ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFU-MG (Universidade Federal de Uberlândia) - Enfermeiro - UFU-MG (Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Em relação aos argumentos elencados no texto, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada como argumento para a criação do Padrão Brasileiro de Rádio Digital.

a) A expansão de um potencial mercado em nível mundial, baseado na cooperação e no compartilhamento.
b) A possibilidade de transmissão de serviços multimídia pelo padrão DRM.
c) O pioneirismo na adoção e na implementação do DRM como padrão nacional brasileiro.
d) O desenvolvimento de um padrão de rádio digital brasileiro totalmente novo para atender a um potencial mercado mundial.

Texto II

2 -

Relativamente à proposta de implantação de um Padrão Brasileiro de Rádio Digital defendida pelos signatários da carta, considerar o padrão HD Radio no Brasil implica

a) desconsiderar as características culturais e geográficas do país a fim de atender às exigências desse sistema.
b) facilitar a adaptação e a inovação da transmissão radiofônica às áreas mais remotas do país.
c) continuar transmitindo, sem muitas dificuldades, frequência de Ondas Médias.
d) promover a confluência entre a internet e o rádio, o que possibilitaria atender às especificidades geográficas do Brasil.
3 -

O grupo de pesquisadores, que assinam a carta, considera que a implantação de um Padrão Brasileiro de Rádio Digital permitiria atender às necessidades do contexto brasileiro.

Assinale a alternativa que NÃO atenderia a essa realidade.

a) A expansão de um sistema nacional de informação por meio da convergência do rádio e da internet.
b) A criação de uma plataforma brasileira de rádio digital tal como proposta pelo padrão DRM, sem modificação ou sem adaptação.
c) A construção de uma plataforma brasileira baseada no padrão DRM como estratégia nacional.
d) A integração de uma plataforma brasileira de rádio digital, baseada no padrão DRM, com um sistema mundial e comum.
4 -

Por ser um padrão aberto, pode ser adaptado para a realidade brasileira de maneira a atender tanto os interesses do importante mercado de comunicação do país

– inclusive abrindo novos mercados para a indústria nacional de tecnologia e conteúdo

– quanto sua especificidade cultural e geográfica". (linhas 19-20).

Assinale a alternativa que indica a relação estabelecida pela proposição negritada.

a) Consequência.
b) Finalidade.
c) Causa.
d) Conclusão.
5 -

No trecho “Foi criado e vem sendo desenvolvido há 10 anos por engenheiros de primeira linha ao redor do mundo [...]" (linhas 11-12), a forma verbal destacada indica ação iniciada no passado

a) e concluída no momento da enunciação.
b) e não concluída no momento da enunciação.
c) e concluída depois de outra ação no passado.
d) desenvolvida por determinado tempo e concluída no momento da enunciação.
6 -

Leia os trechos abaixo e assinale a alternativa que constitui um fato.

a) “Todos estes serviços, soluções e adaptações necessárias para atender às necessidades do contexto brasileiro podem ser plenamente desenvolvidos, em toda sua cadeia, no Brasil”. (linhas 31-32).
b) “Serviços como estes possibilitariam uma verdadeira convergência entre o rádio e a internet, que pode ser uma alternativa interessante para a expansão de um sistema nacional de informação até localidades distantes das redes de fibra ótica”. (linhas 27-30).
c) “Dada a crescente importância geopolítica e econômica de nosso país, não é exagero afirmar que a escolha brasileira exercerá forte influência na escolha de outros países, sobretudo da América Latina e da África”. (linhas 2-5).
d) “Atualmente dois padrões tecnológicos estão sendo avaliados, o HD Radio e o DRM.” (linha 41).
7 -

De acordo com o texto, no que se refere ao desenvolvimento mercadológico, a criação do Padrão Brasileiro de Rádio Digital

a) restringirá o mercado de comunicação com outros países.
b) permitirá o desenvolvimento econômico já conhecido no país.
c) colaborará com outros países que apresentam contextos semelhantes aos do Brasil.
d) delimitará a expansão de um sistema nacional de informação.
8 -

Considere o trecho “(...) há a possibilidade desse potencial mercadológico se converter em vetor de um tipo diferente de desenvolvimento econômico, baseado, pois, na cooperação e compartilhamento em nível mundial." (linhas 35-38).

O termo destacado no trecho acima apresenta relação semelhante ao destaque em

a)

“Acreditamos, portanto, que este sistema corrobora com as políticas do Estado brasileiro de fomento à pesquisa tecnológica e promoção de serviços públicos voltados para o desenvolvimento econômico e cultural." (linhas 38-40).

b)

“O HD Radio reduz a possibilidade de transmissão dos pequenos emissores e rádios locais (comunitárias, livres e de baixa potência), pois, além de utilizar o dobro da banda de um canal FM nessa faixa e o triplo de um canal AM na faixa, é precário para a transmissão em Ondas Médias [...]"(linhas 48-51).

c)

“Este momento e esta nova condição aumentam nossa responsabilidade. Por isso, fazemos por meio desta carta um chamado para a criação do Padrão Brasileiro de Rádio Digital, a partir do padrão Digital Radio Mondiale (DRM) e, em conjunto com o Consórcio DRM, um padrão baseado no compartilhamento internacional de seu desenvolvimento." (linhas 5-8).

d)

Dada a crescente importância geopolítica e econômica de nosso país, não é exagero afirmar que a escolha brasileira exercerá forte influência na escolha de outros países [...]." (linhas 2-4).

9 -

Em “Dada a crescente importância geopolítica e econômica de nosso país, não é exagero afirmar que a escolha brasileira exercerá forte influência na escolha de outros países, sobretudo da América Latina e da África" (linhas 2-5), o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

a) inclusive.
b) especialmente.
c) invariavelmente.
d) também.
Informática
10 -

O editor de textos Microsoft Word 2007 possui uma grande variedade de funções que auxiliam, por exemplo, a editoração de tabelas e de malas diretas.

Considerando essas funções, assinale a alternativa INCORRETA.

a)

Há suporte para a inserção de fórmulas matemáticas em tabelas geradas no Microsoft Word 2007. A inserção ocorre, por meio de um botão nomeado “Fórmula”, que está localizado no grupo denominado “Dados” da guia “Layout”.

b)

As tabelas do Microsoft Word 2007 são compostas por células, distribuídas em linhas e em colunas. Com base nessa estrutura, pode-se afirmar que as fórmulas matemáticas inseridas em tabelas do Microsoft Word 2007 têm notação semelhante às fórmulas do Microsoft Excel 2007, isto é, D7 representa a célula localizada na quarta coluna da sétima linha de uma tabela.

c)

Ao longo do processo de geração de uma mala direta, utilizando o Microsoft Word 2007, o usuário é solicitado a indicar uma base de dados a partir da qual as informações serão utilizadas na mala direta. Cada campo contido nas bases de dados é identificado por um nome exclusivo. Esses identificadores podem conter letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais (símbolos), números e espaços em branco.

d)

A elaboração de malas diretas utiliza um botão denominado “Iniciar Mala Direta”, localizado na guia “Correspondências”. Pode-se utilizar esse botão para criar, por exemplo, envelopes ou etiquetas. Ao longo do processo de criação de malas diretas, há suporte para que dados sejam filtrados na base de dados selecionada, gerando a mala direta somente com o conjunto de dados correspondente ao filtro aplicado.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.