ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Luís Correia - PI (Prefeitura Municipal de Luís Correia) - Assistente Social - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Serviço Social
1 -

A reestruturação produtiva das empresas, envolvendo as estratégias de focalização, terceirização e subcontratação, bem como da realocação geográfica, que inclui desterritorialização e reterritorialização da produção e dos serviços, impõe uma nova dinâmica na concorrência intercapitalista mundializada na medida em que estabelece um novo padrão de relações interfirmas. Este, por sua vez, mescla coordenação e controle ao longo da cadeia produtiva resultando em novos padrões de especialização na economia mundial e em divisões do trabalho também diversas. Dessa forma, as empresas passam a se utilizar de vantagens competitivas presentes em cada pais e região, integrando, sempre de forma desigual, ou simplesmente excluindo esses países ou regiões do mercado global.

Sobre o mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, avalie as alternativas, EXCETO:

a) São caraterísticas e técnicas introduzidas pelas empresas na perspectiva do toyotismo: reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
b) O chamado modelo japonês ou toyotismo cujos elementos proporcionam maior controle sobre o fluxo do processo de trabalho, sobre o processo de trabalho e sobre o movimento sindical, emergiu para as empresas ocidentais como um “receituário” a fim de promover a recuperação da crise do capitalismo.
c) São caraterísticas e técnicas introduzidas pelas empresas na perspectiva do toyotismo: os Grupos de Controle da Qualidade (CCQs), os gráficos de Controle Estatístico de Processo (CEP) e o Just-inTime (JIT) interno.
d) Com a reestruturação produtiva, observamos a construção de uma nova forma de racionalização do processo de trabalho que potencializa o controle e a vigilância no local de trabalho e impõem aos trabalhadores um intenso e cuidadoso monitoramento por meio das análises constantes de índices de produtividade, de desempenho, de satisfação, de metas.
2 -

Sobre os indicadores sociais e as metodologias para sua construção nas politicas sociais e públicas considere V para verdadeiro e F para falso, conforme as afirmativas a seguir:

( ) A exigência de organismos internacionais que financiam programas e projetos em políticas públicas e que precisam medir, de certo modo, o desempenho dos referidos programas e projetos;

( ) A necessidade de legitimar (com dados empíricos) tanto as políticas governamentais, quanto as denúncias por parte da sociedade civil, como ocorreu no caso da Campanha contra a Fome, que utilizou indicadores sobre níveis de pobreza e miséria, produzidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA);

( ) A necessidade de democratizar informações sobre as realidades sociais para possibilitar a ampliação do diálogo da sociedade civil com o governo, favorecendo um eventual aumento da participação popular nos processos de formulação (e definição) de agendas públicas, assim como de monitoramento e avaliação de políticas públicas;

( ) O acompanhamento via indicadores é feito com base nos dados qualitativos e quantitativos coletados e em um diálogo constante entre todos os envolvidos. Assim é possível a construção de um quadro articulado de representações que sinalizem as diferentes formas pelas quais se compreende o projeto de ação, se incorpora seus pressupostos e se planeja/ re-planeja ações para viabilizar os resultados pretendidos.

( ) Cabe dizer que a forma da coleta e da produção dos dados, para a formulação dos indicadores é algo extremamente neutro, pois é consenso entre todos/as pesquisadores/as o uso da ética, de forma a inviabilizar a expressão dos interesses dos formuladores sobre determinada realidade.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – V – F – V – V.
b) F – V – F – F – V.
c) V – V – F – V – V.
d) V – V – V – V – F.
3 -

São elementos necessários para o processo de formação de equipes interdisciplinares. Considere V para verdadeiro e F para falso, conforme as afirmativas a seguir:

( ) superar a confusão entre o trabalho multidisciplinar, onde diversos profissionais trabalham em parceria resolvendo problemas ou executando programas e o trabalho interdisciplinar, onde um tema complexo é focado sobre o olhar de várias disciplinas, na busca de uma interpretação ou de uma resposta menos parcial do que a dada por uma área específica.

( ) A apreensão da realidade exige um acordo democrático entre as diferentes disciplinas. A objetividade e a subjetividade são ambas partes integrantes da realidade e a dicotomia entre sujeito/objeto, cultura/natureza, idealismo/materialismo, observador/observado é então consequentemente questionada, indicando o fim da dualidade entre as ciências naturais e sociais.

( ) O processo de formação de equipes interdisciplinares deve ter em conta o objeto de estudo e que disciplinas contribuirão na produção de conhecimento sobre esse objeto. A partir daí o trabalho interdisciplinar poderá responder as questões apresentadas, de modo que estas respostas sejam mais efetivas que as respostas dadas por uma produção de conhecimento fracionada, geradora de soluções fragmentadas.

( ) A questão da comunicação é relevante na formação de uma equipe interdisciplinar, pois cada profissional deve comunicar seu saber, dar sua contribuição, bem como expor suas limitações, do mesmo modo que ouvir as demais áreas e buscar compreendê-las, sem que isso signifique uma “invadir" ou "ser invadido" em cada área do saber. O processo de interlocução deve contemplar conceitos, teorias, disciplinas, métodos, bem como a realidade, na busca de clarificar a verdade

( ) O antagonismo presente nas relações sociais deve ser desconsiderado na formação de uma equipe interdisciplinar, que atuará no contexto de diferentes especializações profissionais, atendendo a demandas complexas – daí a necessidade de a equipe ser interdisciplinar - e dentro de determinações institucionais/organizacionais.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – V – F – V – V.
b) F – V – F – F – V.
c) V – V – V – V – F.
d) V – F – V – V – V.
4 -

O Serviço Social constitui-se uma profissão essencialmente interdisciplinar, já que não conta com uma teoria própria e sim dialoga com diversas teorias, na busca de compreender e responder às questões e dilemas oriundas da questão social engendradas na sociedade capitalista. Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e identifique a opção INCORRETA:

a) As habilidades de escutar, comunicar, liderar, ser crítico, criativo e saber gerenciar as relações e a inteligência emocional, numa perspectiva do trabalho interdisciplinar tem perdido força, uma vez que independente da área de atuação, os conhecimentos individualizados mediados pela informática tem sido mais importante e fundamental para que o trabalho em equipe seja de fato produtivo.
b) A fragmentação do saber atendeu a expectativa do modo de produção capitalista até certo ponto. As relações sociais fundamentadas nas relações de produção, produziram sujeitos cada vez mais especializados, contudo, apresentou complexidades que esses profissionais especializados não conseguem explicar e/ou responder.
c) Atualmente tem sido demandado a formação de um perfil profissional em que se desenvolve competência para o pensamento diversificado, bem como para o exercício de diversas funções, além da capacidade para o inter-relacionamento, constitui-se em uma possibilidade para a construção do conhecimento sobre a realidade do trabalho.
d) A efetivação da interdisciplinaridade resulta de vários fatores tais como: a construção de equipes interdisciplinares nas organizações; a capacitação profissional para o trabalho interdisciplinar; o diálogo nas equipes de trabalho interdisciplinar; a sistematização e registro dos trabalhos empreendidos pela equipe interdisciplinar, dentre outros.
5 -

O conhecimento interdisciplinar deve ser uma lógica de descoberta, uma abertura recíproca, uma comunicação entre os saberes. Diante desta afirmação, marque a opção que incorreta.

a) A interdisciplinaridade é uma questão de atitude e o que se pretende não é anular a contribuição de cada ciência em particular, mas uma atitude que impeça o estabelecimento da supremacia de certa ciência, em detrimento de outra.
b) A interdisciplinaridade desconsidera a relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema de conhecimento, isto é, substituir a concepção fragmentária pela unitária do ser humano.
c) Na interdisciplinaridade temos uma relação de reciprocidade, de mutualidade, um regime de copropriedade, possibilitando o diálogo, onde as diversas disciplinas levam a uma interação, a uma intersubjetividade, condição para a efetivação do trabalho interdisciplinar.
d) Podemos afirmar que interdisciplinaridade é a reunião de pessoas competentes em suas áreas disciplinares dispostas a dialogar e compreender a problemática específica da matéria de colaboração, que redundam a discussão de conceitos, triangulação metodológica e colaboração na análise dos resultados. Além, evidentemente, da discussão do conteúdo social e ético da produção científica.
6 -

Sobre a relação entre o Serviço Social, saúde e a interdisciplinaridade, destacam as contribuições no processo de trabalho em saúde, pois o desenvolvimento da mesma pressupõe que cada uma das áreas exerça seu potencial de contribuição preservando a integralidade de seus métodos e conceitos e, nesse sentido, requer o respeito à autonomia e à criatividade de cada uma das profissões envolvidas, cujo relacionamento deve tender à horizontalidade". Para o desenvolvimento do trabalho nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA.

a) Manutenção do status quo das profissões biomédicas especializadas, uma vez que a maior demanda no SUS e nas políticas de saúde em geral é por especialização.
b) Penetração dos conceitos oriundos da acumulação flexível na saúde, pois devido à crise de gestão orçamentária do SUS, a eficácia e eficiência tendem a ser o carro chefe da gestão do trabalho.
c) Constituição de equipes de referência, pois possibilita o desenvolvimento de práticas pautadas no vínculo entre trabalhadores e usuários dos serviços de saúde, formulação de projetos terapêuticos, entre outros.
d) Fomento ao corporativismo, pois com princípio da livre concorrência haverá consequentemente o desdobramento do princípio da livre iniciativa, assim, trabalhadores tendem a somar esforços para resolver os problemas estruturais e conjunturais do SUS numa perspectiva de alcançar os princípios da universidade, equidade e integralidade na assistência à saúde.
7 -

Ainda com base na relação do Serviço Social, saúde e a interdisciplinaridade, localize nas afirmativas abaixo o potencial da contribuição do Serviço Social para o trabalho interdisciplinar na saúde sobre os seguintes argumentos:

a) A contribuição do Serviço Social se dá a partir da defesa das políticas púbicas ao atender as demandas da instituição como, por exemplo, normatizar procedimentos, rotinas e hierarquizar as relações entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
b) A contribuição do Serviço Social se dá a partir do seu olhar técnico especializado e diferenciado em relação aos usuários dos serviços de saúde e sua condição de vida como, por exemplo, ao retirar o foco da atenção dos indivíduos, contextualizando, histórica, social, cultural e economicamente os sujeitos da atenção e os seus problemas de saúde.
c) A contribuição do Serviço Social se dá a partir da defesa da livre concorrência, pois ao orientar os usuários do SUS sobre os furos da rede de atenção, das insuficiências da gestão e assistência à saúde, o assistente social se posicionará criticamente e poderá orientar o usuário sobre o melhor plano de saúde disponível no mercado conforme cada comorbidade.
d) A contribuição do Serviço Social se dá a partir da realização de encaminhamentos. Por trabalhar exclusivamente com o fenômeno da pobreza material, persiste a demanda ao assistente social em realizar encaminhamentos para população conseguir órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de assegurar o tratamento fora de domicílio (TFD).
8 -

Sobre o fazer do/a assistente social na saúde, com base em fundamentos de práticas democráticas, avalie a ALTERNATIVA CORRETA:

a) Os/as assistentes sociais devem adotar uma postura de sujeitos/profissionais passivos, dependentes, submissos e subalternos ao movimento das unidades de saúde - às rotinas institucionais, às solicitações das direções de unidade, dos demais profissionais e dos serviços de saúde, aceitando ainda, como únicas, as demandas explícitas dos usuários, pois o que prevalece é atender as demandas institucionais independente de sua natureza.
b) O Plantão Social faz parte de qualquer unidade de saúde, sendo, não só nos hospitais e maternidades, o ponto de referência para realização do trabalho com os internados na emergência ou enfermarias e seus familiares, mas para o atendimento nas unidades de atenção básica e secundária, por este motivo é o espaço de excelência e privilegiado do trabalho profissional de assistente social, pois é no plantão que acontece a procura espontânea, encaminhamentos internos e encaminhamentos externos, sendo esta a finalidade do Serviço Social na saúde.
c) Os/as assistentes sociais têm sido demandados para participação nos Conselhos e espaços de controle social, demanda esta exposta por usuários, demais profissionais de saúde e gestores, neste caso, está responsável por defender os interesses da instituição empregadora conforme preconiza a lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993.
d) Os/as assistentes sociais devem adotar uma postura baseada no planejamento, levantamentos, estudos e pesquisas sobre a questão social. Identificar e priorizar as necessidades sociais de saúde e demandas dos usuários para além das demandas espontâneas, sem negar as requisições institucionais, historicamente, fruto do mau funcionamento da rede de saúde e priorizar, como assegurado na proposta do Sistema Único de Saúde, ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, danos, agravos, e riscos, independente do tipo de unidade, sem prejuízo do tratamento e da reabilitação.
9 -

Entre as atribuições e competências da/o assistente social na sua interface com o controle social no SUS destacamos as práticas de mobilização, participação e controle social. Sobre esta concepção marque a ALTERNATIVA CORRETA

a) Entende-se que a criação das “ouvidorias” de saúde é um espaço privilegiado para o trabalho de assistente social, pois o profissional possui know how no âmbito da gestão pública e compromisso ético-político, por esta razão a criação de ouvidorias poderá substituir gradativamente os espaços de controle social, como os conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde.
b) Entende-se que o profissional do Serviço Social possui competência para desenvolver atividades que podem contribuir para o fortalecimento do controle social e organização da população de forma em geral e especificamente dos usuários do SUS enquanto sujeitos políticos e possam inscrever suas reivindicações na agenda pública da saúde e nas lutas em defesa da garantia do direito à saúde.
c) Entende-se que a inserção de assistentes sociais na Estratégia Saúde da Família (ESF) é um aspecto muito positivo para efetivação do controle social, primeiro porque os profissionais possuem aportes e referências teóricas, formação profissional e princípios alinhados com a reforma sanitária e segundo, este profissional possui competências de implementar ações em territórios ou microrregiões que permitam a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil independente da correlação de forças.
d) Entende-se que a partir da pesquisa sobre o perfil dos assistentes sociais no Brasil, promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social, com base em dados em 2004 constata que, no nível nacional, 78,16% dos assistentes sociais atuam em instituições públicas de natureza estatal, das quais 40,97% atuam no âmbito municipal, 24%, estaduais e 13,19%, federais, por esse fator, os assistentes sociais tem assumido o controle social enquanto controle do Estado sobre a sociedade.
10 -

A temática do controle social tomou vulto no Brasil a partir do processo de democratização na década de 80 e, principalmente, com a institucionalização dos mecanismos de participação nas políticas públicas na Constituição de 1988 e nas leis orgânicas posteriores: os Conselhos e as Conferências. Esta participação foi concebida na perspectiva de controle social exercido pelos setores progressistas da sociedade civil sobre as ações do Estado, no sentido desse atender, cada vez mais, aos interesses da maioria da população.

Considerando esta afirmativa, marque a ALTERNATIVA CORRETA.

a) A área da saúde foi pioneira neste processo devido à efervescência política que a caracterizou desde o final da década de 70 e à organização do Movimento da Reforma Sanitária, que congregou movimentos sociais, intelectuais e partidos de esquerda na luta contra a ditadura com vistas à mudança do modelo “médico-assistencial privatista” para um Sistema Nacional de Saúde, público, participativo, descentralizado e de qualidade.
b) A área da saúde foi pioneira neste processo devido à efervescência política que a caracterizou desde o final da década de 70 e à organização do Movimento da Reforma Psiquiátrica, que congregou movimentos sociais, forças conservadoras, intelectuais e partidos de esquerda na luta contra a ditadura com vistas à mudança do modelo “médico-assistencial privatista” para um Sistema Nacional de Saúde, público, participativo, descentralizado e de qualidade.
c) A área da saúde foi pioneira neste processo devido à efervescência política que a caracterizou desde o final da década de 70 e à organização do Movimento da Reforma Sanitária, que congregou movimentos sociais, contudo sofreu um duro ataque do Estado para manter a sua hegemonia e sufocou a sociedade civil, que é o lugar onde se expressa a desarticulação institucional das ideologias e dos projetos classistas.
d) O sentido do controle social inscrito na Constituição de 1988 é de permitir, conforme a circunstancia objetiva, a participação da população na elaboração, implementação e focalização das políticas sociais.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.