ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Andradas - MG (Prefeitura Municipal de Andradas) - Guarda Municipal - IPEPAE (Instituto de Pesquisas Econômicas) - 2018

Conhecimentos Gerais
1 -

O príncipe Harry, quinto na linha sucessória do trono britânico, anunciou seu casamento com a atriz Meghan Markle, marcado para o primeiro semestre de 2018. Segundo o órgão local de promoção do turismo, o evento já está entre os principais acontecimentos do próximo ano e promete acelerar as atividades no país, de forma semelhante ao casamento de seu irmão que, em 2011, injetou mais de 3 bilhões de dólares na economia inglesa. Quem é a avó do príncipe Harry e atual Rainha da Inglaterra?

a) Rainha Sophie de Hanôver
b) Rainha Elizabeth II
c) Rainha Louise I
d) Rainha Vitória
2 -

O jornalista William Waack, vencedor de dois prêmios Esso e ex-apresentador do Jornal da Globo, na emissora homônima, foi afastado do programa em virtude da grande repercussão negativa desencadeada por um vídeo seu que vazou na internet. Qual o teor do vídeo que afastou William Waack?

a) Cenas vexatórias de embriaguez, filmadas em festa de família.
b) Comentário racista feito a um colega de profissão nos bastidores do programa.
c) Revelação de informações confidencias do projeto comercial da emissora.
d) Flagrante de jantar reservado com executivo da Odebrecht.
3 -

Atitudes pouco hospitaleiras ocorreram, em novembro, a propósito da visita ao Brasil de uma das mais importantes filósofas contemporâneas. A pensadora norte-americana, de origem judia, e professora da Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi hostilizada no aeroporto e na porta do evento para o qual foi convidada, devido à fama que angariou pelos relevantes estudos sobre gênero, feminismo e teoria queer, publicados no início de sua carreira, embora sua presença na cidade de São Paulo tivesse por finalidade debater sobre populismo, autoritarismo e as atuais ameaças à democracia, assuntos aos quais se dedica há pelo menos uma década. Quem é essa importante pensadora convidada para evento no Brasil?

a) Hannah Arendt
b) Angela Davis
c) Judith Butler
d) Edith Stein
Língua Portuguesa

Texto I

4 -

Em “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento — mas não encontro o pão costumeiro", o que o termo em destaque significa?

a)

Lavagem do corpo ou de parte dele.

b)

Purificação por meio da água.

c)

Lavagem ritualística das mãos que o sacerdote efetua durante a missa.

d)

Parte específica da missa.

5 -

Considerando a passagem “Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?", o verbo em destaque (tivera), em relação a interroguei, estabelece relação de:

a)

Simultaneidade

b)

Posterioridade

c)

Anterioridade

d)

Continuidade

6 -

Considerando a crônica como um todo, é possível dizer que se trata de um texto:

a)

Descritivo

b)

Dissertativo

c)

Narrativo

d)

Injuntivo

Texto II

7 -

Na passagem “De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o quê do governo", os verbos em destaque retomam, por coesão anafórica:

a) greve
b) lock-out
c) patrões
d) jornais
8 -

Tomando como base a passagem “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante" e considerando-se o contexto, é correto afirmar que:

a) O autor se considera colega do padeiro, pois ambos exercem a mesma atividade profissional.
b) O autor não se considera colega do padeiro, porque ambos não são amigos, já que se conheceram recentemente.
c) O autor se considera colega de profissão do padeiro, pois este é inferior àquele.
d) O autor se considera colega do padeiro, pois estabelece relação de analogia entre os afazeres profissionais de ambos.
9 -

Na passagem “E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome", se substituíssemos o verbo em destaque pelo verbo haver, se mantivéssemos o mesmo tempo e o mesmo modo verbal e se pluralizássemos os substantivos crônica e artigo, teríamos, respeitada a gramática normativa:

a) E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, haviam crônicas ou artigos com o meu nome.
b) E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, havia crônicas ou artigos com o meu nome.
c) E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, haveriam crônicas ou artigos com o meu nome.
d) E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem
10 -

Em “(...) eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre", sobre os termos em destaque é correto afirmar que:

a)

Caracterizam o termo homem, valorizando-o.

b)

Caracterizam o termo todos e faz recair sobre esse termo características positivas relacionadas ao padeiro.

c) Caracterizam as ações humildes do padeiro, explicitadas pelo uso de verbos e consideradas positivas pelo autor.
d)

Caracterizam o termo homem, desvalorizando-o em relação às pessoas que ele atendia.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.