegar por uma dessas rodovias é necessário prestar atenção à sinalização e anotar o número do telefone. Em caso de acidentes, ao solicitar socorro, deve-se informar:

a) Condições de trânsito no local.
b) Descrição da ocorrência.
c) Primeiros socorros que foram aplicados.
d) O local exato e o tipo de acidente.
6 -

Quanto antes acionar o socorro, maiores serão as chances de as vítimas sobreviverem. Alguns números de telefones são os mesmos em todas as localidades do Brasil; quando se deseja acionar o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, discamos:

a) 190.
b) 191.
c) 192.
d) 193.
7 -

Em acidentes de trânsito, na ocorrência de sangramento abundante, qual o cuidado indicado?

a) Usar torniquete.
b) Garrotear.
c) Fazer compressão no local do ferimento.
d) Dar bastante líquido para o acidentado.
8 -

O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades, e seu objetivo básico é, exceto:

a) Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento.
b) Fixar, mediante recibos, metas programáticas a fiscais de trânsito, quanto à arrecadação mínima tributaria inflacionada.
c) Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.
d) Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.
9 -

Executar a fiscalização de trânsito em vias terrestres, edificações de uso público e edificações privadas de uso coletivo, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis e as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, no exercício regular do poder de polícia de trânsito, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar, exercendo iguais atribuições no âmbito de edificações privadas de uso coletivo, somente para infrações de uso de vagas reservadas em estacionamentos, são sanções competentes aos:

a) Prefeitos municipais.
b) Vereadores municipais.
c) Órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição.
d) Munícipes públicos.
10 -

A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima nas vias urbanas será de:

a) Noventa quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido.
b) Sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais.
c) Cinquenta quilômetros por hora, nas vias coletoras.
d) Quarenta quilômetros por hora, nas vias locais.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.