ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFG (Universidade Federal de Goiás) - Técnico de Laboratório - UFG (Centro de Seleção - Universidade Federal de Goiás) - 2018

Informática
1 -

O hardware de um computador realiza milhões de instruções por segundo, impactando um aumento de temperatura internamente na máquina. Qual é o dispositivo que auxilia a manter a temperatura estável?

a) Estabilizador.
b) Dissipador.
c) Barramento.
d) Periférico.
Comunicação Social
2 -

Considerando as especificidades da história do rádio no Brasil, é importante destacar que, desde sua implantação, esse veículo

a) teve pouca importância política e cultural e, a partir de suas primeiras transmissões, assumiu um papel secundário em relação a outros meios de comunicação.
b) conquistou importância política significativa para o getulismo e para a implantação da proposta trabalhista populista que marca esse período.
c) apresentou crescimento como veículo voltado para educação, conforme a proposta do pioneiro Roquette Pinto, sem seduzir as classes populares.
d) foi um veículo destinado à programação cultural elitizada, tornando-se popular com a chegada da Internet e das transmissões digitais no final do século XX.
3 -

Atualmente, a transmissão de rádio ocorre pela Internet e por outros meios digitais, mas a recepção e transmissão feitas por antenas ainda são importantes para a maioria dos ouvintes. Essa transmissão acontece através de

a) micro-ondas, que atravessam o espaço sólido, reproduzindo raios ultravioletas ultrassensíveis.
b) ondas de raios infravermelhos, que captam a energia cinética detectável pela visão humana.
c) radiação eletroestática com comprimento de onda menor e frequência maior.
d) ondas eletromagnéticas hertzianas, que englobam também os raios da TV.
4 -

A programação de uma emissora de rádio tende a incluir música, notícias e programas de comentários e análise. A fim de facilitar para os produtores, esse material é organizado por gênero. Esta expressão vem do latim genus/generis (família, espécie) e, para os veículos de comunicação, representa uma

a) promessa de conteúdo, um acordo pelo qual emissor e receptor reconhecem que se comunicam e o fazem por razões compartilhadas e por uma estratégia de comunicabilidade.
b) estratégia de produção para descansar ou promover o rodízio dos equipamentos técnicos, evitando-se que o seu uso continuado provoque desgastes desnecessários na veiculação por micro-ondas.
c) estratégia para evitar a fragmentação da programação e garantir que toda a família assista a uma única emissora e acompanhe um único programa ou mesmo uma única espécie de programa.
d) promessa de melhoria técnica com a inclusão de elementos sonoros que, destacando espécies e famílias sonoras mais avançadas, trazem melhor qualidade de som para os receptores.
5 -

Para os profissionais do rádio, vinhetas são

a) pequenos trechos sonoros, cantados ou falados, anunciando um programa, o nome da rádio ou até mesmo os patrocínios e anúncios de publicidade.
b) equipamentos de pequeno porte e portáteis utilizados para fazer sons específicos, como palmas, assovios, sons de trens e outros.
c) músicas clássicas regravadas ou reproduzidas por equipamentos eletrônicos e/ou digitais sem a intervenção de operador.
d) fluidos de coloração vinho específicos para equipamentos de rádio de alto custo e altíssima definição.
6 -

Existem frequências que podem ser ouvidas e outras que podem ser vistas. Nas transmissões de rádio FM, é utilizada a frequência

a) Ultra Hight Frequency ou Frequência Ultra Alta.
b) Super Hight Frequency ou Frequência Super Alta.
c) Very Hight Frequency ou Frequência Muito Alta.
d) Low Digital Frequency ou Baixa Frequência Digital.
7 -

Considerando as especificidades da transmissão de programas de rádio e dos equipamentos utilizados, o estúdio de uma emissora de rádio deve ser

a) instalado em um prédio alto, em geral o mais alto da região, de forma que os equipamentos fiquem fixamente próximos da antena de transmissão.
b) isolado acusticamente, geralmente com espuma, a fim de impedir a entrada de ruídos externos.
c) ampliado de forma acústica, em geral com saídas magnéticas para ondas sonoras captadas sem o auxílio técnico das antenas de transmissão.
d) instalado em um prédio térreo com saídas para fios de descarga elétrica capaz de isolar raios.
8 -

O eco é um fenômeno comum caracterizado pela distinção entre o som produzido por uma fonte e o som refletido por um obstáculo. Esse fenômeno, em estúdios de rádio e de televisão, é chamado de

a) difração.
b) refração.
c) interferência.
d) reflexão.
9 -

A implantação da televisão no Brasil

a) atendeu a uma demanda das camadas populares, que reivindicavam ver a imagem cinética dos grandes ídolos do rádio.
b) foi acessível apenas para as camadas elitizadas da população, pois ocorreu quando o rádio detinha grande audiência.
c) foi uma imposição do governo militar, que tinha planos para usar a televisão como veículo para mobilização de tropas na Amazônia.
d) aconteceu em função das redes norte-americanas, que implantaram fábricas de equipamentos digitais ede alta definição no Brasil.
10 -

O profissional de produção ou produtor tem como principais tarefas:

a) levantar o custo dos recursos e as possibilidades de divulgação de produtos no programa, determinar horários das reuniões com patrocinadores, documentar a reunião, definir a equipe que irá elaborar o roteiro, providenciar a autorização para veiculação das marcas, definir inserções, escolher os elementos plásticos dos produtos, além de elaborar as notas sobre os produtos a serem veiculados para o editor.
b) pesquisar as emissoras concorrentes, levantar as dificuldades para conquistar a audiência, determinar o público-alvo, conciliar horários de exibição para evitar essas concorrências, providenciar gráficos e exemplos de programas similares (explicitando horários e formatos que podem ser adaptados), além de elaborar as diretrizes para a produção e encaminhá-las para o diretor do programa.
c) marcar e conciliar horários dos ensaios, gravações, entrada da equipe, hora do almoço, descanso, levantamento e definição de locais, providenciar o transporte dos participantes e da equipe, conseguir autorizações dos participantes e locais, providenciar as fitas, anotar o conteúdo das fitas gravadas, preparar o material de edição (relatório de gravação, roteiro, decupagem) para o editor.
d) realizar pesquisas junto ao público, determinar a audiência provável para o programa, verificar as possibilidades de horário para a veiculação, definir a região para a sua exibição, elaborar adaptações para outras cidades da região, analisar as regiões com características ocupacionais similares, além de elaborar as planilhas com expectativas de audiência para o diretor do programa.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.